quinta-feira, 16 de julho de 2015

O fantasma de 91!!

A idéia foi de um apaixonado torcedor do Criciúma de nome Ian Teixeira. Numa bela sacada, o carvoeiro assumido aprontou uma “fantasia de fantasma” e se vestiu assim no estádio da Arena Grêmio, em Porto Alegre, durante o jogo do Criciúma, na última terça-feira(14). Muito boa a idéia, sem maldade e sem instigar qualquer provocação...com o intuito de lembrar o que aconteceu há 24 anos atrás quando, lá na capital gaúcha, o Tigre começava a encaminhar a maior conquista de toda a história do futebol catarinense: a Copa do Brasil de 1.991!! Nada de brigas ou clima tenso na casa gremista. A Polícia Militar soube conduzir todas as questões de segurança e os quase 300 torcedores que lá estiveram se sentiram “em casa”! E...o “fantasma”, inclusive, promete estar presente no jogo da volta, dia 21, terça da semana que vem, no estádio Heriberto Hülse.

Massss...o que mudou, “do dia pra noite”, em relação ao Criciúma?? Afinal de contas, até se confirmar a vitória diante do Grêmio havia uma desconfiança muito grande em relação ao que poderia apresentar o Criciúma na Arena. E...cá entre nós, não era para menos!! Até porque, o futebol mostrado pelo Criciúma, até então, era de qualidade duvidosa! Pois...finalmente os planos táticos de Petkovíc deram certo, houve encaixe na marcação, agrupamento dos setores, diminuíram bastante os erros de passes, a equipe não deu “balão” pra tentar sair jogando e a linha ofensiva construiu jogadas de perigo perante a meta adversária. O resultado de 1 a 0 acabou saindo “barato” para os gaúchos! Quem jogou mais e levou maior perigo, principalmente em contra-ataques, foi o Criciúma! Então...dá pra dizer que o placar até poderia ter sido 2 a 0 ou 3 a 1...para o Tigre, claro!!

E a volta? Bem...é outra “bronca” que o Criciúma terá de encarar com a mesma valentia e estilo de jogo demonstrados quando da ida. Mas, Gilberto...será que o Criciúma vai conseguir não deixar o Grêmio jogar...de novo?? Não sei! Não tenho bola de cristal, não sou e nem quero ser vidente!! Só espero que haja continuidade do que vimos em solo portoalegrense. Também é verdade que, como dizia um velho filósofo contemporâneo, “cada jogo é uma história”... ”futebol se ganha, se perde ou se empata”!! De qualquer modo, continuo acreditando que está havendo uma evolução no Criciúma das últimas partidas. Em disputas tão “parelhas” como os jogos do Campeonato Brasileiro da Série B, ficar invicto 5 jogos não acontece sempre. Somando a partida contra o Grêmio, a invencibilidade de Pet no Tigre sobe pra 6 partidas!! Com o adendo de que a última impressão deixada nos dá uma confiança maior para que as coisas finalmente “entrem nos trilhos”, a partir de agora!!

Sobre o Campeonato Brasileiro continuo com a idéia de que as prioridades no Criciúma devem ser direcionadas para os jogos contra Bahia e Santa Cruz, os próximos pela Série B, onde inclusive a posição ocupada de momento não causa nenhuma tranqüilidade! Lembro que o Tigre é ”só” 14º na tabela e vai precisar de 6 ou, na pior das hipóteses, 4 pontos nesses dois jogos que serão em casa!! Bem...no meio de tudo isso, o jogo do Grêmio que também passou a ganhar maior importância em razão do resultado alcançado lá! Se souber conduzir com autoridade e elevada concentração, o Criciúma poderá se dar bem nas duas competições!! Lembro ao leitor que os jogos em sequência: Bahia, Grêmio e Santa Cruz serão no Heriberto Hülse, o que cria uma expectativa de bastante otimismo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário