sábado, 17 de setembro de 2016

Brasil 1 Criciúma 2. Vitória de virada e com o “dedo” de Roberto Cavalo!!

Uma das alterações efetuadas pelo treinador tricolor mais o detalhe da expulsão de Diogo Oliveira, meia do adversário, no fim da 1ª etapa...foram dois dos fatores decisivos para que o Criciúma virasse o jogo diante do Brasil, em Pelotas. Sobre as modificações impostas por Roberto Cavalo, a que surtiu efeito imediato...a entrada de Thiago Humberto, na metade do 2º tempo. Mas, o jogo começou mais favorável ao Brasil que, costumeiramente, se impõe dentro do seu estádio. Muita disputa durante toda a partida...algumas jogadas mais ríspidas e um Tigre com bastante cuidados defensivos no período inicial. Bola na trave de parte a parte e um Brasil que tentava encurralar o Criciúma. Eis que aos 44 minutos, pra mim, lance crucial que começava a mudar a história da partida. De forma absolutamente imprudente, o experiente Diogo Oliveira, que já jogou no Criciúma, entrou com o pé “lá em cima” num lance com o zagueiro Raphael Silva. Como já tinha cartão amarelo não restou ao árbitro senão expulsar o “10” do Brasil. Mesmo assim...mesmo com um jogador a menos, quem continuou “metendo” pressão foi o “Xavante”! Então, depois de quatro escanteios consecutivos, o zagueiro Cirilo acertou cabeçada no canto da meta de Luiz e fez 1 a 0 para o Brasil. Isso...a 6 minutos do 2º tempo.

Com o placar a seu favor, a equipe de Rogério Zímmermann recuou um pouco e o Criciúma, no toque de bola, tentando encontrar espaços...começou a tomar conta do jogo. Aos 37:30...o começo da virada! Thiago Humberto, que havia entrado minutos antes, arriscou de fora da área e acertou o ângulo superior direito da trave defendida por Eduardo Martini: um a um! Após conseguir empatar, o Criciúma continuou dominando a partida e chegou ao tento da vitória no minuto 44. Thiago Humberto bateu falta em curva da direita, a bola bateu no braço do volante Leandro Leite, do Brasil, e sobrou pro atacante Roberto, do Criciúma, de dentro da pequena área, chutar pro fundo das redes. Jogo “pegado” e uma vitória maiúscula do Criciúma que pode dar novos rumos à campanha no Campeonato Brasileiro. Próximo adversário? O “lanterna” Sampaio Correa, sexta-feira(23), no estádio Heriberto Hülse.

Luiz tomou o gol, sem culpa, e voltou a se destacar com defesas seguras e boa colocação! Nota 7. O lateral Paulo César levou cartão amarelo e Roberto Cavalo optou em substituí-lo no intervalo. Enquanto esteve em campo, o Criciúma poucas vezes ousou atacar! Pelo que tenho observado deste jogador, não tem grandes virtudes ofensivas. Nota 6. Sobre a dupla de zaga, vale frisar que o Brasil “incomodou uma barbaridade” o sistema defensivo do Criciúma. Tanto Raphael Silva quanto Diego Giaretta ficaram sobrecarregados! Mesmo assim...numa análise geral, deram conta do recado...apesar de alguns “sufocos” em bolas aéreas! Nota 7 pra ambos. Niltinho também merece nota 7 pela sua entrega  e disposição, tanto quando procurava o ataque ou na marcação. No meio, Barreto destoou em relação aos demais. No escanteio que originou o gol do Brasil, ele “rabou” em bola. Além disso, deu alguns “botes” errados e voltou a passar mal! Nota 4! Ricardinho, dentro do que já se conhece em relação às suas limitações técnicas...pelo menos foi disciplinado na questão tática, tanto como volante, durante o 1º tempo, ou atuando na lateral-direita, no 2º. Nota 6. Felipe Guedes manteve o bom aproveitamento...a boa média que tem demonstrado desde sua estréia. Faz muito bem o trabalho de cobertura na marcação e, eventualmente, apareceu na frente. Nota 7. Caíque Valdívia, até pela proposta de jogo do Criciúma, se preocupou em cadenciar mais o jogo com toques laterais...sem agressividade ou aproximação na área adversária. Nota 6. Na frente, Jheimy, de novo foi discreto... apesar do esforço e da vontade de ser mais útil! Nota 5. Quanto a Roberto, bem marcado, não conseguiu fazer as habituais jogadas de velocidade...principal característica sua. Contudo, oportunista, estava no lugar certo pra fazer o gol que decretou a vitória do Criciúma! Nota 7. Entraram...Bruno Baio, já no fim da partida..prefiro deixar sem avaliação; Pitbúl...com muita correria e procurando sempre jogadas em direção ao gol, nota 6; e...Thiago Humberto, que se constituiu em “peça” decisiva pra virada, nota 8. Em relação ao técnico Roberto Cavalo...os merecidos elogios pela forma como o time se apresentou, controlou o jogo e conquistou a vitória, de virada! Reiterando que a substituição de Caíque Valdívia por Thiago Humberto acabou funcionando como “xeque-mate”!! Nota 8!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário