quinta-feira, 28 de julho de 2016

Quem fez ou faz planejamento pra subir ou ser campeão??

O jogo de palavras engana muito e, o que se vê em campo, é algo bem diferente do que foi dito!! Ora bolas...alguém vai me convencer que o Criciúma de 2.002(foto em destaque), por exemplo, foi projetado pra conseguir o acesso e até ganhar o título?? Claro que não!! As coisas aconteceram com o decorrer da competição. Lembro bem que o então presidente Moacir Fernandes não adotava discurso de “vamos subir” ou “seremos campeões”!! As peças foram se encaixando com o torneio em andamento...tanto que dirigentes, comissão técnica e atletas, aos poucos, perceberam que seria possível, sim, conquistar uma vaga pra Série A do ano seguinte. As recordações ainda estão bastante vivas na memória porque a temporada foi marcante e o resultado...melhor ainda!! Valdeci Rampinelli era o diretor de futebol e foi o primeiro a demonstrar maior otimismo desde as primeiras partidas. Acabou sendo fundamental para que o Criciúma obtivesse êxito a “parceria” com o técnico Édson Gaúcho e o excelente relacionamento que o dirigente tinha com o grupo de jogadores! Em campo, atletas mais experientes como Paulo Baier, Cléber Gaúcho e Délmer também tiveram papel decisivo! Os zagueiros Cametá e Luciano sempre foram muito seguros...e, claro, a juventude de Fabiano, Cléber Orleans, Ânderson Lobão, Juca e Paulo César... contribuíram muito para que o Tigre chegasse ao sucesso! Masss...importante frisar que nada foi planejado com meses de antecedência!! O que valeu mesmo foi a organização das coisas feitas, dentro e fora de campo, mesmo que em cima da hora e com o passar das rodadas e dos jogos!!

De outro modo, afirmo que o Criciúma de 1.991...(<<taça) este sim, com planos e bases concretas, foi preparado pra conquistar o tri-campeonato catarinense! Havia vencido a Copa do Brasil dias antes de começar o Estadual e seu favoritismo em âmbito regional confirmado com uma campanha sem deixar qualquer dúvida!! Os próprios jogadores, técnicos e dirigentes de clubes rivais admitiam, desde o início da competição, que seria muito difícil “matar” o Tigre naquele ano!! Quanto à Copa do Brasil...é bom lembrar que o Criciúma já havia feito boa campanha no ano anterior quando “caiu” nas semifinais para o Goiás, no Serra Dourada. Em 91, por ser um torneio de “mata-mata”, fórmula na qual quase sempre se deu bem o técnico Luiz Felipe Scolari, todos no Criciúma perceberam que podiam pelo menos chegar à decisão. Roberto Cavalo me contou certa vez que os jogadores sentiram maior confiança quando ganharam do Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final, em jogo que ele mesmo fez o gol da vitória...1 a 0!!

Outros exemplos de planos e projetos pra ganhar títulos...com ou sem sucesso?? Olha...1982 o Criciúma, de azul e branco ainda, foi todo montado pra quebrar a hegemonia do Joinville no Campeonato Catarinense e o “tiro saiu pela culatra”!! O Figueirense armou boa estrutura em 1.988 e 89 pra ficar com o “caneco” e viu Avaí e Criciúma, respectivamente, fazerem a festa!! Lá atrás...1.975 e 76, Fluminense e Corínthians eram favoritos no Campeonato Brasileiro e deu o “bi” do Internacional! Na temporada de 85, talvez uma das situações mais surpreendentes: Coritiba, campeão; Bangú, vice; e, Brasil, de Pelotas, em 3º!! Em 1.995, o Santos tinha um timaço e o Botafogo levou a melhor...lembram?? Então...se planejar para boas contratações, formar uma equipe de trabalho que seja dedicada e comprometida...é o que podem fazer os dirigentes!! Aliás...é dever deles!! Conquistas, sucesso, subir de divisão, se garantir em G-4 daqui e dali...é conseqüência!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário