sábado, 24 de janeiro de 2015

Por que voltar pra marcar?

É quase uma obrigação de todos os 11 jogadores dispostos em campo num time de futebol... ter de auxiliar na marcação quando este não tem posse de bola. Alguém pode argumentar dizendo que antes não era assim e os jogos eram muito mais atraentes, sob o ponto de vista competição e espetáculo. Masssss...tudo muda! E o futebol da atualidade é bem diferente daquele que nos encantava em outros tempos. São poucos os treinadores que abdicam de usar uma tática bastante conhecida com todos atrás da linha da bola. Quando o time está lá na frente e perde a bola...logo logo vem uma frase(aos gritos)de 99,99% dos técnicos: “Recompõe! Recompõõõõeee!! Volta rápidooooo!!! Marca, marca! Pega...pegaaaa...atenção atráááss!!”.

Na minha opinião, são vários os motivos que levam a grande maioria dos técnicos a agir assim. O maior deles é o medo! Medo de tomar o gol, sofrer derrotas e perder o emprego! Alguns poucos jogadores, entretanto, não se submetem a tal “ordem” do banco. O atacante Wálter, do Fluminense, é um deles. Outros como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário...também não colaboravam com o sistema de marcação. Lembram?? No Criciúma, tanto em 2.012 como no ano passado, Zé Carlos também não era muito chegado a voltar pra marcar. De qualquer modo, é quase uma “febre” mundial no aspecto tático de várias cabeças pensantes que trabalham na área técnica.

O Criciúma faz amistoso neste sábado(24), o único antes da estréia no Campeonato Estadual. Adversário será o Novo Hamburgo lá na casa deles. E, por aqui, o técnico Luizinho Vieira confirma que Eduardo ganha nova chance pra começar um jogo como titular na lateral-direita, em razão da lesão de Maicon Silva. No meio, Ezequiel aparece como surpresa para jogar como volante. Por que escalar o garoto, que é lateral de ofício, no setor de meio-campo?? Pra mim, invenção de Luizinho Vieira! Embora, ainda no time júnior, Ezequiel já tenha atuado, mesmo que poucas vezes, nesta posição. Entretanto, está claro que o menino de Treze de Maio é lateral e não volante!! Quem está perdendo a posição é Rafael Rodrigues, ou Rafael “Tanque”, como queiram. O ataque será formado por Lucca e Bruno Lopes. Assim, o esquema tático do Criciúma é mudado pelo treinador. Luizinho havia dito ser adepto do 4-2-3-1. Com as mudanças, fica bem mais parecido com um 4-4-2. Além de Bruno no gol; os 4 da defesa... Eduardo, Rafael Pereira, Joílson e Danilo Tarracha; mais 4 no meio, sendo 3 volantes...Barreto, Luizinho Mello e Ezequiel, com Cléber Santana mais avançado: e, os 2 atacantes...Lucca e Bruno Lopes. Noto que Luizinho Vieira ainda busca uma formatação tática que lhe agrade e possa render um futebol de maior objetividade e rendimento prático.

E o Arrepiado? Pois meu grande amigo, fiel escudeiro, Passarinho Arrepiado, além de “espiar” o Tigre, vai acompanhar, neste sábado, a decisão da Copa Santiago de Futebol Juvenil, entre Avaí e Independiente Del Valle, do Equador. Pra surpresa de todos, catarinenses e equatorianos eliminaram a dupla Gre-Nal e com méritos chegam motivados para esta final. Da mesma forma, também receberá atenção do “bichinho” a decisão da Copa São Paulo, neste domingo(25), 11 da manhã, entre Botafogo-SP e Corínthians. Nos dois jogos decisivos, o Passarinho aposta em Avaí e Botafogo. Fecho com ele!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário