segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Neste planeta...ninguém jogou mais do que Pelé!!

Não tem nenhuma discussão! É fato!! Pelé foi e continua sendo o maior atleta profissional de futebol de todos os tempos!! Eu sei que a nova geração, a gurizada dos anos 90 e 2.000, só conhece Pelé através de vídeos ou filmes. Masss...não nos limitemos a apenas assistir e analisar o “presente”! Particularmente, prefiro também buscar informações sobre outros jogadores consagrados e seus feitos. Tenho 54 anos e lembro de ter visto Pelé jogar a partir de 1.969, já do meio pro fim de sua carreira! Sempre busco informações e converso com quem é bem mais velho que eu...tipo aqueles que “pegaram” Pelé do início ao fim!! É unanimidade!! Todos que assistiram o Rei jogar dizem que ele foi e continua sendo “único”!! O filme “Pelé Eterno” vi duas vezes no mesmo dia porque é realmente encantador!! Quem me conhece sabe que sou apaixonadíssimo por futebol e fã assumido de quem soube ou, nos dias atuais, sabe “tratar bem” uma bola de futebol!
No último domingo(23), o Sr. Edson Arantes do Nascimento completou 76 anos de vida!! Filho da D. Celeste e do “Sêo” Dondinho, natural de Três Corações(MG), com 16 anos já jogava no time principal do Santos e dez meses depois foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira! Pra quem não sabe chegou a atuar como goleiro em quatro oportunidades, todas pelo Santos, e não levou nenhum gol! Gol, aliás, ele marcou “só” 1.281 gols em 1.363 jogos durante pouco mais de 20 anos de carreira! Média? Quase um gol por partida!! Durante o tempo em que mostrou todas as suas habilidades, Pelé marcou três gols em 92 jogos...o que chamam hoje de hat-tricks; foi artilheiro em 22 campeonatos; tem 18 prêmios individuais e 31 títulos coletivos!! Além disso, conseguiu fazer com que houvesse trégua numa guerra no antigo Congo Belga, em 1.969, durante excursão do Santos à África. Os caras pararam de brigar, guerrear mesmo...pra vê-lo jogar!!
Algumas pessoas, ligadas ao futebol ou não, argumentam que há anos e anos atrás, a marcação era mais distante, o futebol menos rápido e, talvez, se jogasse nos dias atuais, Pelé não seria o que realmente foi!! De outro modo, também alguns especialistas afirmam que se Pelé fosse contemporâneo jogaria ainda mais por causa dos recursos que hoje a fisiologia e o preparo físico disponibilizam para o futebol moderno!! Fecho com estes!! Até porque, a questão técnica é indiscutível!! Pelé cabeceava com precisão, chutava bem tanto com a perna direita como com a esquerda, batia faltas e conseguia unir habilidade com velocidade!! Ei...psiu!! Passarinho Arrepiado...vamos abraçar juntos o “maior e melhor de todos os tempos”!! Um verdadeiro gênio...incomparável!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário