terça-feira, 24 de março de 2015

Todo mundo atrás da linha da bola!!

A expressão tem sido bastante usada nos últimos anos e ouvida por quem acompanha futebol. Vários técnicos e profissionais “da bola” orientam seus atletas para recompor rapidamente o sistema de marcação e, assim, evitar ser surpreendido com uma possível jogada rápida do adversário. O que o Criciúma fez no estádio Orlando Scarpélli, no empate com o Figueirense, 0 a 0...sem dúvida alguma, ato de time pequeno! Jogar daquela forma...com todos atrás da linha de meio campo, esperando o adversário e bloquear suas principais jogadas, abdicando de uma postura mais ousada, foi demonstrar covardia!!

Ah...estratégia armada por Luizinho Vieira? Sim...e, importante frisar, bem executada pelos jogadores dentro de campo! Todos cumpriram à risca o que foi determinado! Se fecha...espera uma ou outra oportunidade para contra atacar e, quem sabe, definir o jogo! Particularmente, não gostei do que se propôs o Criciúma diante do tradicional adversário. Se de um lado funcionou o sistema coletivo de marcação, de outro o Criciúma se negou a ter um posicionamento mais ofensivo e ousado. Tudo foi planejado pra “jogar fechadinho” e conquistar pelo menos um ponto! Ou...se as chances permitissem, fazer um gol e tentar garantir a vitória. Dentro do que projetou Luizinho Vieira e comandados, o goleiro Luiz, com atuação destacada, impediu que o gol criciumense fosse vazado e...uma sorte e outra em alguns lances, mais o fato de o Figueirense não estar num dia tão inspirado...o Criciúma... ”pimba”! Conseguiu parte de seu objetivo que era de não perder o jogo em Floripa.

Massss...no que somou o 0 a 0 para as pretensões do Criciúma no Campeonato Catarinense? Quase nada! O Criciúma entrou na rodada como último colocado e na “lanterna” continuou! Lá se vão quatro jogos com duas vitórias e dois empates e míseros dois pontos!! Internacional de Lages e Metropolitano que, digamos...numa escala “hierárquica” imaginária no contexto do futebol catarinense, aparecem bem menos do que o Criciúma, estão na frente dentro da tabela de classificação!! É uma pobreza técnica e uma fase que, há tempos, o Criciúma não vivia...pelo menos em edições mais recentes do Campeonato Estadual!

Dá pra classificar? Matematicamente, sim! Só que...sob o ponto de vista técnico, claro que não!! Faltam seis partidas...sendo dois jogos contra o Joinville, aqui e lá, na sequência; e depois, pela ordem, Figueirense aqui, Internacional na Serra, Metropolitano no Heriberto Hülse e Chapecoense, no Índio Condá. Três partidas em casa, outras três fora. Mesmo que consiga um “milagre” ganhando os jogos contra o JEC, terá de brigar ainda contra o líder Figueirense, de novo, e, numa projeção bem otimista, disputar vaga na final com a Chapecoense, em Chapecó, na última rodada!!! Alguém...de fé...acredita??!!

A colaboração do Passarinho Arrepiado para a coluna de hoje diz respeito à situação de Fábio Ferreira e Maurinho. O quesito técnico pesa a favor do zagueiro. No atual plantel, o Criciúma não dispõe de um jogador com tal qualificação. Sem jogar o “fino da bola”...Fábio Ferreira tem capacidade para ser titular no Criciúma. Entretanto, a exemplo do que já aconteceu ano passado, o atleta volta a ter problemas de ordem disciplinar e de relacionamento interno, no vestiário, a ponto de Luizinho Vieira deixá-lo de lado e bancar o sistema defensivo sem seu melhor zagueiro!! Quanto a Maurinho, que perdeu a hora pra viajar semana passada para o Espírito Santo porque dormiu demais, sua condição técnica é limitada. No somatório de tudo...indisciplinas e deficiência técnica, no caso do atacante, devem fazer com que ambos não voltem a vestir a camisa do Criciúma!

Um comentário:

  1. Vamos ser realistas..Catarinense n vale nada... serve só de preparação.. e esse jogo foi claramente p analisar uma outra proposta tática... acho q temos que investir na COPA DO BRASIL sim.. jogando com seriedade podemos surpreender e chegar longe como em 1991 qdo tb estávamos na serie B e ganhamos.. confio nesse time com alguns reforços mas o tempo de experiências está p acabar e logo o Tigre terá que ter uma proposta concreta de futebol e assim evoluir até a série A de 2016.. DÁ LHE TIGRE!!

    ResponderExcluir