sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Contratar bem e gastar pouco!!

Talvez este seja um dos principais desafios de quem vai comandar o Depto. de Futebol do Criciúma em 2.016. Até porque, pelo que temos visto nos últimos anos, a incompetência tem imperado na cabeça do(s) responsável(is) quando o assunto em pauta era trazer os chamados “reforços”! Não vou citar nomes...nem preciso! Masss...o leitor que nos acompanha sabe a quem me refiro!! Por sua vez, o ex-presidente Antenor Angeloni soltou dinheiro “a reviria”!! E isso aconteceu nas últimas três temporadas. De tantos e diversos que aportaram no estádio Heriberto Hülse, pouca coisa boa se aproveitou!! A grande maioria foi de baixa qualidade técnica!! Alguns...ainda menos qualificados se compararmos com a linha de mediocridade!! O resultado disso foi uma campanha “se arrastando” em 2.013, no Brasileiro ainda da Série A e um 2.014 terrível!! Refresco a memória do torcedor lembrando que o Criciúma não obteve bom rendimento sequer nos dois últimos estaduais!! No Brasileiro, então...todos sabem de cor e salteado!! Ano passado...péssimo desempenho que culminou com o rebaixamento e, em 2.015, uma Série B que, durante algum tempo, andou “arranhando” o rebaixamento!!

Por isso destaco a importância que terá o “cara do futebol” com a incumbência de formar o plantel para as próximas disputas. Reiteradas vezes tenho dito que não abro mão de que seja alguém que tenha identidade com o Criciúma e com a Criciúma...entenderam bem?? Empresário de futebol precisa e deve ser consultado, mas não pode haver “conchavo” com ele!! Essa história de contratar este ou aquele sem ver o cara jogar ou ter amplo conhecimento sobre o referido atleta...acreditando em indicação seja lá de quem for, não pode acontecer de novo!! Os riscos de errar são bem maiores do que um improvável acerto!! Empresário ou procurador de futebol quer é botar seu produto no mercado. E, para tal, eles preparam DVDs e, geralmente, têm uma lábia que, se os dirigentes dos clubes não forem capacitados...acabam caindo numa falsa conversa!!

Uma “rapidinha” que serve como exemplo aconteceu com o Criciúma em 2.004, ano que acabou amargando rebaixamento!! Depois de três temporadas no futebol português, o Criciúma trouxe o atacante Ceará...lembram dele? Teve uma passagem bastante razoável pelo Internacional de Lages, jogou em vários times e, hoje, está no Treze, da Paraíba. Pois...em 2.004, um astuto homem de negócios no futebol conseguiu colocar Ceará no Criciúma pra jogar a Série A do Campeonato Brasileiro. Tive acesso ao DVD com lances do atleta. Tinha até gol de bicicleta!! De cabeça...então...vários!! Chutes de fora da área, finalizações perfeitas, dribles...! Enfim, uma série de jogadas que acabaram impressionando e convencendo os dirigentes do Tigre. O cara veio e gol que é bom...nada!!

Sempre fui favorável à montagem de times com jogadores que querem buscar espaço e comprometidos com o respectivo clube que o contrata. A história do Criciúma mostra que as maiores e principais conquistas ocorreram com atletas que tinham este perfil. Boa parte de quem por aqui passou e foi determinado conseguiu dar sequência na carreira alcançando sucesso e bons contratos. Aliás, é uma questão de tentar e buscar crescer na vida!! Quando foram trazidos pra cá jogadores muito “rodados” e mais “malandros” da bola...o Tigre não se deu bem! Querem alguns exemplos de quem passou pelo Criciúma, jogou...na verdadeira acepção do termo e cresceu depois? Pois vem...Itá, Jairo Lenzi, Gélson, Jairo(volante já falecido), Roberto Cavalo, Vanderlei, Máhicon Librelato(também já nos deixou), Roberto, Paulo Báier, Uêndel, Lins...e tantos outros...!!
Mahicon Librelato, uma das maiores revelações na história do Criciúma. O destino nos pregou uma peça!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário