sexta-feira, 8 de julho de 2016

Tendência de jogo complicado!

Me refiro ao desta sexta-feira(08) quando o Criciúma enfrentará o Luverdense, no estádio Heriberto Hülse, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Depois desta partida ficarão faltando quatro pro fechamento da 1ª metade da competição: Ceará, fora; Paraná, em casa; Vasco, no Rio; e, Payssandu, em Criciúma. Dá pra virar o turno no G-4?? Sim...claro que dá!! Se bem que, o mais importante, é encerrar o campeonato...lá em novembro, na zona de classificação pra Série A! Insisto que há pouca ou quase nenhuma disparidade entre os participantes! No caso do Criciúma que a gente acompanha mais de perto, é uma questão de arrumação que parte do treinador!! Roberto Cavalo tem “todas as cartas” possíveis pra que o Criciúma cresça no torneio ...respeitando, obviamente, as limitações de todos os envolvidos com o futebol no Heriberto Hülse, principalmente, aqueles que jogam!! Há quem pense que o Tigre pode ser bi-campeão da Série B...a torcida quer um título! Sim! Seria muito bom!! Mas, não é prioridade!! No caso da Série B, ficar em quarto ou em primeiro lugar... significa, basicamente, o mesmo! O que difere é o “glamour” de uma conquista, a mídia em cima de tal objetivo alcançado e a projeção profissional de cada um dos campeões! Só que, em 2.017, o 1º, o 2º, o 3º e o 4º vão pro “mesmo barco”!!
Roberto Cavalo(foto acima) arma o Criciúma com os mesmos jogadores que vêm sendo usados na grande maioria dos últimos jogos: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathân e Marlon; Barreto, Douglas Moreira, Élvis e Juninho; Gustavo e Niltinho. Do meio pra frente, Juninho “caindo” mais pela direita...de forma ofensiva; Gustavo...centralizado; e, Niltinho aberto pra explorar sua velocidade. Sobre este jogador, inclusive, cabe uma observação. Quando chegou ao Criciúma, o ex-Volta Redonda disse que “finalizar a gol não é sua principal característica”. Caramba!! Quem joga futebol e não prioriza o gol é que nem “namorar...namorar e não beijar”!! Ora bolas...se há uma deficiência nesse sentido, entendo que deva ser realizado um trabalho especial afim de que Niltinho, embora também atue na lateral-esquerda, mas é atacante...tenha “fome de meter pra dentro”...esxtão compreendendo??

Aliás...acho interessante opinar sobre treinamentos! Mesmo sendo diplomado como treinador...nunca exerci a função de técnico de futebol nem tenho formação de preparador físico, fisiologista e de outras atividades ligadas à área. Mas, vivencio o futebol desde criança e, sinceramente, acho que os times, principalmente os brasileiros, treinam pouco!! Num calendário meio que “enforcado” como é o do nosso futebol, tem viagens, aeroporto, desgaste em razão disso e daquilo...entendo isso. Mesmo assim, acho que os jogadores não procuram aprimorar suas qualidades. Tão logo terminam os períodos de treinamentos que, a meu ver já são curtos...os atletas deixam o gramado rapidinho!! Antes...bem antes...só como alguns exemplos, Rivelino, Zico, Nelinho ficavam treinando faltas; Valdomiro e Renato Gaúcho também aprimoravam cruzamentos após os treinos. Itá e Roberto Cavalo...e suas faltas na lateral da área!! Hoje?? Não tem mais isso, não!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário