sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Recordação histórica!!

A data? Pois bem...24 de novembro de 1.996. Local...estádio Joaquim Américo, que depois virou a Arena da Baixada, em Curitiba. Jogo? Nossa! Quanta lembrança boa!! Atlético Paranaense x Criciúma. Resultado? O Tigre ganhou por 2 a 1! Seria uma partida normal da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano se não fosse, justamente, jogo pra definir o rebaixamento ou não do Tigre. Na tabela o Atlético estava tranqüilo. O regulamento indicava que, depois de jogarem entre si em turno único, os 8 melhores teriam classificação assegurada para a etapa seguinte. Da mesma forma, os dois últimos, entre 24 participantes, seriam rebaixados!! O Criciúma foi a Curitiba jogar contra o Atlético que, então, estava de “sangue doce”! Só que o Tigre precisava, obrigatoriamente, da vitória pra não depender de qualquer outro resultado!
Bola rolando...estádio cheio e Paulo Rinck fez um a zero, logo no 1º minuto! Que ducha fria! O resultado estava rebaixando o Criciúma! Eis que, aos 5 minutos, Marcão...um volante que também jogava de lateral, veio do Juventude pra cá, empatou o jogo. Esperanças renovadas e uma partida com movimentação lá e cá! O Atlético não queria deixar transparecer que poderia “entregar” para o Criciúma. Pelo contrário! Várias chances foram criadas, de parte a parte, com maior pressão do time da casa. O drama perdurava...até que aos 21 minutos da 2ª etapa, Carlos Henrique, o “Flecha Negra”, avançou pela direita e bateu cruzado, vencendo o goleiro adversário. Gol do Criciúma e da permanência na 1ª Divisão!! No mesmo horário, o Fluminense que também corria risco de descenso, fazia sua parte fora de casa e ganhava do Vitória por 3 a 1. Só que precisava de uma derrota do Criciúma em Curitiba. Fim de jogo...fim de rodada e o Tigre, heroicamente, conquistou resultado necessário e fez festa por se manter na Série A pra 97...!!

Quanto ao Fluminense e o desenrolar dos acontecimentos...pois bem, em campo o tricolor carioca mais o Bragantino acabaram sendo rebaixados. Subiram da Série B, em 96, União São João e América, de Natal. Só que houve “virada de mesa”! A CBF alegou suspeita de que alguns resultados teriam sido manipulados e antes que houvesse uma interferência maior na questão jurídica, tomou uma decisão política. Assim, o Campeonato Brasileiro do ano seguinte teria 26 clubes! Não caiu ninguém...permaneceriam os 24 mais os dois que subiram da “B”! Eitaaa...!!!


Passarinho Arrepiado e suas lembranças daquela data...24/11/96. O Atlético Paranaense era treinado por Evaristo de Macedo e jogou com Ivan; Marcelo Silva, Reginaldo, Jorge Luiz e Branco; Dedé, Clebertong(Andrei), Pierkaski(Jorginho) e Luiz Carlos; Oséas e Paulo Rink. O Criciúma, cujo técnico era Sérgio Cosme, teve Roni; Gílson, Wílson, Niélsen e Paulo Henrique; Marcão, Marco Aurélio, Ivair e Leandro Augusto(Everaldo); Toni e Índio Mineiro(Carlos Henrique)(Clésio). Como é bom rememorar coisas boas, não é mesmo??!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário