terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Está na hora de mais uma conquista!!

Por quanto tempo ainda o Criciúma será reverenciado por sua conquista na Copa do Brasil, em 1.991? Sempre? Acho que não! Na verdade, dos considerados clubes de menor expressão do País, além do Tigre, Juventude, Santo André, Paulista e Sport também já sentiram o gosto de ganhar tal competição em nível nacional e são lembrados muito mais por suas respectivas torcidas do que pela mídia em geral. Um exemplo prático de bairrismo puro é a torcida do Bahia que não esquece nunca que seu time foi campeão brasileiro de 1.959!! Nossa!! Faz tempo, hein??!!

Faço tal lembrança pra alertar ao torcedor do Criciúma que um clube de futebol vive de conquistas! Jogar por jogar...participar por participar não “ergue taça”!! Talvez, por isso, sempre priorizei, por exemplo, ganhar um Campeonato Catarinense...e montar planos para tentar ganhar de novo uma competição como a Copado Brasil. Claro que “cresceu o olho” de todos que jogam este torneio. A justificativa é de que “a Copa do Brasil é o caminho mais curto para se chegar a uma Taça Libertadores da América”. A frase já está bastante “batida”. Entretanto, pra se “chegar lá” está cada vez mais difícil em razão de que as grandes forças do futebol brasileiro também dão atenção especial à Copa do Brasil.

Sobre o Criciúma...nos últimos anos se ouve muitos discursos e teorias que, sinceramente, não concordo: “Ah...o Campeonato Estadual não serve pra nada! Ganhar Catarinense pra que? Pelo menos na B tem chance de ser campeão! Vale mais ficar na A por 10 anos e abrir mão do Regional!”. São algumas das frases que ouço até com certa freqüência de colegas de imprensa e até de uns poucos torcedores. Dentro do que penso sobre futebol...ganhar sempre, não desistir nunca!! Claro que ficar um tempão na Série A...anos e anos...é uma grande conquista! Mas que seja com menos drama do que as últimas participações! Em 2.013 passou “arranhando” e no ano passado caiu! Assim, convenhamos, não é muito compensador! Ficar se arrastando a cada vez que sobe pra jogar a 1ª Divisão não é nada gratificante! Imagino um razoável equilíbrio onde se possa sempre lutar pelo título do Estado, criando estrutura adequada pra fazer bonito na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro que são as três competições do calendário atual do Criciúma E. C. Sempre tive como prioridade lutar muito, não se entregar facilmente e buscar algo mais do que o simples...em tudo na vida!!

Passarinho Arrepiado, velho e bom amigo, e mascote inseparável, me lembra que o Criciúma vai ganhar R$200.000,00 para jogar a 1ª etapa da Copa do Brasil. Se passar, tal valor aumenta pra 240 mil e, a partir da 3ª fase, quantias iguais para todos os participantes: 560 mil reais. Depois..690, 820 e 1 milhão de reais. Após, só a final quando o ganhador...o campeão embolsará 4 milhões e o vice, a metade. Somando todas as fases, o vencedor da edição deste ano da Copa do Brasil poderá levar R$7.950.000,00!! O Tigre faz parte do grupo 3 dentro dos critérios financeiros aplicados pela CBF. Os outros catarinenses, aqueles que farão parte da Série A em 2.015, Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville, já começam com 350 mil reais na 1ª parte da competição. Eles integram o grupo 2 juntamente com Ponte Preta e Sport. Já, os considerados “grandes”...casos de São Paulo, Corínthians, Santos, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Botafogo, Flamengo, Coritiba, Atlético Paranaense, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Goiás receberão a partir de 400 mil reais!! Prestaram bem atenção? Mais prejuízo para o Criciúma em razão da queda pra Série B!! Eitaaa!!!


2 comentários:

  1. Oi Giba
    se me permites uma correção, o Bahia foI campeão em 1959 Sim, mas é lembrado mais por ter sido campeão brasileiro em 1988 também.
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que quis dizer...se refere ao fato de fazer teeemmmppooo a conquista de 1.959 e ainda ser tão relembrada por lá. Daqui há pouco...vamos estar iguais a eles! Entendeu?

      Excluir