segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Criciúma surpreendeu no Morumbi!

O resultado de 1 a 1 obtido pelo Criciúma diante do São Paulo foi marcante e significa muito para a campanha do Tigre no Campeonato Brasileiro. Em razão das atuais circunstâncias, do momento na competição e de toda a pressão exercida pelo São Paulo no jogo, o empate “caiu do céu”! Mesmo com um volume de jogo bastante expressivo, o time de Muricy Ramalho não apresentou um grande futebol. Por sua vez, o Criciúma conseguiu superar suas limitações, passou por cima dos desfalques e, mesmo longe de ser brilhante, conquistou um resultado que dá até um certo ar de vitória! O Criciúma vinha de duas derrotas e, sem algumas de suas principais peças, as perspectivas não eram das mais otimistas. Tudo “dominado” e o Tigre finalmente foi tigre!! O goleiro Luiz foi o melhor em campo! Com defesas seguras e precisas o “camisa 1”, claramente, impediu a derrota no Morumbi. Nota 8. Eduardo voltou a mostrar suas deficiências defensivas. Se, vez por outra, aparece bem na frente...por outro lado, a todo momento o São Paulo criou jogadas nas suas costas, principalmente com o lateral uruguaio Álvaro Pereira. Nota 5. Entre os dois zagueiros, Fábio Ferreira foi melhor, mais seguro e tranqüilo do que Ronaldo Alves. Este, por sinal, apesar da voluntariedade, novamente deu mostras da falta de mais qualificação técnica. Dou nota 7 pro ex-Botafogo e 5 para o ex-Inter. Fechando a defesa...Giovânni substituiu bem ao titular Cortêz, embora tenha se preocupado bem mais com a parte defensiva. Nota 6. No meio campo, Rodrigo Souza realizou dois tempos distintos. No primeiro, meio atrapalhado na marcação comprometeu sua atuação. No segundo, entretanto, corrigiu o problema. Melhorou o sentido de cobertura, o passe e acabou sendo premiado com o gol de empate. Nota 6. Martinêz jogou razoavelmente bem. Sei que pode render mais e talvez lhe falte maior continuidade. Também nota 6. Rafael Costa cumpriu bem sua função tática pra tentar dificultar o trabalho do meio adversário. Mas lhe faltou maior mobilidade ofensiva. Nota 6. Wéllington Bruno também merece 6. Jogava bem até se machucar e ter que ser substituído. Em relação a Bruno Lopes...outra vez o treinador lhe impôs o trabalho aquele, já sabido...de cor e salteado...de tentar atacar, usando sua boa velocidade e voltar pra ajudar a recompor a marcação. Nota 6. Missão idêntica dada também a Silvinho...da mesma forma, nota 6. Foram usados ainda Gualberto, Higor e Lucca. O zagueiro, pelo menos, não se atrapalhou tanto como Ronaldo Alves. Nota 6. Higor, imagino que saiba produzir mais. As vezes, some do jogo. Nota 5. E Lucca, teve o mérito de bater a falta que acabou originando o gol de empate do Criciúma. Nota 6. Vale frisar a proposta tática de jogo empregada pelo técnico Wagner Lopes. Dentro das limitações dos jogadores levados ao Morumbi...ele foi muito bem! Nota 8.
Rodrigo Souza, ao centro, comemora o gol que fez contra o São Paulo. Na foto aparecem, ainda, Higor e Bruno Lopes.
.
Fica a dúvida sobre o lance que deu origem ao gol do São Paulo no aspecto “fair play”. Lado direito no ataque do Criciúma. Lá estava Rodrigo Souza dividindo uma bola com Álvaro Pereira. Levou a melhor o lateral são-paulino que conduziu a bola, dando início a jogada em velocidade que culminou com a feliz conclusão de Alan Kardec. O volante do Criciúma ficou caído e alguns jogadores do Tigre ficaram pedindo pra que a bola fosse jogada pra fora, respeitando o jogo limpo. O São Paulo preferiu dar sequência e marcou seu gol. Fica a pergunta que nunca será respondida de forma convincente: Se o lance fosse a favor do Criciúma, e não do São Paulo, o próprio árbitro não iria parar o jogo para atendimento a Rodrigo Souza??
Passarinho Arrepiado ficou todo empolgado com a atuação do Criciúma. O comportamento do Tigre em São Paulo pode renovar as esperanças em relação ao que se pensa para os 3 próximos jogos: Cruzeiro em casa; Grêmio e Bahia, fora. A título de informação...Escudêro, mesmo que renove seu contrato, ainda não poderá ser usado por causa da suspensão que tem de cumprir. Rodrigo Souza também está impedido de jogar na próxima partida. Pra quem não sabe, o volante é do Cruzeiro, está emprestado aqui, mas o time mineiro não permite que ele jogue contra si. Está em contrato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário