terça-feira, 4 de novembro de 2014

Chapecoense e Figueirense também correm perigo!

Não nas mesmas circunstâncias que estão sendo vivenciadas pelo Criciúma. Mas, os outros dois representantes do futebol catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro podem perder da mesma forma que o Criciúma, suas vagas na elite pra 2.015. Acompanhem o raciocínio e tirem suas conclusões. A Chapecoense é 15ª colocada na tabela, com 36 pontos, só 2 a mais do primeiro que está na zona do descenso. Os próximos adversários da equipe do Oeste são, pela ordem: Figueirense, fora; Vitória em casa; Fluminense no Rio de Janeiro; Botafogo e Cruzeiro...duas seguidas em Chapecó; e, Goiás, no Serra Dourada. Já, o Figueirense, 14º também com 36 pontos, enfrenta a Chapecoense, no Scarpélli; depois duas fora de casa...Atlético Mineiro e Botafogo; Vitória, em Florianópolis; São Paulo, no Morumbi; e, Internacional...no Estreito.

Os dois companheiros do Criciúma na atual competição também não terão “vida fácil”! A projeção de ambos é se livrar do risco de rebaixamento...o mesmo que quer o Tigre. A vantagem, entretanto, de Índio e Manezinhos, é que eles estão fora do Z-4 e podem fazer uma campanha de manutenção! Mesmo assim, entendo que tanto um como outro vão encontrar dificuldades pra atingir seus objetivos. Dentro do que penso, a Chapecoense precisa se preocupar mais do que o Figueirense. As maiores “pedreiras” do time de Jorginho...o Figueirense...confronto direto, fora de casa; o Cruzeiro...mesmo que seja no Índio Condá; além de fechar sua participação diante do Goiás, em Goiânia. Por sua vez, o Figueirense não fica muito atrás em termos de jogos mais complicados. A turma de Argel Fucks ainda terá que jogar dois jogos consecutivos fora...e isso pesa muito numa reta final! De outro modo, o fato de encerrar o campeonato no Orlando Scarpélli, mesmo que seja contra o Inter, pode ser fator favorável ao Figueirense.

Quanto ao Criciúma, reitero o que penso. O esperado milagre ainda não aconteceu e parece que nem vai dar as caras! Como acreditar num time que jogou 32 rodadas e perdeu 16?? Vem de 4 derrotas consecutivas e não passou, ainda, nenhuma confiança a quem o acompanha! Masss...contudo, no entanto, pois pois...se a zebra rondar o Mineirão no próximo domingo(09), a partir das 19:30, o Criciúma vai ter uma sobrevida! Se eu acredito nisso? Não, não!! Entretanto, o futebol é um dos raríssimos esportes onde o menos qualificado pode ganhar do melhor! Então, se vencer do Cruzeiro, o Criciúma pode “dar uma ressuscitada” e vir pra dois jogos em casa, contra Grêmio e Bahia...ainda sonhando!

Sobre a Série B do Campeonato Brasileiro, está claro que o Joinville já tem seu acesso garantido! Atingiu os 63 pontos e, faltando 5 rodadas ocupando a 2ª colocação, ninguém tem dúvida de que estará na Série A ano que vem. Quanto ao Avaí...sua situação já esteve bem mais tranqüila do que agora. Ficou no G-4 por 17 rodadas e, depois da derrota por 3 a 1 para o Luverdense, semana passada, perdeu seu lugar para o Atlético de Goiás, treinado...olhem só... por Wagner Lopes!! Assim, o momento indica que o Avaí já não depende mais só de si para garantir seu retorno à elite do futebol brasileiro. Dizem que o Cléber Santana anda fazendo falta por lá e mesmo tendo no comando técnico o bom Geninho, mais a experiência de Marquinhos...virtudes que podem não ser suficientes para que o Leão venha a “rugir alto” na Ressacada!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário