sábado, 15 de março de 2014

Rubão se foi…deixa saudades!

Como Rubens Ignácio Vicencia ninguém conhecia. Mas se citarmos Rubão, ex-goleiro do Metropol, claro que todo mundo sabe quem é! Tinha 74 anos quando não resistiu a problemas de saúde e, infelizmente, veio a falecer. Sempre muito bem humorado e com boas histórias pra contar, Rubão morava…sossegado…na área central de Criciúma. Ganhou a casa da família Freitas ainda nos anos 60 quando defendia o seu Metropol. Foi bom goleiro, fazia gol de pênalte e faturou 7 títulos estaduais: 5 pelo Metropol e outros 2 pelo Avaí. O vi jogar ainda pelo “Carneiro”…em 1.968/69. Nunca tive grande simpatia pelo Metropol. Quem me conhece sabe disso. Mas não posso deixar de reconhecer o que fizeram aqueles jogadores e seus dirigentes pelo futebol de Santa Catarina. Aliás, torci pro Metropol só uma vez quando o Comerciário emprestou o Heriberto Hülse para um jogo pela então Taça Brasil contra o Botafogo. Até vibrei, ainda criança, com o gol de Toninho naquela partida. O tempo passa! Aprendi a ser fã de Rubão e cia. Se jogasse hoje por certo estaria na lista de grandes goleiros. Certo dia, numa entrevista, perguntei a ele se ganhou dinheiro com o futebol. Me disse que “sim, só um pouquinho”. Foi incisivo ao responder sobre quem jogou mais…foi mais time…o Criciúma de 91 ou o Metropol da década de 60? Claro…o Metropol! Gostava do futebol de Valdomiro nos tempos do “Co-pol” e se orgulhava de ter jogado contra Pelé e nunca ter levado gol do “negrão”, como ele mesmo se referia. No time “láááá de cima” vai brigar pra ser titular, com certeza!!
Rubão, 74 anos, num dos momentos que tanto gostava...curtir as coisas do Metropol.
.
Como já prevíamos em postagem anterior o clima vai estar quente no próximo domingo em Blumenau para o jogo Metropolitano e Criciúma. Alguns colegas de imprensa, não de Criciúma, estão fazendo o maior “carnaval” em cima do que aconteceu no jogo daqui quando Paulo Báier marcou aquele gol em posição de impedimento. O Criciúma, por sua vez, precisa se cercar de toda segurança necessária diante dos perigos que um jogo como este pode causar. Fora de campo, policiamento adequado para tal circunstância e, dentro do estádio as precauções e cuidados inerentes a um jogo decisivo. É importante frisar que o Criciúma, como time, clube ou instituição não teve culpa do erro da arbitragem. Aliás, Carlos Berckembrock reconheceu a falha e, inclusive, foi afastado para reciclagem por um período de 30 dias. Ainda sobre clima e expectativa para a partida em Blumenau, nada que já não tenhamos visto. Mas reitero que o jogo é no campo…dentro das 4 linhas que o bicho pega!
Passarinho arrepiado “chuta” a escalação do Criciúma: Galatto; Ezequiel, Ronaldo Alves, Escudêro e Rômulo; Serginho, Diego Oliveira ou Ricardinho, Maylson e Paulo Báier; Lucca e Gustavo. É o que tem de melhor o treinador tricolor? Na opinião dele, sim, claro…em razão da lesão de João Vítor!! Entretanto, atento também para a ausência de Rafael Donatto que estava conquistando a confiança de todos. Sobre Maylson, ele precisa jogar mais…ser mais efetivo para auxiliar Báier e os homens de frente. E…Gustavo…que recebe nova oportunidade como titular. Uma das preocupações de Caio Júnior é a ausência de gols por parte dos atacantes do Criciúma. Segundo o treinador do Tigre, o problema maior pode estar no setor de criação para que a bola possa chegar no ataque com a devida qualidade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário