sábado, 25 de outubro de 2014

Então...o que fazer?

Se só milagre salva o Criciúma do rebaixamento, como destacamos na postagem anterior, então o que deve ser feito? Ora bolas...ainda faltam oito rodadas e, em disputa, 24 pontos. Não é porque eu acho quase impossível o Tigre escapar que todos devem jogar a toalha! O jogo é jogado! Conseguir a façanha dos 15 ou 16 pontos necessários para confirmar permanência na Série A é algo possível dentro de uma lógica matemática e que o futebol permite. Se as perspectivas não são das mais otimistas, o torneio...o campeonato em si concede aos clubes a possibilidade de ganhar jogos ou conquistar pontos as vezes considerados de raríssimas chances. Quando me refiro a milagres é em razão do que estamos vendo desde a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, ainda no turno! Pois, no jogo com o Flamengo, derrota no Heriberto Hülse por 2 a 0, o Criciúma entrou na zona do rebaixamento e não conseguiu sair em nenhuma oportunidade!!Lá se vão 14 rodadas, das quais 12 com o comando de Gilmar Dal Pozzo, e o Tigre reveza entre as quatro últimas posições. Então, o retrospecto é bastante negativo e nos faz chegar a algumas conclusões que não indicam maior otimismo.

E...se o pior acontecer o mundo não vai acabar!! Como único representante do Sul do Estado na elite do nosso futebol...claro que vamos lamentar bastante! A cidade e a região perderão muito com um possível rebaixamento do Criciúma à 2ª Divisão. Além das questões emocionais, as rivalidades com Chapecó, Joinville e, principalmente, Florianópolis...as chacotas e gozações terão que ser engolidas em seco!! É duro...mexe com o orgulho do torcedor? Sim, sem dúvida! Massss...a vida segue e, se o Criciúma for rebaixado que faça time e monte estrutura adequada pra de novo subir!! Com absoluta certeza...nem Chapecoense, Joinville, Figueirense e Avaí vão ficar “eternamente” na A ou na B! O futebol do nosso Estado é competitivo e tem mostrado considerável crescimento nos últimos anos. Assim, podem anotar que o sobe/desce dos catarinenses vai continuar. Este ano pode ser o Criciúma. Ano que vem...outro(s) e assim será enquanto os nossos clubes não adquirirem a consistência necessária como têm, hoje, Cruzeiro, Atlético Mineiro, São Paulo, Internacional...dentre outros considerados mais organizados e preparados estruturalmente.

Se formos comparar as campanhas de Vitória e Criciúma, que se enfrentam em Salvador neste sábado(25), concluiremos que não há nenhum prognóstico favorável a este ou aquele! O Vitória tem 31 pontos e o Criciúma, 30. Em 15 jogos disputados em casa, os baianos ganharam 5, empataram 4 e perderam 6. E...perder seis vezes dentro de casa é um número alto pra quem pensa em se manter na Série A! Claro que, de outro modo, o Criciúma já jogou 15 vezes fora de casa...perdeu 10 e empatou 5! Portanto, não ganhou nenhum!! Na verdade, só o que pesa a favor do Vitória é o fato de jogar no Barradão. Eles fizeram promoção de ingressos a 10 reais e consideram o confronto com o Criciúma decisivo para as pretensões de permanecer na 1ª Divisão. Será a “briga” entre a 2ª pior defesa, a do Vitória, contra o ataque menos produtivo ...o do Criciúma. Então...mãos à obra pros dois!!

O Passarinho Arrepiado vai acompanhar pela TV toda a rodada do fim de semana no Campeonato Brasileiro. Me deu uma bronca danada quando postei que só um milagre salva o Criciúma do descenso. Ele garante que o Tigre ainda vai encontrar forças pra conseguir sua recuperação no torneio. O Arrepiado prevê que o drama de 2.013 se repetirá e que tudo ficará definido somente na última rodada...com o Criciúma se livrando!! Olha...como torço pra que ele esteja correto em suas projeções!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário