sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Chapecoense pode alcançar o Figueirense. Mas, o Criciúma...não!!

A manchete se refere ao número de participações na Série A do Campeonato Brasileiro e não às conquistas de títulos. Entenderam bem? Faço tal comparativo porque o pessoal do Oeste anda com o “peito estufado”, sorriso de canto a canto da boca em razão da campanha que faz a Chapecoense jogando na elite do futebol nacional. E...temos de reconhecer!! Os “caras” por lá estão sabendo conduzir o produto futebol, demonstrando eficácia e satisfazendo seus simpatizantes! Claro que ganhar uma Copa do Brasil talvez seja algo que dificilmente iremos ter o prazer de ver novamente um clube de Santa Catarina conquistar. Impossível, não! Mas, convenhamos, muito pouco provável! No atual contexto das competições que nossos representantes participam, fica menos complicado almejar o título de uma Série B, talvez...ou, quem sabe, tentar algo mais ousado numa Copa Sul-Americana. Libertadores?? Também imagino ser, por enquanto, um sonho para os catarinenses!! De qualquer modo a Chapecoense está “dando aula” de como jogar uma Série A sem riscos de queda ou até, sequer, ficar próximo da zona de perigo na tabela de classificação! Todas as vezes que vejo o “Índio” em campo, há muita entrega e elevado espírito de luta! Assim...de pontinho em pontinho e fazendo prevalecer o fator campo quando atua em casa, a “Chape” se encaminha para o “QUARTO” ano consecutivo permanecendo na Série A!!

O clube catarinense que conseguiu mais tempo ficar na Série A em anos consecutivos, até o momento, foi o Figueirense: de 2.002 a 2.008...7 anos! Depois, vem o Criciúma que se segurou na “A” por 5 anos: de 1.993 a 1.997. A partir daí, a Chapecoense...que debutou em 2.014 e tem tudo pra chegar em 2.017 sem essa de rebaixamento!! Bom pra Santa Catarina?? Ora bolas...sem dúvida!! Independentemente das questões envolvendo rivalidade entre cidades, clubes e torcidas...o melhor mesmo é que o máximo possível de clubes catarinenses cresçam! A própria concorrência...o ciúme acabam fazendo com que os outros também se “arrumem”, se organizem pra poder, da mesma forma, chegar ao sucesso!! Lembro que o Criciúma, tri-campeão estadual de 1.991, campeão da Copa do Brasil e a histórica participação na Taça Libertadores de 92 inspiraram os “inimigos” para que estes também pudessem alcançar a fama!! E...na minha opinião, isso é o gostoso do futebol!

Já coloquei aqui neste espaço o que obtive de resposta em relação aos “segredos” da Chapecoense, por ora, vitoriosa no Campeonato Brasileiro. E...não tem nada de especial, não!! Se engana quem pensa que os dirigentes e investidores do “alvi-verde” têm fórmulas mirabolantes ou mágicas pra que a equipe corresponda em campo!! Quando tudo parece ser difícil eles, os chapecoenses, agem da forma mais simples e antiga de se fazer futebol! Ou seja, cada atleta antes de chegar em Chapecó é minuciosamente observado...dentro de fora de campo!! Há um patamar salarial...critérios financeiros que não fogem à realidade e posses do clube, o jogador chega, treina bota a camisa e joga!! Tem sido assim há alguns anos e ponto!! Obviamente que é impossível 100% de acerto!! Contudo, mesmo que um pouco distante, temos notado sempre um time aguerrido e comprometido com os objetivos traçados!! Assim, insisto...POR ENQUANTO, palmas pra eles...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário