terça-feira, 21 de outubro de 2014

Paulo Baier...40 anos!

Ele vai ser quarentão a partir do próximo sábado, dia 25. Diz que quer jogar ainda mais uma temporada. Sinceramente, não sei se o condicionamento físico permitirá. Além disso, há também um velho problema no tornozelo que o incomoda desde os tempos de Goiás. Pra quem gosta de história, Paulo Baier começou ainda no São Luiz, de Ijuí-RS, em 1.995. Dois anos depois foi trazido para o Criciúma onde ficou por duas temporadas. Atuava na lateral-direita e sempre mostrou suas qualidades ofensivas. Ainda em 1.998, após a conquista do título estadual com o Tigre, foi transferido para o Atlético Mineiro. Firmou parceria com o empresário Léo Rabello e deu uma “girada” por Botafogo, Vasco, América Mineiro, Santos, Pelotas...quando estava pensando em encerrar a carreira...de forma prematura. Algumas pessoas não muito confiáveis no futebol tentaram usá-lo para ganhar mais dinheiro do que o negócio poderia propor. Baier estava com 27 anos e suas ligações familiares, aliadas a outras atividades fora do futebol, também acabaram influenciando em tal decisão.

Paulo Baier, entretanto, não contava com o que iria ocorrer em 24 de fevereiro de 2.002. O “seu” Pelotas enfrentaria o Criciúma pela então Liga Sul Minas, competição que reunia alguns representantes dos 3 estados do Sul, mais de Minas Gerais. O jogo acabou 4 a 4, placar pouco provável no futebol profissional de hoje em dia, e Baier teve atuação destacada. Fez um gol e jogou em alto nível! Sua performance despertou interesse do Criciúma e o então presidente Moacir Fernandes conseguiu trazê-lo de volta para o Heriberto Hülse. Já com o técnico Édson Gaúcho, Paulo Baier teve papel importantíssimo na campanha que levou o Criciúma a conquistar o título de Campeão Brasileiro da Série B naquele ano. Também ficou em 2.003 no Tigre e deu sua parcela de contribuição para que o clube tivesse permanência confirmada na Série A para 2.004. Neste ano, inclusive, Paulo Baier foi convocado pra Seleção Brasileira onde jogou em 3 partidas.

Claramente...o Criciúma recuperou Paulo Baier em 2.003 e 2.004. E, novamente, cresceram os olhares de empresários! O jogador deixou o Tigre, novamente, e se acertou com o Goiás, foi para o Palmeiras, retornou ao Goiás, esteve no Sport e, em 2.009, aportou em Curitiba para jogar no Atlético Paranaense. Lá atingiu seu maior rendimento! Jogou quase 5 anos e, até hoje, é bastante querido e reverenciado pelos torcedores atleticanos. Não renovou contrato com o Atlético e recebeu convite do Criciúma...de novo! Aceitou e está no Tigre onde, pelo que se sabe, pretende encerrar sua carreira.

Diante do exposto e, como forma de reconhecimento, entendo que Paulo Baier deve ser homenageado pelo Criciúma no jogo desta quarta-feira(22). Aliás, por ironia do destino, justamente os dois últimos clubes de Baier se enfrentam: Criciúma e Atlético,  as 19:30. E, se os paranaenses quiserem prestar algum ato de admiração...será bem recebido! Mas, o Depto. de Marketing do Criciúma tem obrigação de, no mínimo, entregar ao atleta, uma placa comemorativa! Quarenta anos e ainda jogando futebol profissional...não é pra qualquer um!!

Passarinho Arrepiado andou conversando com Gilmar Dal Pozzo, o técnico do Criciúma, mas não conseguiu apurar muita coisa em relação ao que pode ser colocado em campo no jogo diante do Atlético. Sabe-se, entretanto, que Joílson, Rodrigo Souza e João Vítor não poderão ser usados por causa de suspensão. Se bem que devem aparecer Rafael Pereira na zaga; Serginho e Ricardinho, no meio campo. Nas demais posições, os mesmos jogadores que atuaram contra o Fluminense.

Um comentário:

  1. Aposto que não farão nada ou talvez algo de qualidade bastante duvidosa, como sempre.

    O nosso clube tem um problema histórico quando o assunto é marketing ou homenagem aos ídolos e conquistas passadas.

    Aliás, quando se observa que um clube deste tamanho utiliza material esportivo Kanxa e não tem sequer Sala de Troféus, temos a real dimensão da incapacidade administrativa da instituição.

    ResponderExcluir