terça-feira, 11 de agosto de 2015

Reta final de turno nas séries A e B.

Tanto na 1ª como na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro, faltam duas rodadas pra acabar o turno. Assim, vamos chegando à metade de cada uma das competições. Na Série A, algumas situações de momento podem nos dar idéia de projeções visando o returno. Por exemplo, na parte de baixo da tabela, 5 pontos separam o 16º colocado, Avaí, do 17º, no caso...Goiás, o primeiro que cai. Isso quer dizer que o time esmeraldino terá que ganhar seus dois próximos jogos, torcer contra o azurra de Florianópolis e ainda depender de outras combinações para fugir do descenso. Imaginem, então, Joinville, Vasco e Coritiba que, respectivamente, têm 13 pontos e 12, o último? Claro que são circunstâncias de agora! Mas, pelo “andar da carruagem” equipes como Vasco, Joinville e Coritiba estão cada vez mais se afundando na zona do rebaixamento! Nas duas próximas rodadas, atentem para os jogos destas equipes que, na minha opinião, são as que enfrentam maiores dificuldades técnicas. O Joinville tem o Cruzeiro em casa e o Grêmio, fora. O Vasco pega o Santos na Vila Belmiro e o Coritiba, em Curitiba. E... o “Coxa” que, na próxima rodada joga contra o Palmeiras, em São Paulo. Convenhamos, só “pedreira” pela frente os maiores freqüentadores do Z-4!!!

Há também uma observação a ser feita com relação ao meio da tabela. Ou seja, a distância entre o 8º e o 9º colocado: São Paulo, 28...Chapecoense 24. Tipo assim...está bem escancarado que, do São Paulo “pra cima” há uma disputa mais acirrada pelas primeiras colocações, pensando em título e classificação para a Taça Libertadores. Sobre os catarinenses, a Chapecoense faz uma campanha bastante tranqüila. Pra quem está no 2º ano disputando a elite do nosso futebol, a “Chape” vai “muito bem, obrigado! Com certeza não está fazendo campanha com riscos de rebaixamento. Já, Figueirense e Avaí, que estão perto da”degola”, mais Joinville, que não sai da zona de desespero desde o início do torneio, têm que tomar muito cuidado para não causar novas decepções a quem gosta do futebol catarinense...!!!

Na Série B do Campeonato Brasileiro, também há detalhes a serem observados no que se refere às últimas posições da tabela. O ABC é o primeiro que cai, “de cima pra baixo”...tem 17 pontos, 3 a menos do que a Luverdense, no caso o último clube que não “desce”! Mas, na Série B, há maior nivelamento até em razão dos quesitos técnicos que são inferiores aos da Série A. Mal mesmo, entretanto, está o Ceará! Onze pontos, já trocou de técnico duas vezes e não se ajeita!! É o lanterna!! O Botafogo, que liderou a competição em quase todas as rodadas, vem decaindo e já é quarto colocado! Vitória, Bahia e América Mineiro fazem campanhas com um pouco maior de solidez! Os três são os primeiros com 31 pontos!

Quanto ao Criciúma, que joga nesta terça-feira(11) novamente em casa, contra o Payssandú, continuo com a idéia de que vai ter de jogar mais do que jogou contra o Oeste pra conquistar nova vitória. Já é mais do que sabido por todos que o Criciúma tem carências técnicas e que, se não houver providências no sentido de qualificar o elenco, o Tigre vai ficar “no meio da tabela”! Na verdade, o time montado pelos dirigentes não pode ser chamado de ruím! Masss... há defecções, problemas e falta de maior qualificação! Enquanto isso, o técnico Petkovíc vai “ganhando pontos” com sua competência e muita sorte!! Há insistência no esquema tático e, assim, o Criciúma segue ainda sem provocar total convencimento em relação a seu futebol. Também não se tem projeções mais otimistas de uma boa campanha daqui pra frente porque o time, em campo, não nos passa uma real confiança!! E...de última hora: Marcos Assunção, 39 anos, no Tigre??? Pra jogar!!! Aguardemos! Mas, é o que rola nos bastidores!!! Huummm...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário