segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O projeto tem que continuar!!

Nada de “chutar o balde”! Não é porque o Criciúma teve uma atuação terrível diante do Metropolitano que tudo deve ser “atirado pra cima” e partir para mudanças radicais. A atuação pífia, desprezível ou até horrorosa(como queiram definir) acabou sendo pior do que o resultado! Sempre friso que perder faz parte do jogo. Ninguém é perfeito pra ganhar sempre! Entretanto, é preciso ter atitude e dedicação para, pelo menos, “morrer lutando”!! Jamais ser passivo e “deixar” as coisas acontecer...igual como contra o Metropolitano que fez lembrar, inclusive, o que vimos no Campeonato Brasileiro do ano passado!!

De outro modo, entendo que os planos colocados em prática para a atual temporada precisam e devem ter continuidade!! E tudo passa pelos dois principais comandantes do Depto. de Futebol: Raimundo Queiróz, diretor executivo; e, o técnico Luizinho Vieira. O primeiro nas questões organizacionais do setor mais importante do Clube. Já o treinador...pra arrumar a casa dentro de campo. Queiróz está no futebol há mais de 30 anos e sabe como lhe dar com um grupo que passa por um momento como este. Ele foi diretor das categorias de base do Goiás por 17 anos e tem experiência suficiente para reerguer o moral da garotada. Sobre Luizinho Vieira...nas quatro linhas é com ele! Também tem vivência como atleta e conhecimento adequado para encontrar soluções.

E não há necessidade de ficar execrando este ou aquele jogador. Ninguém erra porque quer!! Claro que é preciso, sim, cobrar e orientar. Caso haja repetições em falhas...tira do time e substitui...ora bolas! Joga quem está bem e corresponde sobre todos os aspectos!! Luizinho, inclusive, deve trabalhar muito a questão psicológica! Está bastante evidente que a maioria dos jovens recém promovidos do time júnior precisa de tal assistência. De forma abrangente, David, Iago Maidana, Rafael Pereira, Barreto, Douglas e Peréa foram os piores entre os piores na partida do meio de semana. Iago, inclusive, após a falha bizonha no 1º gol do Metropolitano, demonstrou visivelmente seu abalo emocional.

Massss...entretanto, contudo, pois pois...o problema não está só na meninada!! Luizinho Vieira jamais pode “inventar” de novo Eduardo na lateral esquerda. O Criciúma tem três quatro...eu citei QUATRO atacantes de área e nenhum deles consegue corresponder!! Peréa, Rafael Rodrigues, Gustavo e Bruno Lopes já jogaram e nada de futebol convincente...de nenhum deles! Culpa dos mesmos? Falta melhor qualidade de cada um? Ou o esquema não ajuda? Acho que um pouco de tudo isso!! E por outro lado, há de se levar em consideração que, quando há aposta maciça na utilização de garotos da base, corre-se risco de oscilações como as que estamos observando nesse início de temporada.

O meu querido e estimado Passarinho Arrepiado pede para que eu faça uma projeção sobre o que poderá acontecer daqui pra frente no Campeonato Catarinense. Respondi a ele que não tenho bola de cristal! Masss...como todos nós gostamos do futebol e das coisas que o cercam ...está bastante óbvio que Criciúma e Avaí correm sérios riscos de não obter classificação para a etapa seguinte. O Tigre tem 5 jogos pra fazer dos quais só dois em casa: Joinville e Marcílio Dias. Os três fora: Figueirense, Internacional e Atlético de Ibirama. Na situação atual, só Inter não é confronto direto porque é o último da tabela. Os demais, pelo andar da carruagem, estarão brigando por classificação, o que tende a dificultar ainda mais o caminho do Criciúma para chegar ao hexagonal. Já imaginaram se tudo der errado e a dupla de “feras”...Tigre e Leão, ambos no quadrangular do descenso?? Huummm...nem quero pensar nisso!! 

Um comentário:

  1. Oi Giba
    boa defesa do projeto num texto claro.
    Eu discordo, mas entendo teu ponto de vista.
    Jogador seja de que base for ou tem bola ou não. A esforçados temos aos montes, afinal é o trabalho deles. Contudo, bom futebol no pé, pouquíssimos. Jogar um ano todo, as vezes dois ou três, pra revelar um ou dois jogadores é muitô pouco.
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir