sexta-feira, 26 de junho de 2015

A empáfia da maioria dos árbitros!

Eles são EXTREMAMENTE abusados!! Quem me acompanha sabe que considero juiz de futebol figura antipática no mundo esportivo!! Não tenho nada contra a pessoa que é árbitro. Massss ...quando eles colocam o uniforme e entram em campo mudam totalmente! A arrogância, insolência e soberba tomam conta! O que mais me indigna é que eles são intocáveis! Aqui em Santa Catarina, inclusive, com toda certeza...pois não temos registros recentes no nosso futebol em que o árbitro tenha sido afastado por cometer erros que prejudiquem este ou aquele clube. Caramba...o técnico quando erra é criticado e, as vezes, chega até a perder o emprego! Goleiro falhar, então...é algo inadmissível!! Atacante que perde gol...zagueiro quando “fura” em bola... enfim, quem está no futebol e comete falhas acaba pagando muito caro!! E quem contrata mal? Tá ferrado!! E direção omissa? Então...nem se fala!!

Entretanto, o “sêo” árbitro entra em campo, apita, erra...faz o que quer, as vezes até deixando a regra de lado, causam danos a jogadores e clubes e saem, “na boa”, protegidos por toda segurança possível. Vai pro vestiário, toma o seu banho, liga pra casa, fala com a namorada ou esposa...amigos, programa o jantar e a viagem de volta e ninguém cobra absolutamente nada!! Ou melhor, não se pode nem chegar perto do tal cidadão “de preto”!! Entrevistas pós jogo? Nem pensar! Eles não podem e não devem se manifestar, conforme determinação da respectiva federação estadual ou C. B. F. É assim e não há quem consiga mudar!! Sei que eles devem, obviamente, ser respeitados! Afinal, se prepararam para a função, passaram por testes e avaliações. Mas, insisto, que o intrigante é que não uma cobrança mais incisiva em cima do trabalho dos árbitros e eles, em várias oportunidades, “deitam e rolam”...e não são punidos!!

Puxei este assunto na postagem de hoje para destacar que raramente ocorre o contrário do que acabamos de relatar e opinar. O caso do brasileiro Sandro Meira Ricci, árbitro brasileiro que estava trabalhando na Copa América, impõe essa raridade. Ele teve uma atuação muito ruím, conforme avaliação da Conmebol, no jogo entre Chile e Uruguai, por uma das quartas de final da competição. Seu desempenho acabou gerando polêmica e, pelo que pude constatar, Sandro Meira foi tolerante demais!! Além disso, esteve confuso e atrapalhado!! Como “prêmio” está sendo afastado e não apita mais nesta Copa América!! Ah como gostaria que tais punições acontecessem também por aqui...!!!
O árbitro Sandro Meira Ricci, filiado à F. C. F., conseguiu desagradar chilenos e uruguaios!

Passarinho Arrepiado, depois de alguns dias curtindo folga aqui da coluna e de seus afazeres diários, se mostra revoltado com a “dedada” de Jara, atleta do Chile, no “traseiro” do atacante Cavani, do Uruguai, em partida das duas seleções pela Copa América, nesse meio de semana. O “bichinho” esquece que tal atitude é muuuiiitto antiga em jogos de futebol. Cuspidas, mãozadas, dedo aqui e ali ou puxões, além das tradicionais cotoveladas...é lá do tempo do “êpa”!! E...quanto a Copa América, claro que o Chile está “com um pé” na decisão! Ora bolas...alguém acredita o contrário?? Eu não!! Bronca sim...pras outras duas partidas das quartas: Colômbia x Argentina; Brasil x Paraguai. E...continuo achando que os pupilos de Dunga não chegarão à final!! Masss...tomara que eu me engane!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário