quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Tigre “comeu” a Raposa em pleno Mineirão!

Isso aconteceu em 17 de março de 2.002. Faz tempo, hein?! Sim...muito! Cruzeiro e Criciúma se enfrentaram, naquela data, pela então Copa Sul-Minas. Paulo César de Oliveira apitou aquela partida que foi surpreendentemente vencida pelos catarinenses. Dois a um, gols de Jéfferson Feijão para o Criciúma; e, Joãozinho para o Cruzeiro. Cuca era o técnico do Tigre e Marco Aurélio o comandante cruzeirense. O Criciúma se utilizou de um esquema com três zagueiros e o time atuou com: Roberto, hoje capitão e líder na Ponte Preta; Luciano, André Turatto e Cametá; Luciano Martins, Cléber Monteiro, Paulo César, Juca e Alonso; Ânderson Lobão e Jéfferson Feijão. Entraram Edinho, Bruno e Carlos Henrique. Atentem que o jogo foi no começo do ano, antes do Campeonato Estadual, e ali já estava se formando a equipe que, na mesma temporada, seria campeão brasileiro da Série B...lembram?!

No Cruzeiro, algumas “peças” bastante conhecidas: Jéfferson, hoje no Botafogo; Maicon, o mesmo que está na Roma, da Itália, e que, na época havia recém se transferido do Criciúma para o Cruzeiro; Luizão...ainda joga no futebol português, Marcelo Batatais e Sorin, hoje comentarista de uma rede de tv; Fernando Miguel depois Leonardo, Ricardinho...que depois virou treinador, Ruy, Jussiê, Joãozinho...filho do Joãozinho, famoso ponta do Cruzeiro na década de 70, e, Lúcio. Lembro, ainda, que Cruzeiro e Criciúma já duelaram em 15 oportunidades. O Criciúma só ganhou esse jogo, que acabamos de recordar, e outro em 94, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, só que no Heriberto Hülse com gol de Jairo Lenzi. No mais, são 9 derrotas e 4 empates, com 18 gols a favor do Criciúma e 32 contra.
Jéfferson Feijão, hoje jogando showbol, passou pelo Criciúma e saiu pela "porta de trás"! Quem lembra sabe a que me refiro.
Bem...os tempos são outros! Entendo que o Criciúma deve assumir a postura de time inferior que é e jogar fechadinho no próximo domingo(09). Ora bolas...o Criciúma vem com sequência de derrotas e não pode, nem deve, se meter de “pato a ganso”!! Gente...será o jogo do melhor time do campeonato contra o pior...o líder diante do lanterna! Então, pra que se arriscar a dar vexame??!! O plano de jogo do Criciúma tem que ser com postura de muita luta, mas sem se assanhar e querer se atirar pra cima do adversário que, todos sabemos, é imensamente superior ao Criciúma!

Vou torcer muito para que o Cruzeiro se dê bem no jogo da volta por uma das semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta(05), contra o Santos. Dizem lá em Minas que, se o Cruzeiro classificar, poderá usar um time misto contra o Criciúma. Só que mesmo um possível “mistão” do Cruzeiro é tão bom quanto o time titular! Aqui vai uma amostragem do que pode ser essa equipe reserva do Cruzeiro: Rafael; Ceará, Bruno Rodrigo, Manoel e Samúdio; Tinga, Nílton, Marlone e Júlio Baptista; Borges e Marquinhos. Vale ressaltar que todos esses já foram titulares na atual temporada. Então...até no banco do Cruzeiro há qualidade de sobra pra ganhar do Criciúma!!

Passarinho Arrepiado concorda comigo quanto à idéia que tenho em relação ao Criciúma que já deveria estar sendo projetado e preparado para 2.015. Afinal...da Série A ou da B, o Criciúma vai participar! E, obrigatoriamente, o Criciúma do ano que vem precisa ser melhor e mais competente do que o de 2.014. Não consigo imaginar que o presidente Antenor Angeloni vá permitir tantos erros...tantas contratações equivocadas como se viu na atual temporada. O torcedor, por sua vez, também tem de participar e cobrar atitudes mais profissionais por parte dos dirigentes! O Criciúma não é só um time ou um clube. É, também, uma marca que precisa resgatar seu prestígio e moral abalados!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário