terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Catarinense com 3 rodadas e 2 invíctos.

O Campeonato estadual 2.015 ainda não empolgou ninguém! Me refiro ao futebol apresentado por cada um dos 10 participantes da competição. Por enquanto...só dois não perderam ainda: Chapecoense e Joinville. De outro modo, três clubes, até agora, não sentiram o sabor da vitória: Avaí, Metropolitano e Internacional. A rodada do último fim de semana mostrou um resultado, no mínimo, surpreendente...uma “meia” zebra. Ou seja, a vitória do Guarani, em Blumenau, diante do Metropolitano. Pra surpresa de muita gente, observando a tabela de classificação notamos o Marcílio Dias acima do Criciúma, embora com a mesma pontuação. O Inter de Lages ainda não se achou no Campeonato e, entendo que o Avaí está frustrando seu torcedor, pois é apenas o 8º colocado. Quanto a Joinville e Figueirense, também considerados candidatos ao título, fazem campanha irregular. E...o Atlético com seu nítido objetivo de cumprir campanha afim de permanecer na Série A de 2.016.

Alguém apresentou futebol vistoso? Não! Claro que a Chapecoense, com 3 vitórias nos 3 jogos... 100% de aproveitamento...está deixando boa impressão. Mas bom futebol mesmo, na sua essência, ninguém apresentou...ainda! A Chapecoense está discretamente superior aos demais pelas contratações feitas, de boa qualidade e com resposta positiva imediata. Insisto...ainda sem encantar ou causar empolgação. Sei que outros times vão melhorar de rendimento com o desenrolar do certame. Mas, nunca é demais lembrar que tais melhoras não podem demorar muito! O Estadual de 2.015 tem uma peculiaridade: a 1ª fase é curta, um turno só, seis passam pro “céu” e quatro ficam meio que no desespero!! Pela conhecida rivalidade de Santa Catarina, se algum considerado “grande” tiver que disputar o quadrangular da “morte”...este será o “patinho feio” que os outros três vão querer “matar” de qualquer jeito!!

E o Criciúma? Vai se arrumar com o passar das rodadas. Tenho certeza de que a derrota pra Chapecoense não abalou os planos e projeções de Raimundo Queiróz, Luizinho Vieira e cia. Perder lá no Índio Condá é absolutamente normal e o Criciúma precisa se manter “focado” e comprometido para que continue havendo evolução. Estou certo de que o Tigre vai crescer neste Estadual e lutará pelas primeiras posições. Ser campeão é outra história!! Mas que tudo tende a ser melhor do que no ano passado...sem dúvida!!

Passarinho Arrepiado esteve comigo em Chapecó. Viagem cansativa! Não conheço, pessoalmente, o prefeito que se chama José Cláudio Caramori, do PSD. Mas não posso deixar de fazer uma menção positiva a respeito da cidade de Chapecó. Conheço o oeste desde 1.987 quando lá estive pela primeira vez. E...de lá pra cá...com certeza, a região e, principalmente sua “capital”...estão “voando baixo”!! Chapecó é, hoje, uma espécie de eldorado em termos econômicos, sociais, culturais, esportivos e também em qualidade e vida. Avenidas amplas, ruas limpas, trânsito organizado...inúmeras rótulas...bons restaurantes e casas noturnas, e uma bastante razoável segurança. Ah...não posso esquecer que, enquanto “mendigamos” melhores aeronaves, um aeroporto decente e linhas pro centro do País, Chapecó dispõe de vôos diários e regulares pra São Paulo! Assim é Chapecó que só perde pra Criciúma em número de habitantes!! Por aquilo que podemos colher de informações, há maior união e força política, menos vaidades, mais interesse comum e o resultado é uma cidade que cresce de forma espantosa!! E...não estamos citando o “paraíso”! Apenas um município que tem povo trabalhador e classe política que trabalha por ele!! Talvez o leitor ou blogueiro mais bairrista e revoltado, ao se deparar com tal postagem, diga o seguinte: “Vai morar lá então, Gilberto!”. E eu antecipo a resposta dizendo: Não! Em absoluto! Quero, sim, ver minha região e cidade onde nasci retomar crescimento e desenvolvimento econômico para que as pessoas que aqui moram tenham orgulho delas! E, quando recebermos visitantes, que eles saiam daqui falando bem e tecendo rasgados elogios!! Entenderam bem??

Um comentário: