sexta-feira, 17 de abril de 2015

Waldir Lodetti...vá com Deus!!

Façamos diferente hoje!! O Passarinho Arrepiado e eu nos solidarizamos em homenagens a Valdir Lodetti. O ex-árbitro e presidente de honra da Liga Atlética da Região Mineira faleceu no fim da tarde desta 5ª(16) aos 73 anos de idade! Há alguns anos vinha enfrentando problemas de saúde que se agravaram com o tempo! Deixou esposa, cinco filhos e nove netos. Valdir Lodetti também foi vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol. Foi árbitro nas décadas de 70, 80 e 90 e teve a honra de ter apitado em 1.986, Criciúma 2 Próspera 1, o jogo em que o Tigre confirmou a conquista de seu 1º título estadual! Da coluna...os sentimentos à toda família!!
.
Clubes de futebol como empresa e alto grau de profissionalismo!
Este é o caminho para todas as instituições desportivas nos dias de hoje. E, se o leitor for pesquisar vai chegar à conclusão de que, não só no futebol, mas em outros esportes também, o apoio quase que total da “iniciativa privada”, profissionalizando o principal produto, é o mais correto a ser feito! Quanto falo em “iniciativa privada” me refiro a uma ou mais empresas dispostas a criar um fundo de investimentos e gerir ou administrar um clube de futebol, de basquete, de vôlei, de handebol...ou de qualquer outro segmento esportivo que pretenda ser competitivo e obter resultados!

Aquela situação que vivenciamos há anos passados...de “pires na mão”, não cabe mais! No futebol, que é o esporte de maior apelo popular, não há como contar só com as arrecadações de jogos, venda de placas de publicidade nos estádios ou com as mensalidades do quadro associativo. Quem assim procede no futebol dito profissional não consegue alcançar grandes objetivos! Como pagar salários de bons profissionais, incluindo de áreas burocráticas e técnicas, além de bancar a composição de um bom time pra colocar em campo?? Ou, simplificando... como se faz boas campanhas nas competições que o calendário impõe se não tiver um bom administrador do futebol, uma comissão técnica e um plantel de jogadores pelo menos razoáveis??

Lembro bem como era o Criciúma de outros tempos. Fui setorista muitos anos, pelas rádios que passei; além de ter trabalhado em quatro temporadas como supervisor do Clube. Na época, vi muito os dirigentes saírem a vender rifa e fazer “vaquinha” pra poder pagar a folha ou os “bichos”, porventura atrasados! Em várias oportunidades, os mesmos empresários ou colaboradores eram visitados e não tinha como evitar uma boa “mordida”! Alguns, de boa vontade, sempre davam um jeitinho! Outros, nem tanto...! E havia quem observasse o que estava acontecendo em campo. Ou seja, bons resultados...vitórias, significava cooperação. Caso contrário, a quantia dada ou emprestada era menor! Em alguns casos, ouvia-se um sonoro “não”!!

O tempo passou e tudo mudou! Na atualidade, obrigatoriamente, há necessidade de investimentos externos para que um clube de futebol proporcione o que se espera dele! Os clubes podem ter seus sócios, conselheiros e dirigentes eleitos conforme estatutos elaborados há 30, 40 ou até 50 anos atrás! Mas, na hora do “vamos ver”...o dinheiro precisa estar na conta para pagamento dos altos custos que o futebol exige! E tais cifras são viabilizadas com menor dificuldade se houver um fortíssimo patrocinador como recentemente a Unimed, junto ao Fluminense, por exemplo. Só que foi um caso raro! O mais correto é profissionalizar todos os setores do Clube e exigir resultados práticos! Paga-se bem...os referidos profissionais contratados nos mais diversos setores e funções; e, exige-se que metas planejadas sejam alcançadas!! Entenderam bem??

Nenhum comentário:

Postar um comentário