terça-feira, 16 de setembro de 2014

Que tal João Carlos Maringá no Criciúma?

Hoje ele é o homem forte da Chapecoense. Não me refiro ao presidente Sandro Pallaoro. Mas, sim, ao vice-presidente de futebol, João Carlos Giovanaz. Na verdade, no meio “da bola” é conhecido como João Carlos Maringá, hoje com 51 anos, e que, quando atleta jogou em vários clubes, entre eles Joinville e Criciúma, aqui em Santa Catarina. Natural de Pato Branco, interior paranaense, João Carlos Maringá faz um trabalho há muitos anos no depto. de futebol da Chapecoense e com comprovada competência. Maringá também jogou em Chapecó, já no fim da carreira, e acabou fixando residência por lá. Está a 19 anos na cidade...virou empresário, muito bem sucedido! Em 2.010 resolveu aceitar convite de seu amigo de infância, Sandro Pallaoro, para ajudá-lo na montagem da Chapecoense objetivando chegar até a Série B. Isso mesmo! A pretensão inicial da Chapecoense era de chegar a Série B. O prêmio foi maior e veio o acesso à 1ª Divisão! E é importante frisar que, João Carlos Maringá foi um dos principais responsáveis pela organização da Chapecoense afim de que ela conquistasse, de 2.010 pra cá, acessos desde a Série D até a Série A do Campeonato Brasileiro!! Ano passado, conversei muito com Maringá quando da decisão do título estadual, entre Chapecoense e Criciúma, vencido pelo Tigre, no estádio Índio Condá. O dirigente me disse que traça perfil para efetuar contratações. Busca os atletas conforme o que pensa colocar em prática dentro da característica do que ele e o treinador planejam. Pois...gostaria muito de ver João Carlos Maringá trabalhando no Criciúma...a partir de 2.015! Pastana, Cícero, Kila, Guto...dentre outros, tiveram suas chances e mais pessoas estão tendo oportunidade. Entretanto, ainda não se observa um resultado prático bastante positivo. João Carlos Maringá sabe contratar e tem o “feeling” ideal para lhe dar com os jogadores no vestiário. E...cá entre nós...no Criciúma continua faltando alguém de maior conhecimento para tais funções!!! Sim, sem dúvida!!!

O técnico Gilmar Dal Pozzo não esconde a forma de como gosta de armar seus times. Simples: com a bola todos saem pro jogo com liberdade para armar as jogadas e usando, cada um, suas habilidades; sem posse de bola, todos ficam atrás da primeira linha de marcação. E Dal Pozzo é bem sincero quanto às limitações do que pode ser alcançado pelo Criciúma no Campeonato Brasileiro. Ele sabe que a competição se encaminha para o “terceiro quarto” de sua duração e não dá pra imaginar que o Criciúma ainda vá jogar o “fino da bola”. Mas, pelo menos, estamos vislumbrando uma considerável melhora para que o objetivo de permanecer na Série A seja alcançado. Sem tantos riscos...não é mesmo?!

Seis meses! Este é o período previsto para que o goleiro Luiz fique afastado. Ocorre que o atleta se machucou no jogo contra o Goiás e os primeiros exames acusaram ruptura nos ligamentos do joelho esquerdo. Sendo assim, Luiz jogando futebol...só ano que vem! Mas o Criciúma possui outros dois bons goleiros. Tanto Galatto quanto Bruno podem ser usados. Acho, inclusive, que, pelo fato de ter entrado no jogo do último domingo e por ser mais experiente, a preferência do treinador pode recair sobre Galatto. Dal Pozzo, contudo, fez rasgados elogios a Bruno. Conclusão: o Tigre está bem servido, mesmo com a lesão de Luiz!
Luiz, fora por 6 meses! Criciúma deve analisar seriamente a vinda de mais um goleiro.
.
Passarinho Arrepiado me ligou hoje e se diz preocupado com a indicação, por sorteio, de Paulo Henrique Bezerra para apitar Figueirense x Criciúma, na quarta-feira(17). Acabei acalmando o nosso “mascote”! Mesmo que seja de família com ligações alvinegras, entendo que trata-se do melhor árbitro de Santa Catarina! A mim, pelo menos, não causa nenhuma apreensão! De outro modo, na rodada do fim de semana do Brasileiro, observei dois erros gravíssimos da arbitragem. Um deles, no jogo Flamengo e Corínthians...o gol rubro-negro em completo impedimento; e, a penalidade não marcada a favor do Criciúma quando da cabeçada de Zé Carlos que ia em direção ao gol, mas foi desviada pelas mãos do zagueiro Felipe Macedo. Nenhum dos árbitros viu!! Quanta incompetência!! Ou seria...não viu porque não quis ver, mesmo??

Nenhum comentário:

Postar um comentário