quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nunca vi tanta “bola na canela”!!

É início de temporada, mas já temos várias opções na TV e “in loco” também para assistirmos aos campeonatos regionais pelo País. Não sei se, com o passar do tempo, fico mais exigente quanto a observar qualidades...massss, é um verdadeiro festival de “peladas” o que tenho notado!! São poucos os jogadores que conseguem dominar uma bola com real habilidade!! Volantes e zagueiros então...!! Báhhh!!! A bola bate na canela toda hora, escapa do domínio ou adiantam demais e acabam perdendo o lance. Falta de maior capacidade e atributos individuais? Sem dúvida!!

A preocupação maior, principalmente dos técnicos, está na recomposição para acertar a marcação quando o time não tem posse de bola; ou sair rápido pros contra-ataques afim de surpreender o adversário. Um jogo de futebol tem quase que se resumido a isso...restando as jogadas, aquelas ditas ensaiadas, de bola parada. Está cada vez mais raro assistir a um lance onde o meia ou o atacante pega a bola, vai pra cima da defesa rival e pelo menos tenta chutar a gol!! Jogadas assim...esporádicas, na maioria das vezes são interrompidas pelo forte sistema de marcação que se intensifica cada vez mais nas equipes de futebol do Brasil.

Mas a culpa é de quem? Acho que trata-se de um contexto geral...se é que me faço entender. Boa parte dos dirigentes têm sua parcela de responsabilidade por desconhecer o futebol na sua essência. Às vezes ele contrata quem não sabe contratar!! Por sua vez, o contratador é ludibriado por procuradores e empresários que querem colocar seu “produto” no mercado sem olhar muito para virtudes ou não de atletas e treinadores. Logo é meio que “efeito cascata”. Ou seja, os técnicos já não sabem muito e têm a sua disposição jogadores sem grandes virtudes e talento. Resultado...jogos de baixa qualidade técnica e o torcedor, o “amante” do bom futebol fica cada vez mais frustrado e decepcionado!

De outro modo, lembro que federações, clubes e atletas estão ligando muito pouco para as torcidas e mídia, e o que elas pensam! Tudo gira em torno do dinheiro!! Tem pai que chega ao absurdo de preferir que o filho tente ser jogador de futebol e não estudar ou deixar o colégio como segunda opção!! Tudo porque está cada vez mais prematuro o atleta assinar compromisso com investidores e já projetar, bem cedinho, um salário bastante razoável!! Se tem conhecimento de casos em que meninos de 8 anos, e até menos, já com pacto firmado entre familiares, procuradores e também clubes! E...importante frisar que isso ocorre com bem maior freqüência aqui no Brasil e em outros países sub-desenvolvidos cultural e economicamente. Na Inglaterra, França, Alemanha e Espanha, por exemplo, há maior organização e mais interesse em fazer do garoto um atleta de qualidade e aptidão para o futebol...algo cada vez mais escasso por aqui!!

Passarinho Arrepiado me pega de surpresa e faz duas perguntas: “Giba...quem é pra ti o melhor time de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo?”. Esse Arrepiado me aparece com cada uma!! Mas, respondi a ele e repasso a vocês. Aqui na “terrinha”...a Chapecoense está melhor. Pode até não confirmar tal posição no decorrer da temporada. Mas, hoje, início de Estadual... a “Chape” é o time a ser batido! Em nível nacional, sem dúvida que o Cruzeiro, mesmo com algumas perdas em relação ao ano passado, continua sendo o de melhores perspectivas prá 2.015. E...no Mundo, ainda entendo que o Bayern de Munique, base da seleção alemã, a melhor do Planeta, continua jogando o futebol mais vistoso e competitivo!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário