sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Por que no Brasil se troca tanto de técnico??

A maneira como fazem futebol no País impede que quase todos os treinadores fiquem longo tempo nos clubes. Há exigência e é grande a cobrança de dirigentes, torcida e imprensa! Os profissionais são contratados pra levar o time ao título ou, no mínimo, a uma colocação honrosa dentro de qualquer competição. Na nossa”praia”... jogar o Campeonato Catarinense, por exemplo, e não conseguir brigar pelas primeiras posições, obviamente acaba derrubando o técnico! Principalmente se este estiver trabalhando no Criciúma, no Joinville, na dupla da Capital(Figueirense e Avaí) ou na Chapecoense. Depois, a pressão aumenta quando chegam as competições em nível nacional. Pra qualquer um deles, participar do Campeonato Brasileiro significa tentar ficar longe da zona do rebaixamento! Foram raríssimas as vezes em que um dos nossos representantes se viu tranqüilo na tabela de classificação... ao longo da história.

O tamanho do futebol barriga-verde ainda não permite que sonhemos com posições mais significativas...situação mais escancarada na Série A! O poderio estrutural e, principalmente, financeiro é menor do que os considerados grandes e, a não ser em situações absolutamente esporádicas, o “normal” é passar dificuldades pra se manter numa 1ª Divisão. Lembro que em 1.975, quando ainda não havia rebaixamento, o Figueirense realizou uma campanha bastante razoável no Campeonato Nacional. Time era treinado por Lauro Búrigo. De lá pra cá, no fim dos anos 70 o Joinville também “incomodou” na então Taça de Ouro. Depois...o Criciúma em 1.995. O Figueirense voltou a se destacar quando conseguiu permanecer na Série A durante 7 anos...na década passada. Massss...finalizar qualquer Série A, até agora, nas primeiras colocações, ninguém ainda conseguiu!

Isso não quer dizer que somos absolutamente leigos em fazer futebol! Entretanto, reconhecidamente, não temos “bala na agulha” pra brigar com alguns dos considerados de maior projeção como Corínthians, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, Internacional, Santos, Flamengo... dentre outros. Talvez, o fato de, hoje, estarmos com quatro representantes na Série A possa fazer com que ajude no crescimento e reconhecimento do futebol de nosso Estado. Claro que, de outro modo, corremos risco de perder vagas em razão da classificação na tabela, principalmente de Joinville, Avaí e Figueirense. De qualquer forma, “estamos” na vitrine de um dos certames mais badalados do mundo! E...precisamos saber aproveitar tal marketing!!

Na Série B, o Criciúma está deixando escapar grande chance de acesso e retornar pra elite! Se formos rememorar, o Tigre lutou e continua lutando para fugir das últimas colocações desde os início do campeonato! A melhor posição obtida pelo Criciúma durante as 33 rodadas já realizadas foi um nono lugar...lá pela metade da competição! Convenhamos, muito pouco pelo investimento feito! Aliás, a lição...espero, pelo menos, que tenha sido assimilada por quem é de dever no estádio Heriberto Hülse. O legado que deixou o presidente Antenor Angeloni, inquestionável! Masss...o futebol foi entregue para pessoas que não deram resposta esperada! Até agora não consigo entender como a dupla Marcos Moura Teixeira e Felipe Ximenes(fotos abaixo) não deram certo no Criciúma!! Ambos tiveram tudo “na mão” e não souberam levar o Tigre, ao menos, a uma campanha que não fosse considerada vergonhosa como a que estamos presenciando!!

Um comentário:

  1. Tem que botar um cara deste na cadeia.Com a conivencia do Antenor o cara cerrou o time por completo e fez o que quiz.Tirou toda a identidade do tigre.SAFADo. O Ximenes deveria sair daqui para a cadeia.

    ResponderExcluir