domingo, 30 de novembro de 2014

Que festa catarinense, hein?

Parabéns ao Joinville, com todo merecimento, campeão brasileiro da Série B, igualando parte do feito do Criciúma em nível nacional. Sim! Até porque eles já ganharam também a C e a B. Pra ficar “igual” falta, claro, a Copa do Brasil! Mas, sem dúvida alguma conquista que eleva ainda mais o prestígio do futebol catarinense em nível nacional. E o JEC foi campeão usando 3 jogadores que, aqui, foram preteridos: Rogério, lateral; Éverton, meia; e, Fabinho, atacante. Sem qualquer dúvida, o Joinville se preparou sob todos os aspectos para buscar tal acesso e também o título. Entre os integrantes do depto. de futebol, lá no Joinville, estão César Sampaio, executivo; Sérgio Ramires, coordenador técnico; Toninho Camarão, preparador físico; Ramon Menezes, ex-atleta e auxiliar; o técnico Hémerson Maria; e o comando de alguém que, aos poucos, conquistou seu espaço no mundo do futebol, o presidente Nereu Martinélli, cidadão nascido em Siderópolis, aqui no Sul do Estado. Nereu adota a política de não pagar salários exorbitantes, cobrar muito...ser extremamente exigente; e, esperar que haja resposta em campo. Idéias e critérios que acabaram dando certo!

E a Capital também está em festa! Pelo menos “metade” dela! O Avaí, heroicamente, conseguiu a última vaga de acesso da Série B para a Série A no Campeonato Brasileiro! Chegou na última rodada com menores chances e acabou subindo. Ganhou do Vasco, 1 a 0, gol de Marquinhos cobrando pênalte, e foi ajudado por combinações de outros resultados. Dizem em Florianópolis que “esse Avaí fazxx coisa!”. E aprontou mais uma! Pois o Boa Esporte foi até a terra do padre Cícero, Juazeiro do Norte, precisando de uma vitória simples contra o rebaixado Icasa e perdeu de 3 a 2. Com isso, o Atlético de Goiás que jogava em casa e só necessitava ganhar do Santa Cruz, foi derrotado por 3 a 2. Resultado...o Leão da Ilha fez o dever de casa, “abiscoitou” a classificação e subiu de novo! Geninho, técnico de pulso firme e inteligente, um dos principais responsáveis pela conquista avaiana!!

No jogo daqui, Criciúma 2 Sport 2, jogo de baixíssimo nível técnico! Fraco desempenho e despedida melancólica do Tigre. De positivo, só os dois gols de Lucca. Fazendo uma análise dos jogadores que atuaram...Édson falhou no segundo gol do Sport, marcado por Éwerton Páscoa. Foi bola de escanteio na pequena área e, ali, o goleiro tem, obrigatoriamente que se impôr! Rafael Pereira jogou no Criciúma em 3 posições. Não aprovou em nenhuma. Iago Maidana precisa de maior experiência. Ainda está inseguro. Quanto a Fábio Ferreira, seu futebol “feijãozinho com arroz” não evolui. Mas, pode ficar pro ano que vem, sim! Giovânni continua dando provas que não tem bola pra jogar no Criciúma. Barreto, menino da base, não esteve bem contra o Sport. Vai jogar mais, com certeza! João Vítor e Cléber Santana, visivelmente, forçaram o 3º cartão para não irem a São Paulo enfrentar o Corínthians na última rodada. Se houvesse comando forte no vestiário isso não ocorreria. Além disso, não jogaram bem! Douglas, outro garoto, a exemplo de Róger Guedes, estiveram discretos em campo. E, Lucca, insisto que só se salvou por causa dos dois gols que marcou. Sem dúvida alguma, estamos fechando o pior ano da história do Criciúma! Nenhum grupo formado antes jogou tão mal quanto este!! Que coisa!!! 

Impressionante as homenagens em boa parte da América Latina, principalmente no México e também aqui no Brasil, para o ator Roberto Bolaños, mexicano, que infelizmente faleceu no último dia 28! Eu, particularmente, sabia que ele era querido e popular! Mas, tanto assim?? Seu país "parou" para as últimas homenagens a "Chespirito"...o Chaves, pra nós aqui do Brasil. Criou o Chapolin Colorado em 1.970 e o Chaves em 71. Gravou Chaves com sua esposa, Dona Florinda, Kiko, "sêo" Madruga e cia. até 1.984.Fez humor com uma simplicidade incomum que cativou milhões de pessoas de todas as idades e em todo o mundo! Deixa saudades!! Isso...isso...isso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário