terça-feira, 17 de novembro de 2015

850.000 a 1 milhão e 100 mil reais.

Estes são os valores por mês que, digamos, estão sendo projetados pelo presidente do Criciúma, Jaime Dalfarra, pensando nos gastos que terá com o futebol em 2.016. Massss...só com o Depto. de Futebol Profissional? Não! Desses valores, consideremos uns 300 mil com as categorias de base. Pelo menos aqui neste espaço, vou “trabalhar” com a hipótese de que 650 a 850 mil sejam destinados à montagem e manutenção do time que jogará as três ou quatro competições, em princípio, programadas: Campeonato Catarinense, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série B e, talvez, a Copa Sul/Minas/Rio. Digo “talvez” porque o fim da temporada irá determinar o novo ranking da CBF e saberemos se o Criciúma continuará ou não na frente da Chapecoense. Conforme o que foi pré-combinado entre os organizadores do torneio, os representantes de Santa Catarina serão apontados da seguinte forma: Figueirense, Avaí e o mais bem colocado no ranking da CBF. Hoje, o Criciúma está na frente do rival do Oeste: são 6.739 pontos contra 5.630. Claro que há de se considerar que, no Brasileiro da B faltam duas rodadas e, no da A, ainda quatro! Então, aguardemos o término de ambas as competições para termos a certeza ou não de que o Criciúma vai jogar a Copa Sul/Minas/Rio.
E jogar o referido certame poderá influenciar no orçamento do Criciúma? Penso que sim! Afinal, se participar da Sul/Minas/Rio virá mais verba da TV e os cofres do estádio Heriberto Hülse poderão se “abrir” mais um pouquinho!! De qualquer modo, no meu entendimento, com os números divulgados pelo dirigente Dalfarra(foto acima), convenhamos, dá...sim senhor...pra reunir boa equipe de trabalho e montar uma equipe competitiva. Quem me acompanha nos espaços que disponho na mídia sabe que não abro mão de que o Criciúma sempre lute pra ser campeão catarinense. Afinal, que outro campeonato o Tigre teria mais chances de disputar??? Ora bolas...sem hipocrisia!! Entre Estadual, Nacional, Copa do Brasil e até a Sul/MInas/Rio...as maiores e melhores oportunidades recaem sobre um possível triunfo em âmbito regional!! E não adianta pensar que o Criciúma já ganhou Copa do Brasil em 1.991 e blá, blá, blá...!!! Aquilo foi uma grande conquista, sem dúvida! A maior na história do futebol catarinense!! Mas, vamos nos ater à realidade!! E o “hoje” mostra que tudo está bastante diferente!! O rumo que o Criciúma deve tomar é fazer de tudo pra voltar a ser campeão em Santa Catarina; participar e ir o mais longe possível na Copa do Brasil e Sul/Minas/Rio; e, lutar com “unhas e dentes” pra subir da Série B pra A no Campeonato Brasileiro. Ah...e depois do acesso, conseguir estrutura que permita ficar, pelo menos, 3...4 anos na elite do futebol nacional!!

E a “espinha dorsal” pra fazer uma bom time? Todos sabem que está em muita qualidade no goleiro, num zagueiro, no “volantão”, no meia e no atacante de área. Isso não quer dizer, entretanto, que o restante possa ser “perna de pau”!! Entretanto, quem quer ter planos objetivos de sucesso ao preparar um grupo de verdadeiros atletas de futebol, precisa... obrigatoriamente, de qualificação técnica!! Não há como chegar “na frente” com uma equipe de “brucutus”!! Por isso, entendo que Jaime Dalfarra terá de gastar um pouco mais pra dar jogadores de habilidade e atributos ao técnico Roberto Cavalo!! É questão de ambição... “querer o algo mais”!!!

Um comentário:

  1. Na minha avaliação o campeonato Catarinense é o laboratório de tudo que podemos ter para o brasileiro.Até porque em seguida começa o brasileiro quando a equipe já deve estar preparada para ter um bom campeonato.Sempre digo que as primeiras cinco partidas de uma competição reflete o resultado do que será o futebol para o grupo.

    ResponderExcluir