segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Criciúma chegou no seu limite!

Não tem mais o que tirar! Cada um desses atletas que faz parte do atual plantel do Criciúma...cada um já deu o que tinha que dar nesta temporada. O nível da qualidade do grupo é bastante duvidosa. Muito embora na montagem do que conseguiu ser planejado para que o Criciúma jogasse a Série A do Campeonato Brasileiro...nós mesmos demos mais crédito. Ou seja, esperávamos mais da grande maioria desses jogadores. Contra o São Paulo, o Criciúma deu mostras, novamente, de que cada um rendeu o que podia render! Talvez um “algo mais” de João Vítor e Cléber Santana tivesse ajudado. Mas, o que me refiro, é a capacidade, num todo, do time montado. O que se viu, mais recentemente, contra Atlético Mineiro e Santos foi além da expectativa.

Bruno fez boas defesas mas, outra vez, falhou em um lance capital! No lance do 1º gol... escanteio contra e o goleiro chegou atrasado pra soquear a bola. O zagueiro Édson, de dentro da pequena área, conseguiu o cabeceio pro fundo das redes. Nota 4. Eduardo jogou razoável partida. Melhor no 1º do que no 2º tempo. Teve mais liberdade para atacar e o fez com certa freqüência. Nota 5. Joílson me pareceu estar mais tenso do que o normal. Os atacantes do São Paulo o assustaram! Tecnicamente, não foi tão eficiente como em outros jogos anteriores. Nota 4. Fábio Ferreira, por sua vez, não comprometeu. Retornou ao time titular com a habitual tranqüilidade. Nota 6. Giovânni realizou muito bom jogo e se destacou em relação aos demais, principalmente na 1ª etapa. Fugiu das suas características...que são mais defensivas e foi várias vezes a frente, auxiliando o ataque. Nota 6. Rodrigo Souza fazia seu trabalho de costume...de proteção a defesa e ajudando a marcar os bons meias e atacantes do adversário. Erradamente foi substituído por Toninho Cecílio. Depois da sua saída, o São Paulo encontrou maior liberdade para atacar e fazer jogadas na frente e dentro da área do Criciúma. Nota 6. João Vítor não jogou bem. Disperso...apareceu pouco e talvez já esteja sentindo que não dá mais pra se livrar do descenso!! Nota 4. Atuação parecida teve Cléber Santana. Abaixo do que já mostrou...não foi participativo e sua participação também foi discreta. Isso...comparando o seu futebol com que o que conhecemos e sabemos o que ele pode apresentar! Nota 5. Róger Gaúcho começou jogando mas teve de ser substituído logo a 12 minutos de partida e não merece avaliação. Entrou Paulo Baier que realizou algumas boas jogadas. Embora sua qualidade técnica seja indiscutível...nitidamente, a idade pesa e a mobilidade não é mais a mesma! Nota 5. Lucca, pela voluntariedade e disposição, merece referência positiva. Nota 6. Em relação ao atacante Souza, lutou muito! Continua mostrando muita disposição e teve o mérito do gol marcado. Nota 6. Ainda foram utilizados Martinêz e Maurinho. O primeiro entrou para reparar o “buraco” com a substituição errada de Rodrigo Souza. Nota 4. E... Maurinho, a seu estilo, correu muito e produziu algumas boas jogadas pela direita...em velocidade. Nota 5.
Criciúma e São Paulo fizeram bom jogo. Prevaleceu a maior qualidade dos visitantes.
.
A estréia do técnico Toninho Cecílio merece algumas observações. Taticamente, optou em recuar um pouco Rodrigo Souza para liberar os laterais. Num primeiro momento deu certo e o Criciúma ficou mais com a bola no campo de ataque. Mas, reitero que se equivocou ao tirar Rodrigo Souza que fazia bom jogo. O mais correto era sair João Vítor. Todos nós sabemos, entretanto, que, quando veio pra cá...Toninho Cecílio já sabia que o “barco estava afundando”!! Nota 5.

E o Passarinho Arrepiado? Ficou de olho também na qualidade do São Paulo. Impressionante como há disparidade numa comparação com o Criciúma. Não dá nem pra pesar na balança qualquer um de lá com os de cá! Jogadores como Michel Bastos, Paulo H. Ganso, Alan Kardec, Luiz Fabiano e cia. são de qualificação irreparável! Assim...o Criciúma estava na dependência de muita luta e superação. Conseguiu ser competitivo...mas lhe faltou competência!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário