quinta-feira, 25 de junho de 2015

Criciúma continua precisando de reforços.

Vamos fazer uma análise mais detalhada do atual plantel do Criciúma e, com você que nos acompanha neste espaço, com certeza chegaremos à algumas conclusões. Não vou colocar aqui a garotada da base que, vez por outra, é chamada para treinar entre os profissionais. Pois bem...3 goleiros...Luiz, Édson e David. Não há necessidade de mais jogadores para esta posição, certo? O Tigre está bem servido! O número de zagueiros chega a 7: Wânderson, Adalberto e Fábio Ferreira, os mais usados nas últimas partidas. E...Joílson, Heitor, Rafael Pereira e Iago Maidana, este recentemente com passagem pela Seleção Brasileira sub-20. Minha opinião é de que, no momento, Adalberto e Fábio Ferreira passam maior confiança. Os outros são...reservas, e só! Diante de tais avaliações, há necessidade de mais qualidade e pelo menos uma contratação se faz necessária!

Sobre os laterais...têm 3 direitos e 4 esquerdos. Os destros...Ezequiel, Maicon Silva e Adalberto ainda não deram aqueeella resposta essencialmente positiva! Parece haver maior esperança com relação a Adalberto que fez bom jogo diante do América Mineiro. Mas, ele precisa ter uma sequência maior de boas partidas para que cresça a confiança em seu futebol. Em relação aos canhotos, Rômulo, Cristiano, Danilo Tarracha e Guilherme Santos...este último deixou uma promissora primeira impressão. Também necessita de mais jogos bons pra ganhar credibilidade! E os volantes? Bem...no grupo há Barreto, Ruan, Wéllington, Walfrido e Marcão. Sei que Rafael Pereira também “quebra o galho” na posição. Entretanto, o melhor, por enquanto, continua sendo o garoto Barreto que não vem sendo aproveitado como titular! O técnico Petkovic ainda está dando crédito para Wéllington que, cá entre nós, não tem “bola” prá jogar num time que pretende acesso à Série A!! Resumindo, o Criciúma terá de trazer mais um ou dois volantes...de preferência dois...pra tentar melhorar a marcação e a produtividade do meio campo!

Entre os meias, o Criciúma tem Róger Guedes, Dôdi, Natan, Dudú e Rodrigo Andrade. O Dudú é o Dudú Figueiredo que veio do Coritiba, emprestado, e ainda não jogou! Está se recuperando de lesão. Depois que Pet chegou, só Rodrigo Andrade tem sido utilizado. Convenhamos, não é supra-sumo ou craque! Por isso, o Tigre precisa de mais um ou dois meias!! Já, para o setor de frente, são 10 à disposição!! Olhem só: Lucca, Maurinho, Bruno Lopes, Paulo Sérgio, Neto Baiano, Silvinho, Thiago Ádamm, Juba e Jéfferson. Há carência de mais?? Em número, não! Só que falta qualidade!! Se espera muito de Lucca e Silvinho e eles não estão correspondendo!! Neto Baiano desencantou no último jogo. E, dentro do que penso, se vier mais atacantes tem que sair alguém!! Assim, considero mais correto!!

Com estas avaliações...conforme o mostrado até agora, se quiser melhorar consideravelmente sua campanha no Campeonato Brasileiro, o Criciúma terá de trazer mais um zagueiro, um ou dois volantes, um ou dois meias e talvez outro reforço para o ataque. Reitero que, qualquer contratação, deve ser de muito boa qualidade!! Aquele tipo de jogador que chega, bota a camisa, joga e resolve!! Contratar por contratar não é o caminho adequado! Felipe Ximenes e Marcos Moura Teixeira ainda precisam provar que sabem mesmo de futebol!! A maioria dos jogadores que foram trazidos por eles não “deu conta do recado”...pelo menos até agora!! 

2 comentários:

  1. Giba
    Boa análise. Por caminhos diferentes acabamos concordando. Sempre disse que da base se aproveitaria Ruan e Barreto e só. Chegaram a dizer que o Dodi era bom jogador. ..Dos que foram contratados somente Neto Baiano, Rodrigo Andrade e Guilherme Santos têm futebol para um time que busca acesso. Precisamos de um lateral direito. Aliás penso que queria dizer Arnaldo e não Adalberto não é isso? O PET pode dar jeito no time mas precisará de reforços. Dois meias sobretudo. E ele tem que parar com esse 4 3 2 1 e jogar no 4 4 2, que para os jogadores limitados que temos, ainda é o mais sensato a ser feito.
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. Sim, correção: na referência a Adalberto, na verdade é sobre Arnaldo. Obrigado!

    ResponderExcluir