quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Um jogo inesquecível entre Criciúma e Atlético...!!

Tenho alguns na memória e boa parte deles com elevada emoção. Tanto aqui em Criciúma quanto lá em Belo Horizonte, o Tigre quase sempre realizou boas partidas e decidiu classificação. Claro que o jogo mais importante para o Criciúma na história dos confrontos entre ambos se deu em Minas Gerais. Aquele...de volta da segunda fase da Copa do Brasil, em 1.991. Lembro bem que o técnico Luiz Felipe Scolari perdeu Itá, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Felipão poderia, então, deslocar Sarandi da lateral direita para a esquerda. Mas isso não foi possível, pois Sarandi estava machucado. Sobrou então para Altair...zagueiro, sem grande qualificação técnica, mas com muita raça e velocidade para recuperação. Ocorre que o Atlético tinha em Sérgio Araújo sua principal arma para os temíveis contra-ataques. Numa daquelas conversas durante o período de treinamento...Scolari  falou: “Gente...o DM me passou que o Sarandi ta fora e o Itá ta suspenso. Então, to pensando em ti, Altair!”. Disse...apontando o dedo! O “Ferrinho”, apelido de Altair, pois fora trazido do Ferroviário de Tubarão, arregalou os olhos e lascou: “Eu...professor??”. Felipão: “Sim! Tu mesmo! Altair tu não vai precisar jogar! Só marca o Sergio Araújo! Vai onde ele for e não desgruda dele!!”.

O jogo foi no então estádio Independência que, lotado, viu bons lances e uma falta batida de forma indefensável por Roberto Cavalo aos 21 minutos do 1º tempo. O Criciúma ganhou de um a zero e Sérgio Araújo deu um sufoco danado em Altair. Uma correria incrível! Mas, o zagueiro/lateral do Tigre cumpriu exatamente o que lhe foi pedido por Luiz Felipe. Marcação intensa que o levou à exaustão! Foi uma atuação heróica do jogador. Presenciei tudo “in loco”! Naquela partida, dia 20 de março de 1.991, o Criciúma jogou com Marola(seu primeiro nome era Fiordemundo, o mesmo do pai, e ele não gostava...nem do sobrenome); Jairo Santos(apelidado de “Calcinha” porque, quando adolescente, gostava de ficar cheirando calcinhas no varal...lá na Ponta da Barra, onde ele morava, em Laguna), Vilmar...(gostava de uma cerveja como poucos), Evandro(o “papel”...codinome por ser muito magro) e Altair(o “Ferrinho”...já me referi antes); Roberto Cavalo(o “cavalo” em razão de correr muito quando começou sua carreira e passou pelos juniores do Atlético Paranaense), Gélson(o “Cabecinha” ...por causa do tamanho de sua cabeça...rs) e Grizzo(não tinha apelido, mas seu amigo Roberto Cavalo dizia que ele era tão feio que nem apelido merecia...rsrs); Vanderlei(o “Pinto” ...e não me perguntem o por que), Soares(o “Brutus”...lembrando o personagem do desenho animado Popeye) e Jairo Lenzi (o “Chitãozinho”...porque usava cabelo parecido com o referido integrante da dupla sertaneja). Ainda entraram Zé Roberto(não tinha apelido.) e Adílson Gomes(o “Charuto”).

Apitou aquele jogo inesquecível o capixaba Carlos Muniz Valente...já encerrou carreira. O Atlético tinha um bom time e era treinado por Jair Pereira. Quem atuou naquela oportunidade pelo Galo...Carlos; Alfinete, Cléber, Tobias e Paulo Roberto; Éder Lopes depois Edu, Amaurí e Marquinhos; Sérgio Araújo depois Mauricinho,Gérson e Edú Lima. O Mauricinho que entrou em lugar de Sérgio Araújo, anos mais tarde veio jogar em Santa Catarina, no Figueirense e depois no Criciúma. Aqui, inclusive, chegou a constituir família. Excelentes lembranças!!

E o Passarinho Arrepiado? Ele já andava colado no Tigre naquela época! Acompanhou tudo de perto e a confraternização no pós-jogo. A delegação do Criciúma se hospedou no Hotel Internacional, um dos mais chiques e famosos da capital mineira! Na época, funcionava uma boate ao lado da entrada, anexa ao próprio hotel. Depois do jantar...o presidente Moacir Fernandes subiu para seu quarto e deixou o “pepino” pro supervisor Antônio Sérgio Fernandes. Os jogadores queriam porque queriam entrar no local que estava cheio de moças bonitas! Só que funcionou a “guarda” e, mesmo com toda a insistência...principalmente de Roberto Cavalo, as “meninas” não tiveram a companhia dos atletas. Pelo menos ali...na boate!! Esxtão compreendendo??
Dia de treinamento no Tigre dos bons e inesquecíveis tempos. Na foto, aparecem Soares, Jairo Lenzi, Sarandi(no meio, ao fundo), Évelton Palha(na época, goleiro reserva) e Wilson.

Um comentário:

  1. Bons tempos do verdadeiro tigre... Mauricinho ainda foi o autor do gol de empate do Tigre contra o Corinthians em 1994 onde tive o privilégio de ser gandula com mto orgulho e ver o GOL da virada do tigre de JAIRO LENZI ser mau anulado pelo arbitro.. iniciando as grandes garfadas que o tigre levou da arbitragem naquele ano.. saudades dos tempos em que o Tigre era o Tigre :)

    ResponderExcluir