terça-feira, 17 de março de 2015

O clube é grande! Mas, em campo...um “timinho”!!

Assim, defino este momento que vive o Criciúma dentro de sua rica história. Que é um clube de projeção em nível nacional, por conquistas e participações em edições anteriores de Copa do Brasil e até Campeonato Brasileiro, independentemente de divisão...disso ninguém tem qualquer dúvida!! O que o Criciúma Esporte Clube já fez não tem como tirar ou apagar!! Elevou como ninguém o futebol de Santa Catarina pro resto do País ver!! Até no exterior já falaram e bem do Criciúma!! As campanhas envolvendo o título da Copa do Brasil, mais o belo feito na Taça Libertadores...respectivamente em 1.991/92; além de outras conquistas em nível nacional e regional, fizeram do Criciúma uma força respeitável e temida, principalmente quando essas atuações ocorriam no estádio Heriberto Hülse!!

Massss...ninguém vive de nostalgia! O que passou fica pra história contar e na memória de quem vivenciou toda uma época inesquecível do futebol de Criciúma. Hoje as coisas são bem diferentes! Há alguns anos que o “Tigre não é mais tigre”...seja dentro ou fora do seu reduto!! Quase todos vêm a Criciúma e “deitam e rolam”! Longe de casa, então...nem se fala!! Se tornou presa fácil! Ninguém mais respeita ou teme a camisa amarela, preta e branca, vestida com tanto orgulho pela sua torcida. Ao longo do tempo o Criciúma foi perdendo suas principais virtudes de time guerreiro e competitivo, que impunha apreensão quando enfrentado por qualquer adversário de Santa Catarina. Lembro que até o mestre Telê Santana alertou o então timaço do São Paulo, em 1.992, sobre os “perigos” de jogar no estádio Heriberto Hülse...lembram?? Teve uma época que alguns colegas da Capital se indignavam porque até o Orlando Scarpélli tinha virado “salão de festas” do Criciúma!! Quanta saudade!! Nos dias atuais, infelizmente, aquele baita time passou a ser timinho...e o Tigre virou gatinho!!

Quais os motivos pra decair tanto? Pelo que pude constatar, a Gestão de Ativos fez um bem enorme ao Criciúma, por um lado! Afinal, não há como discutir as questões estruturais, administrativas, patrimoniais e financeiras que foram muito bem resolvidas em 2.010 quando se oficializou a parceria entre Clube e investidores. De outro modo, a maneira de “fazer futebol” no Criciúma, daquele ano pra cá, não tem sido com a mesma competência observada nas outras áreas. Vários diretores foram contratados, além de técnicos e atletas profissionais das mais diversas características e perfis. Pouquíssimos deram certo!! Importante frisar, ainda, que dinheiro nunca faltou para que os melhores, em cada uma de suas funções, fossem trazidos pra trabalhar aqui. Temos de reconhecer que a G. A., pelo menos até o fim do ano passado, nunca “fechou a torneira”! Sempre procurou colocar a disposição do Depto. de Futebol o que o mercado ofereceu de melhor, dentro de parâmetros que o tamanho do Criciúma exigiu.

Assim, está provado, mais uma vez, que futebol é pra quem sabe! Só ter dinheiro não resolve! Há necessidade de conhecimento do assunto...da matéria! E outra situação que, mais uma vez exponho, é o fato de o presidente Antenor Angeloni conduzir tudo à distância. Ele não aparece muito, não tem aquele contato diário com o grupo de jogadores, não é chegado ao ambiente de vestiário, não acompanha o time nas viagens e, sabemos, administra por telefone! O “sêo” Antenor paga(e bem!) pessoas de sua extrema confiança para as atribuições que ele mesmo deveria cumprir! Massss...é sabido por todos que tanto Antenor quanto seu irmão Arnaldo, os donos da G. A., agem diferente! E assim vamos “levando” e observando o que acontece! E...não esqueçam que a Copa do Brasil começa já nesta quarta-feira(18) e estamos praticamente às portas do Campeonato Brasileiro!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário