domingo, 21 de junho de 2015

A “dança” dos técnicos na era Antenor Angeloni.

Você que sempre nos acompanha aqui neste espaço sabe quantos treinadores já passaram pelo Criciúma na era Antenor Angeloni?? Pois bem...repasso aos leitores a seguinte lista de 23 trocas de técnicos...sem estar, necessariamente, na ordem exata em cada uma das temporadas. Em 2.010, quando a Gestão de Ativos entrou no Clube, no mês de março, veio Argel Fücks que foi um dos principais responsáveis pelo acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, 2.011, foram Guilherme Macúglia, Édson Gaúcho, Guto Ferreira, Mauro Fernandes e Márcio Goiano. Após, 2.012...aportaram no comando à beira do gramado...Sílvio Criciúma, Márcio Goiano e Paulo Comélli, este inclusive, o técnico da subida pra Série A! Em 2.013, o ano começou com Paulo Comélli, depois Vadão...campeão catarinense, Sílvio Criciúma e Argel Fücks...com o mérito de, numa reta final dramática dentro do Campeonato Brasileiro, ter mantido o Criciúma na 1ª Divisão. Já em 2.014...vieram Ricardo Drúbscky, Caio Júnior, Wilsão, Wágner Lopes, Gilmar Dal Pozzo, Toninho Cecílio e Luizinho Viera. E...agora em 2.015, além do próprio Luizinho, já tivemos Moacir Júnior, Dúca e Petkovic. Pra quem não sabe, o Criciúma é tido como o Clube que mais “derruba” técnicos no País!! Que fama, hein??
Vadão, hoje técnico das meninas do Brasil, foi o último campeão catarinense pelo Criciúma.

Reitero que sempre fui favorável à manutenção de uma equipe de trabalho o máximo possível de tempo. Dentro do que penso, trocar treinador toda hora dificilmente leva algum clube ao sucesso. De outro modo, no caso do Criciúma, o problema está muito mais na falta de convicção e planejamento na hora de trazer um profissional do que propriamente outra causa! Com duração de basicamente 3 meses, cada temporada começa com os campeonatos estaduais. O “cara” vem pra cá...o time não vai bem e o técnico já é mandado embora! Trás outro. Não consegue ganhar o Catarinense...é demitido! Quando isso ocorre, já estamos em maio e o Brasileiro às portas. Se começar fazendo campanha razoável, fica! Caso contrário...4 a 5 jogos, perde o emprego!! E assim vai até o fim do ano!! São raros os casos em que há tolerância e tempo para tal!! As cobranças em caso de insucesso e principalmente se cair de divisão são duras e a grande maioria dos clubes não está preparada para absorver tudo isso. Queda de A pra B ou de B pra C, então, é considerado algo inaceitável...imperdoável para torcida e dirigentes! Estes, por sinal, são quase todos amadores, torcedores apaixonados que também não têm grande estrutura para suportar tal carga de responsabilidade!

Vale lembrar que há, ainda, os profissionais contratados para gerir o futebol. E, no mercado atual, eles estão em alta! São os tais gerentes, diretores executivos, superintendentes e outras nomenclaturas destinadas a estas pessoas que estão trabalhando em praticamente todos os clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro. Pra quem não sabe eles têm uma espécie de associação e fazem “rodízio”!! Ou seja, este ano “eu” exerço uma ocupação no Vitória, ano que vem no Botafogo, depois Sport, Palmeiras e por aí vai!! E outro faz o mesmo... e assim, os entendidos em gerenciar futebol passam aqui e ali pra executar projetos. Obviamente que, alguns são empresários e até mesmo procuradores de jogadores e ficam com a incumbência de “empregá-los”! Entenderam?
Eduardo Uran, hoje, é um dos empresários mais bem quistos e bem sucedidos do futebol brasileiro. Alguns jogadores do Criciúma...são “dele”!

Massss...e o futebol, na sua essência e origem?? Ah...Gilberto, fica em segundo plano, com certeza!! O resultado a ser alcançado dentro de campo, o bom futebol...aquilo que encanta(va) os fanáticos torcedores, apaixonados pelo clube do coração desde infância, fica pra depois!! Se der certo, melhor!! Caso não, ganhando um “dinheirinho” aqui e ali com uma negociação ou bom contrato...já está bom! Se for uma transação para o exterior...aí é o ideal!! Vem euro ou dólar e o “bolo” é dividido, às vezes, em várias “fatias”!! Esxtão compreendendo??

3 comentários:

  1. Giba
    Não consegui ouvir a entrevista do Pet na eldorado por razões profissionais. Acaso perguntaram pra ele se existe possibilidade de jogar com dois volantes e dois meias armadores cada qual em seus oficios? Por ultimo, perguntaram sobre a competencia dos laterais que temos?
    obrigado
    abraços
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. Perguntamos sobre forma de jogar e ele meio que se esquivou e disse que as características do plantel definem a maneira de dispôr o time taticamente.

    ResponderExcluir
  3. De bobo não tem nada.Ele é um indivíduo muito inteligente.Já ouvi entrevistas dele quando da sua parada com o futebol.Naquela momento ele sempre dizia que para ser treinador teria que se preparar.A sua resposta Giba com relação ao seu comentário em relação a resposta dada por ele no programa, foi inteligente .Vejo que o repórter que o entrevistar terá que ser mais esperto.Ma passou ser inteligente e com certeza ,jogador que se valorize terá ougulho de ser conduzido por ele.Não é fraco não.APARENTEMENTE.

    ResponderExcluir