sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Recordações do que passou pra descontrair um pouco!!

Mais uma história relembrando o passado. Ano: 1.979. Dia 14 de dezembro...fim de ano e o colunista tinha ido muito mal no colégio. Afinal, só queria saber de praticar esportes e estudar, na verdadeira essência do verbo...muito pouco! Veio o castigo e ele não tinha dinheiro...o pai não quis dar...para poder assistir a um amistoso que o Criciúma faria naquela data diante do Santos, no Heriberto Hülse. Mas, então adolescente e metido a malandro, não se abalou. Deu um jeitinho! O jogo seria 21 horas e ele foi bem mais cedo pro estádio, se escondeu num dos banheiros e ficou até que os portões fossem abertos...isso lá pelas 19:30. Já imaginaram a situação? Das 4 da tarde até as 7 e meia da noite em cima de um vaso sanitário, sem fazer qualquer barulho para não ser descoberto pelo pessoal da administração!! Assim, que ouviu falas e conversas o “torcedor” saiu e se misturou com os demais que subiam as escadas da arquibancada pra assistir ao jogo. Tenho isso ainda muito vivo na memória! Era a primeira vez que o Santos visitava o estádio do Criciúma que ainda usava camisa azul. O placar foi favorável aos santistas: 2 a 1. Durante a tarde havia chovido e o gramado estava escorregadio. Num dos gols do adversário, Nílton Batata chutou lá de fora e o goleiro Aírton aceitou um peru daqueles! Além de Batata, Toninho Vieira fez o outro gol do Santos. O do Criciúma foi de Laerte.

O técnico do Criciúma era Ivan Navarro que usou: Airton(revelado, à época, nos juvenis e que depois virou muito bom preparador de goleiros); Marco Antônio(lateral que veio do futebol gaúcho...um crioulo altão que não tinha muita técnica), Pradera(zagueiro já rodado...veio da Portuguesa), Nivaldo(o “Churrasco” que hoje trabalha como vendedor...figura conhecidíssima em Criciúma), Xixa(outro da base que jogava um futebol apenas razoável), Serrano(volante de rara qualidade...um dos melhores que já vestiu a camisa do Criciúma e que seguidas lesões no joelho impediram um sucesso maior no Atlético Mineiro...para onde ele foi, posteriormente), Müller(meia que veio do interior do RS e, depois, teve boa participação no Inter de P. Alegre), Paulinho Criciúma(bom meia de qualidade técnica apurada...hoje comentarista), Laerte(o baixinho de Santana/Urussanga...jogava com muita raça, infelizmente já não está mais entre nós) e Damásio(ponta de ofício, revelado na base, que mais tarde virou dono de sorveteria). Além destes, titulares, entraram ainda Isidoro(outro que veio da Portuguesa, junto com Pradera), Sabiá(lateral e volante que hoje trabalha com o futebol amador no bairro Metropol) e Ademir Patrício(que sabia fazer gols como poucos e hoje é comerciante de automóveis).

O Santos, por sua vez, jogou com Ademir Maria; Nelson depois Aílton Lira, Joãozinho, Fernando e Washington; Gilberto Costa, Cláudio Gaúcho depois Rached(ele mesmo!) e Toninho Vieira depois Clodoaldo(já em fim de carreira); Nílton Batata, Carlos Silva e João Paulo. O técnico que veio aqui foi Formiga, ex-atleta dos tempos do Santos de Pelé! Apitou aquele amistoso José Carlos Bezerra, um dos bons árbitros naqueles anos, com Valdir Lodetti(este mais tarde viraria presidente de honra da LARM) e Dante de Oliveira(por muito tempo foi funcionário da rede Angeloni e hoje, aposentado e sossegado, morando no Balneário Rincão). Quanta recordação...hein??

2 comentários:

  1. Giba
    Welinton Bruno, Ronaldo Mendes e Danilo Alves de saída do tigre. Confere? está no site vai e vem do mercado da bola. Sabes se alguém está para chegar além do zagueiro que sabe se lá quem será? Acaso tem movimento para mandar embora os laterais: eduardo, giovani, cortez, luiz felipe e maicon silva? algum deles ao menos. Por mim todos as laterais sairiam, são pra lé de limitados. Todos falam de meio e ataque e não vejo pessoa reclamar das limitações do laterais, a exceção do Eduardo que foi o escolhido pra ser criticado, e com razão. Mas os demais são iguais ou piores que ele, que também deveria sair. A chapecoense pegou um zagueiro e colocou na lateral e deu muito certo. No tigre, um desse inumeros volantes que temos e que estão no come, bebe e dorme, poderia ser colocados nas laterais.
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. Os Zagueiros que temos no elenco são muitos lentos,fazer o que fez a chape não daria certo.Fabio Ferreira tem pé de chumbo.Por ali já falhou inúmeras vezes..

    ResponderExcluir