terça-feira, 19 de abril de 2016

Do elenco atual, quem será aproveitado no Brasileiro?

Numa primeira análise, entendo que grande parte do atual grupo vá continuar recebendo oportunidades do técnico Roberto Cavalo. Claro que, quando se cita “aproveitamento” não implica em titularidade!! Aliás, que isso fique bem claro!! Até porque, dentro do que penso sobre futebol, do grupo que está acabando uma competição regional com campanha bem abaixo do que imaginávamos pro tamanho do Clube, poucas peças devem fazer parte dos planos de time base ou titular!! Há de se levar em conta que Roberto Cavalo conseguiu “arrancar” o que pode de um plantel com reduzidos recursos técnicos!! Sempre defendo a tese de que o Criciúma, por sua história de conquistas e representatividade no contexto do futebol catarinense e até do País, precisa e deve estar constantemente na busca de vitórias e títulos. Não abro mão de que um time de futebol...clube que se preza, OBRIGATORIAMENTE, vive de glórias, triunfos e objetivos alcançados!!

Hoje, o Criciúma dispõe de quatro goleiros: Luiz, o titular absoluto(foto acima); mais David...seria o substituto imediato; Bryan e Ronaldo Zílio. Número razoável e, digamos, suficiente pra jogar uma competição. Masss...se Luiz tiver uma lesão de maior gravidade que o afaste por um bom tempo?? David “daria conta do recado”?? Tenho minhas dúvidas!! Por isso, entendo que se faz necessária a vinda de um outro goleiro com mais experiência...e que possa ser usado com total confiança como ocorria com Edson, na temporada passada. Pras laterais, Márlon e Rômulo...na esquerda; Ezequiel e o polivalente Ricardinho, pra direita. Os dois titulares, Márlon e Ezequiel têm correspondido...pelo menos em termos gerais. Nenhum dos dois estão jogando pra encher os olhos de quem vê! Entretanto, principalmente o garoto de Treze de Maio, realizou algumas boas partidas...melhor do que Márlon, colega de posição, só que do “outro lado”! Aliás, sobre Márlon, depois que ficou 10 dias treinando na Granja Comary, pensando numa possível convocação pra Seleção Brasileira Sub-20, ainda não conseguiu fazer boas partidas como no começo da temporada. Considerando-se que o Criciúma não dispõe de muito dinheiro pra efetuar grandes aquisições...dá pra “se virar” com o que tem!!

Na zaga, Raphael Silva e Diego Giaretta estão jogando e recebendo a confiança do treinador. Pelo “andar da carruagem” vão continuar sendo os preferidos de Roberto Cavalo. Até porque, Nino, Iânson e Heitor tiveram já oportunidades e, nenhum deles, conseguiu sequência de bons jogos!! Na minha opinião, o Criciúma precisa trazer mais DOIS zagueiros que venham afim de disputar posição com os atuais titulares que demonstraram muita instabilidade nas partidas jogadas!! Sobre os volantes, Barreto precisa voltar a jogar o que jogava ano passado, na reta final do Brasileiro, quando Roberto Cavalo chegou! Douglas Moreira(foto abaixo) é titular...com méritos! João Afonso é o chamado volante moderno que só necessita recuperar-se de lesão e ter continuidade pra mostrar seu real valor! Ainda há Ricardinho, Jean e Carlos Eduardo, o trio...como se diz comumente no futebol, “pra grupo”!! Contudo, em razão de a Série B ser um torneio de longa duração, considero imprescindível a contratação de mais um ou até dois volantes que tenham mais qualificação técnica!

Sobre o setor de armação e auxílio ao ataque, os meias, o Criciúma só tem Élvis e Lucas Crispim!! E...convenhamos, com tal escassez, os dirigentes têm que agir rápido e com sabedoria pra trazer atletas comprometidos e com virtudes!! Meia que não sabe “pifar” um companheiro, não dribla e não chuta a gol...pouco serve no futebol de hoje! Mas há carência de jogadores com tais virtudes por todo o País!! No mínimo...dois BONS meias e com urgência!! E, no ataque, claro que é preciso trazer dois...NO MÍNIMO!! Jéfferson, Jheimy, Andrew e Gustavo, com certeza, é pouco em quantidade e qualidade!! Então...da mesma forma, que os dirigentes tenham perspicácia, agilidade e sabedoria afim de fazer um Criciúma BEM mais forte pra Série B!! Tenho dito...!!

Um comentário:

  1. Gilberto
    Edson Goleiro voltará do empréstimo para a série B não é isso?
    Quanto ao grupo que citas, Rômulo e Dodi não servem nem pra compor grupo, na minha opinião.
    Abraço

    ResponderExcluir