sábado, 30 de julho de 2016

Fim de semana com futebol pra todos os gostos!

Quem gosta do esporte em geral e, principalmente do futebol, como o colunista...acaba se “esbaldando” com tantos jogos, seja “in loco” ou pela televisão, mesmo! O texto está postado antes de começarem as mais diversas partidas que chamam atenção envolvendo o Campeonato Brasileiro e as divisões onde estão participando os clubes catarinenses, além da Série B do Estadual e os preparativos da Seleção Brasileira visando as Olimpíadas. Aliás, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo mexem muito comigo!! Gosto demais de tudo que envolve expectativas criadas em torno do evento e, claro, na hora de cada disputa! Neste sábado, por sinal, o último teste do futebol masculino que, com Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel Barbosa, o “Gabigol”, fez amistoso em Goiânia, contra o Japão...ganhando de 2 a 0. Na semana que vem, obviamente que os assuntos olímpicos vão ganhar mais atenção e espaço. Por ora e, à distância, observo que algumas situações negativas envolvendo infra-estrutura e condições básicas de alojamento e estadia das delegações que aos poucos estão chegando. De qualquer modo, com o costumeiro “jeitinho brasileiro”...mesmo que de última hora, os problemas estão sendo resolvidos!!

E...voltando ao “prato predileto”, o futebol...na Série A teremos a Chapecoense jogando contra o São Paulo, no Morumbi...parada duríssima pra Caio Júnior, Cléber Santana e cia.!! Todos sabem que o objetivo principal da “Chape” é, de novo, permanecer na “elite” visando a temporada de 2.017. Pelo visto, tal meta será alcançada porque, novamente, os “caras do Oeste” demonstram entender do assunto quando se trata de montar e conduzir um time competitivo! Já, o Figueirense atuará em casa contra o Vitória buscando sair do Z-4. Claro que tem boas chances porque o adversário, digamos, está no mesmo nível dos catarinenses. Não imagino que a goleada sofrida para a Ponte Preta no meio de semana pela Copa do Brasil, 5 a 0, vá influenciar negativamente no comportamento de Argel Fucks e comandados. Sobre a eliminação do Figueirense, inclusive, há quem diga que os “manezinhos” não deram muita importância pra isso em razão de, praticamente, assegurarem uma vaga na Copa Sul-Americana. Afinal...o torneio continental rende mais dinheiro!! Talvez tenha sentido o pensamento do pessoal no Scarpélli. Masss...levar de 5?? Não né!!

Pela Série B, há algumas rodadas que o campeonato foi transcorrendo com um Criciúma mais firme...sólido; um Avaí que oscila bastante; e, o Joinville que muda técnico, troca jogadores e não consegue deixar as últimas colocações!! Com o fato de o “Leão” já ter jogado na rodada e vencido o Londrina, terça-feira passada(26), e o Joinville que perdeu pro Oeste...claro que o “pepino” maior está com o Criciúma! O Tigre enfrentará o Vasco, em São Januário, desfalcado de dois atletas que, se não são peças fundamentais, têm correspondido de forma razoável!! São eles...o zagueiro Nathân, que está fora do restante da competição por causa de um problema no ombro; e, Niltinho, que cumpre suspensão automática. Não vou ficar em cima do muro!! Se o Criciúma tiver o mesmo comportamento já visto em outras partidas fora de casa... com jogadores que não ousam pressionar e atacar o adversário, vai perder de novo!! Entretanto, se conseguir ser mais corajoso...pode surpreender o Vasco que, cá entre nós, é franco favorito!!

Na Série D, a torcida em Lages anda eufórica!! Ocorre que o Internacional tem grandes possibilidades de passar às oitavas de final em confronto diante do Caxias. Na “ida”, em Caxias do Sul, deu Inter...2 a 1. No jogo de volta, em casa, o “colorado serrano” pode até perder de 1 a 0 que se classifica!! Já, o Brusque empatou no Augusto Bauer com o São Bento, de Sorocaba, e necessita vencer na casa do adversário! Pelo “andar da carruagem”, imagino que só o Inter avança à próxima etapa da Série D! Há ainda, o Campeonato Catarinense da Série B, a “segundona” onde estão dois clubes do Sul do Estado: Atlético Tubarão e Hercílio Luz. Já teve até clássico na Cidade Azul, vencido pelo antigo “Ferrinho”!! Lembro que, ao final do certame, os dois primeiros colocados sobem pra Série A. Neste final de semana, o Hercílio jogará em Itajaí, contra o Almirante Barroso; e, o “Peixe” estará em casa pra pegar o Marcílio Dias. Mas, ainda é cedo: só duas rodadas foram disputadas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário