sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Futebol é pra quem sabe fazer futebol!

Este é um dos maiores desafios para os que trabalham num clube de futebol. Pouco resolve ter condição estrutural, base financeira e administração segura na respectiva instituição se o conhecimento do futebol, na sua essência, não for dos mais aprofundados. Por certo o leitor, de outro modo, pode questionar sobre a sabedoria sem dinheiro?! Pode e deve! Mas quem conseguir aliar o aspecto econômico com competência pra “mexer” com a bola e seus “derivados”...com certeza chegará ao sucesso em curto ou médio espaço de tempo!

No caso do Criciúma Esporte Clube, ficou bem claro que em 2.014 o comando da Gestão de Ativos proporcionou tudo conforme o “figurino” para que Cláudio Gomes e cia. pudessem fazer bom trabalho. Recentemente, o ex-diretor de futebol reconheceu que sua passagem pelo departamento mais importante do Clube não foi das mais felizes. Admitiu erros e retornou para o Marketing onde, anteriormente, alcançou grande sucesso. Dizem que Cláudio Gomes foi centralizador na forma de gerir e comandar. Eu também seria! Pra quem não sabe ou não se liga...o próprio Antenor Angeloni dirige o Criciúma no regime presidencialista! Ele manda!! É frase corrente no Heriberto Hülse que não se faz nada, “não se compra uma agulha” sem que o presidente “assine embaixo”!! De certa forma, isso também é centralizar o poder. E, longe de defender Cláudio Gomes como alguns pensam...pois também tenho divergências em relação a atitudes suas. Algumas? Pois bem...não posso concordar com as contratações de Gilmar Dal Pozzo e, antes, de Danilo Alves, Higor, Maicon Silva e outros que não deram nenhuma resposta positiva! Da mesma forma...láááá no fim do ano passado, a permanência de Argel Fucks poderia ter sido tratada de outra forma! Cláudio também levou algumas pessoas para o Depto. de Futebol e depois eles saíram reclamando de “fritura”!! Por outro lado, a grande maioria de jogadores contratados...casos de Galatto, Cortêz, Eduardo, Paulo Baier, Lucca e Zé Carlos; além das renovações com Fábio Ferreira, João Vítor e Serginho...tudo foi aprovado pela grande maioria da imprensa e torcida! Todos têm consciência disso? Lembram bem??

Pois, eis que saiu Cláudio Gomes e Raimundo Queiroz assumiu o Depto. de Futebol do Criciúma. Entretanto, há quem aposte que, mesmo assim, Cláudio Gomes vai continuar mandando ou, no mínimo, dando palpites no futebol. Sinceramente, não acredito que isso ocorra e muito menos creio que Raimundo se sujeite a tal situação! Masss...é uma questão de pouco tempo para acompanharmos o desenrolar dos acontecimentos. Na minha maneira de pensar, o novo executivo do futebol no Criciúma vai comandar todo o processo de transição envolvendo a formação da nova comissão técnica e as possíveis contratações de jogadores... sem qualquer intromissão!! Então... aguardemos!!

Passarinho Arrepiado vibrou com a conquista do Atlético Mineiro...campeão da Copa do Brasil! É a primeira vez que o Galo levante esse caneco, se igualando ao Tigre, me lembra o “bichinho”.  Justíssima a conquista de um time que demonstrou estar mais inteiro do que o adversário nos dois jogos finais. Particularmente, gostei muito em razão do técnico atleticano ser Levir Culpi, o melhor treinador que já passou pelo Criciúma! Há de se destacar, por sua vez, que o Cruzeiro mesmo perdendo acabou comemorando! Alguns jogadores da Raposa, inclusive, chegaram a dar volta olímpica no Mineirão porque, no domingo passado(23), eles confirmaram a conquista antecipada do Campeonato Brasileiro. Parabéns a ambos, Atlético e Cruzeiro, e ainda a um terceiro clube mineiro que recentemente ganhou a Série D do Brasileiro: o Tombense Futebol Clube, da cidade de Tombos!!

3 comentários:

  1. Primeiro... dificil entender como se trabalhava no Departamento de Futebol se quem mandava no time era ou ainda é (ng sabe) uma empresa do interior de SP...Não ficou mto claro as observações quanto a centralização ou não do Departamento de Futebol até pq além dos dirigentes que saíram, praticamente todos os técnicos reclamaram da falta de conhecimento e amadorismo do Diretor de Futebol.. as pcas contratações que foram realmente aprovadas por imprensa e torcida foram mau geridas, por exemplo já se sabe que o BAIER n gostou que o CLEBER SANTANA tivesse um contrato mais vantajoso com este do que c ele q é ídolo , esse é só um dos diversos erros da diretoria mesmo com contratações relativamente certas.. gosto do GILMAR DALPOZZO e talvez tenha sido a única medida certa da diretoria no final do campeonato.. que com estes jogadores de hoje do sub 20 n cairia jamais.. a permanencia do claudio gomes gerá mtas dúvidas

    ResponderExcluir
  2. kkkk
    queriam tanto a base!!! tá aí a base mostrando o quanto é fraca!
    Iago Maidana, Barreto, Gabriel, Dodi, Gustavo, Roger e o técnico ??? Luizinho Vieira. Credo, mais da metade do time feito de guris que foram postos numa fogueira, é verdade, mas que não tem futebol pra jogar no Mina União, com todo respeito ao time da LARM. E me disseram que no rádio andam pedindo a efetivação do Luizinho Vieira. Credo! enquanto o tigre for pensado como time da LARM, incluindo os técnicos, vai ficar sempre claro que serie A e B é coisa pra gente grande! O tal Dodi nem cacoete de jogador possui, foi constrangedor ve-lo jogar! O Barreto é um Henik piorado, se é que isso é possivel. Maidana? tem que jogar muito mais para ficar razoável. Entre os demais, talvez o Roger possa ser aproveitado enquanto reserva para o catarinense, mas jogando como atacante e não como lateral como esses técnicos medrosos: Wagner Lopes, Dalpozzo, e Luizinho Vieira, colocam pra jogar. Se fosse craque, teria desafiado o técnico e jogado na frente, já que se diz atacante.
    Mas, tá aí!!! a base que tanto a torcida queria e a midia insistia. Série C é logo ali, e já vimos esse filme antes.
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  3. O futebol do Criciúma, neste modelo de gestão (GA) que alguns idolatram, não dará certo nunca.

    O nosso Presidente já declarou e demonstrou que não entende nada de futebol, não quer ser envolver diretamente na gestão em razão da idade e da condição financeira que tem.

    O problema todo é que não se assessora adequadamente. Continua apostando em amigos de canastra.

    Precisaríamos de mais três ou quatro profissionais, um deles ex jogador, se possível, trabalhando em conjunto com o Executivo de futebol.

    E esse executivo não poderia ser esse que foram arranjar lá no centro oeste.

    2015 será terrível. Anotem aí. Temo por um novo rebaixamento.

    Se com o maior orçamento de SC já demos vexame, imaginem agora com o quinto!

    Rodolfo.

    ResponderExcluir