domingo, 14 de setembro de 2014

Por que o Criciúma treina pouco?

Não sei! Entretanto, gostaria muito de saber! A programação de atividades com bola para pegar o Goiás e que envolve os jogadores que atuaram na partida com o Corínthians indicou treino na terça pela manhã; o jogo diante do Palmeiras, na quarta; e, um último período de preparação no matutino deste sábado. Só isso...apenas? Sim, sim! O referido planejamento conforme determinação da comissão técnica. Resumindo...um treinamento para cada jogo! Pouco? Claro...óbvio! No entanto, faço questão de frisar que não sou formado em Educação Física ou Fisiologia. Mas estranho que esteja havendo pouco treino para um time que tem o pior ataque e a pior defesa do Campeonato Brasileiro e ocupa a penúltima posição na tabela. Ora bolas... posso ser leigo no assunto. Só que não é necessário ser “expert” pra saber que quando não se sabe ou não se está preparado para algo, há necessidade de aprendizado e ensaio!! Pois os jogadores do Criciúma não se utilizam do princípio da capacitação! A defesa vai mal, o ataque idem...e o mais correto deveria aprimorar o sistema defensivo, para que ele deixe de ser o pior do torneio, e da mesma forma tentar aperfeiçoar as conclusões a gol que, convenhamos, tem sido BASTANTE ineficiente!! Sinceramente, fico surpreso com tal critério adotado por quem é de dever promover melhoria coletiva e qualificar os jogadores.

Outra situação que chamo a atenção diz respeito à concentração. Mas não é o simples fato de reunir o grupo de jogadores no estádio e deixá-los trancados lá! Concentrar é um processo psíquico que consiste em centrar, voluntariamente, toda a atenção da mente sobre um objetivo ou atividade que se está fazendo ou pensando em fazer, deixando de lado tudo que possa interferir na sua realização ou atenção. E há necessidade de que TODOS os envolvidos no Depto. de Futebol estejam extremamente compenetrados afim de que o Criciúma vença o jogo de domingo contra o Goiás. Trata-se de uma decisão! Lembro aos mais pessimistas que, durante o turno do campeonato, Figueirense e Chapecoense já estiveram na zona do rebaixamento e se revezaram na lanterna! Hoje, o Figueirense é 11º e a Chapecoense, 16º...ambos fora do Z-4. Eu sei que há uma tendência para que o drama...a tensão pela situação do Criciúma na competição se estenda ainda por um bom tempo. Há quem diga que vai até a última rodada! Sinceramente, espero que não! Vou torcer muito para que a garantia da permanência do Criciúma na Série A para 2.015 se dê bem antes das duas...três últimas rodadas. Entretanto, pra isso acontecer e se confirmar, com toda certeza, o Tigre terá que mudar muito seu comportamento nos 18 jogos que faltam!!

Mas Gilberto Custódio...e se der tudo errado? Ué...o Criciúma joga a Série B e vai fazer time pra retornar novamente pra A! Afinal, é o ciclo normal de qualquer clube de futebol! Sei que o torcedor não gosta nem de tocar neste assunto. Só que não podemos fugir da realidade! Se cair, toma lição de novo, faz time e volta!! Ah...Gilberto, o presidente Antenor anda dizendo pra amigos que se cair ele larga! Acho até que não é bem assim. Mas, se a dupla Antenor/ Arnaldo sair, a vida segue e o Criciúma irá buscar novo(s) parceiro(s) ou caminhar com suas próprias pernas como sempre fez até a chegada da G. A.!! As dificuldades poderão ser maiores? Sem nenhuma dúvida! Só que os desafios e os obstáculos precisam ser superados. Eu, particularmente, não tenho nenhuma dúvida que o Criciúma Esporte Clube, como instituição esportiva e o que significa e representa pra todos nós e pro futebol do Estado e País, é muito maior do que seus comandantes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário