quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Histórias de confrontos entre Criciúma e Fluminense.

O primeiro deles aconteceu em 1.981. Foi no Estádio Heriberto Hülse e o Criciúma, ainda de azul, empatou em 2 a 2 com o Flu, dia 26 de novembro...jogo amistoso. Roldão Tomé da Borja Neto apitou aquela partida que teve como auxiliares Adão de Jesus, hoje dono de um boteco ao lado da sede da LARM, no bairro Comerciário; e, Vanderlei Brunel, o “Vando”, atualmente carnavalesco, presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Criciúma. O recentemente falecido Lori Sandri treinava o Criciúma que jogou, naquele dia, com Zé Carlos(e seu joelho cheio de parafusos); China(veio do Botafogo e jogava uma bola bastante “redondinha”), Nivaldo(o “churrasco”), Larry(bom zagueiro e, hoje, agente de atletas) e Álvaro(aquele “barbicha” que veio do América do Rio); Edmar(um cearense que, pra mim, foi um dos melhores volantes que vestiu a camisa do Criciúma), Luiz Freire(meia de qualidade que chegou aqui já quase em fim de carreira e ainda com bom nível de competitividade) e Paulinho Criciúma(na época, saindo do time júnior); Naldo(um baixinho rápido...ponta de ofício e que “fervia” uma barbaridade fora de campo), Luiz Müller(bom centroavante que jogou até pouco tempo atrás, com mais de 40 anos) e Canhotinho(este com passagem discreta pelo Criciúma). O Sabiá, hoje militando no futebol amador, também entrou naquela partida.

No Fluminense, o técnico era Luiz Henrique, que não ficou famoso no futebol, e o time tinha umas “caras” bastante conhecidas. Atentem: Paulo Vítor, depois Paulo Goulart...que 3 anos depois viria jogar no Criciúma...aí já de amarelo e preto; Edevaldo, Tadeu, Edinho(hoje comentarista do Sportv) e Rubens Galaxe(que também viria para o Criciúma mais tarde); Delei, Gilberto e Mário; Robertinho, Zezé Gomes e Zezé. Também foram usados Flávio, Gilcimar e Cristóvão, este, inclusive, o atual técnico do Fluminense. Os gols daquele amistoso entre Criciúma e Fluminense foram marcados por Naldo e Luiz Freire, para o time da casa; Gilberto e Cristóvão para os visitantes.

Criciúma e Fluminense protagonizaram uma disputa interessante em 1.987, ainda pelo então Campeonato Nacional de 1.986. A competição se estendeu até o ano seguinte e, num mata-mata diante dos cariocas, o Criciúma ganhou aqui por 2 a 1 e perdeu de 1 a 0 no Maracanã. Como o regulamento era parecido com o da Copa do Brasil, o gol do Flu no H. Hülse foi decisivo para a eliminação do Criciúma. Inclusive, no jogo daqui, o atacante Osmair, do Tigre, perdeu uma penalidade máxima. No time do Criciúma, treinado por Zé Carlos, ainda estava o “namorador” Rached. No Flu, entre outros, a dupla “casal 20”...Assis e Washington, além do paraguaio Romerito.

Outro jogo que tenho vivo na memória entre Tigre e Flu aconteceu em agosto de 1.996. Também Campeonato Nacional e aqui em Criciúma. Domingo a tarde, dia 25, o Criciúma atropelou o Fluminense! Fez 4 a 1 com dois gols de Mabília, um de Índio e outro de Gelásio. Quem apitou? Oscar Roberto de Godói...hoje integrante da imprensa esportiva em São Paulo. No Flu, destaque para o zagueiro Ricardo Rocha, que mais tarde seria campeão do mundo com a Seleção Brasileira, nos Estados Unidos; além do lateral Paulo Roberto, que girou por “trocentos” clubes; e, além de Assis, o atacante Valdeir. O Criciúma era comandado por Cláudio Duarte. O time? Roni(da base...depois tentou ser árbitro de futebol e hoje vive mais “light” em Araranguá); Gelásio(zagueiro revelado pelo Figueirense que jogou improvisado na lateral, nesse jogo), Wilson(ainda no Clube, como auxiliar técnico), Paulo da Pinta(que depois de muito tempo aqui, retornou pra Minas Gerais...sua terra natal) e Eraldo(lateral com curta passagem pelo Criciúma); Bolé(que morreu não tem muito tempo e era guarda do cemitério em Braço do Norte), Ivair(veio da Chapecoense e jogou um bom futebol também no Criciúma) e Mabília(meia de qualidade...tinha uma repórter que era “apaixonada” por ele); Carlos Henrique(o “flecha negra” que foi trocado por um aparelho de TV e hoje trabalha numa mina em Criciúma), Índio(atacante que veio do Juventus de Jaraguá do Sul) e Paulo Henrique(atacante que fazia também a quarta função do meio-campo...veio do Inter  indicado por Cláudio Duarte). Entraram naquela goleada de 4 a 1...Ednelson, um lateral que veio do Paraná e foi irregular aqui; Eliel, bom centroavante...antes jogava no São Paulo; e, Leandro Augusto, este revelado nos juniores, depois negociado com o futebol chinês, andou pelo Botafogo e até hoje ainda joga na segunda divisão do futebol mexicano...com quase 40 anos!). Quantas lembranças, hein??!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário