segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Por que não jogar sempre assim??

Claro que é difícil manter o mesmo ritmo em todos os jogos. Mas, em 9 dias o Criciúma fez 3 partidas e, num comparativo numérico de 0 a 10 considerando-se suas reais condições, rendeu “8” diante do Atlético Mineiro; “1” contra o Coritiba; e, de novo “8” na vitória sobre o Santos. Qual o motivo de tanta instabilidade? Sinceramente, não sei e ainda não ouvi uma explicação convincente! A intensidade do jogo mostrado neste domingo(12), nos 3 a 0 perante o Santos, novamente chegou a surpreender positivamente. Sem qualquer dúvida, os últimos jogos têm provado que o Criciúma possui postura “X” quando atua no Heriberto Hülse e “Y”...fora de casa!

Bruno fez grandes defesas. O Santos o exigiu depois dos 3 gols que levou...se abriu um pouco mais, foi a frente e causou alguns lances de perigo. O goleiro do Tigre fez, pelo menos, 3 grandes defesas! Nota 8. Eduardo também voltou a jogar bem. Procurou ir ao ataque durante todo o tempo de jogo e foi bem mais parecido com aquele jogador de quando atuava no Joinville. Nota 8. Os dois zagueiros do Criciúma repetiram a atuação firme e segura contra o Galo. Joílson, inclusive, acabou premiado com a marcação do 1º gol. Ambos estão ganhando mais confiança e passando credibilidade pra quem assiste as partidas do Criciúma. Nota 7 pra dupla. Giovânni, determinado na marcação, não deu espaços para o ataque adversário e ainda conseguiu ajudar o setor de frente. Nota 7. O volante Rodrigo Souza, bem diferente do que havíamos visto em Curitiba, desta feita foi incisivo na marcação e ainda esteve na área adversária várias vezes. Numa delas...marcou o 2º gol do Criciúma, de cabeça. Nota 8. Seu parceiro de marcação no meio campo, João Vítor tem se fixado mais atrás, as vezes fazendo a função de 1º volante. Jogando assim pelo menos até agora...futebol com boa postura. Nota 7. Cléber Santana, sem ser agressivo, funcionou como meia-armador e deu ao time a cadência necessária. Nota 7. Sobre Bruno Lopes, é um jogador que se doa muito em razão do esquema tático de Gilmar Dal Pozzo. Acaba cumprindo função de recomposição na marcação e ainda tem de correr prá estar lá na frente...chutando a gol. Atua de área a área, o que exige muito do atleta um bom condicionamento físico. Nota 7. Souza foi o mais discreto do Criciúma em campo. Apesar da boa movimentação, incomodando os zagueiros Edu Drascena e David Bráz, teve oportunidade de gol, após boa jogada de Cléber Santana. Massss...ainda tem crédito para continuar na titularidade. Nota 6. Quanto a Lucca, fez seu grande jogo pelo Brasileiro. Boas jogadas ofensivas, dois cruzamentos em dois escanteios que resultaram nos primeiros gols do Criciúma. Nota 8.
Garoto Joílson(à dir.) marcou o 1º gol do Tigre e teve outra boa atuação. Agarrou a titularidade!
.
O técnico Gilmar Dal Pozzo, outra vez, conseguiu tirar o máximo do time num jogo em casa. Tem méritos! Seu grande desafio, entretanto, é repetir o rendimento em compromissos fora de Criciúma. Neste jogo contra o Santos, promoveu 3 alterações com entradas de Serginho, Gustavo e Ricardinho...nota 6 pra cada um deles. Gilmar, pelo que estamos observando, tem mostrado méritos com jogadas em bolas paradas. Está lhe faltando encontrar o ponto de equilíbrio necessário para que o Criciúma jogue bem, também, em jogos longe de sua torcida! Nota 7.

Trabalho do Passarinho Arrepiado e os números do jogo de Criciúma 3 Santos 0. Público de 9.276 torcedores com arrecadação de R$119.875,00. Faltas cometidas...20 pelo Criciúma, 11 do Santos. A gol, foram 5 conclusões do Tigre e 8 do adversário. Pra fora, 3 do Tigre...6 do Santos. Escanteios 7 a 5 pros santistas. Impedimentos...1 a 0 para o Santos. Os números comprovam que o Criciúma concluiu menos...só que foi mais competente do que o Santos. Bom jogo, excelente vitória e continua a saga...a luta para fugir do descenso!!

3 comentários:

  1. Giba...o problema do Criciúma já vem sido mostrado desde ano passado e o time ainda não conseguiu se livrar.O MEDO.Esta palavra tem um poder tão forte entre as pessoas que é capaz de matar.Nossa mente é responsável pelo desenvolvimento de tudo que o homem deseja fazer e aliada ao medo bloqueia as ações impossibilitando o sucesso de tudo que fizer.Tenho a certeza que se você pegar esta equipe num clube de ponta que possui uma torcida como uma das maiores do Brasil a resposta será bem diferente.No Criciúma,eles se apequenam e perdem a coragem de jogarem como vencedores.Pode ser um processo natural mais que precisa ser vencido para reverter.Quem pode fazer este tipo de trabalho nas cabeças de quem joga seria uma pessoa influente e que motivasse as mentes na liderança positiva de um capitão.Hoje ouvi dizerque oPaulo Baier faz um trabalho de bastidores muito bom.Penso que tem muita moral para isto e é um líder natural que pode fazer isto.Além dele o Cleber Santana poderia ser outro deles e mais o presidente,desde que, não usasse a maneira de conversar que vem fazendo nas ultimas reuniões .O Luiz que,o Silvinho também ajudariam muito.Enfim,os jogadores deveriam pegar esta bronca e ir pra luta.Uma guerra não é vencida somente com homens de frente e sim de fora também.Quem sabe ainda acorda quem pode fazer isto e as batalhas comecem a serem somar pontos.Ao treinador que tanto quer conquistar espaço no futebol,pode muito bem aproveitar para fazer isto.Atribuir funções com maestria é muito louvável.

    ResponderExcluir
  2. Mto bom artigo e excelente as observações do amigo Leandro.. espero q esta vitória possa finalmente motivar os jogadores e dar um novo ânimo nesta inglória luta pela permanência na série A q é o nosso lugar..mas q não pode ser feita de forma abrupta e inconsequente como foi neste ano de 2014.. VAMOS FICAR TIGRE e mostrar a nossa força DÁ LHE TIGRE

    ResponderExcluir
  3. Valmor, concordo com vc! Muito boas observações do leitor Leandro e com o intuito de "jogar pra cima"! Ou seja, objetivando apontar soluções e quem sabe, contribuir com essa luta pra fugir do rebaixamento. Aliás, sobre o Paulo Báier, fiquei sabendo que tem agido como um orientador e amigo, demonstrando sua nítida intenção de também ajudar! Bom...sempre bom definir os erros e tentar cooperar na busca de soluções! Abraços e continuem sempre nos acompanhando!

    ResponderExcluir