sábado, 8 de novembro de 2014

Como ganhar do Cruzeiro?

A receita talvez possa ser dada só por quatro times neste Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro sofreu apenas seis derrotas na competição. Os jogos foram contra Atlético Mineiro, duas vezes: na 4ª rodada, 1 a 0; e 3 a 2, na rodada 23. Depois diante do Corínthians, também nos dois jogos: pelas 8ª e 27ª rodadas, ambos 1 a 0. E, um 2 a 0 para o São Paulo, na rodada 21; e, para o Flamengo, 28ª rodada...3 a 0. À exceção destes ninguém mais conseguiu ganhar dos cruzeirenses.

E a tabela é bastante clara...sem deixar qualquer dúvida! Em 32 jogos, o time treinado por Marcelo Oliveira chegou aos 66,7% de aproveitamento, sendo que o 2º colocado, o São Paulo, tem 61,5. O Cruzeiro tem dado mostras de sua superioridade sobre os demais desde o início do Brasileiro. A pior posição do Cruzeiro no torneio foi um 5º lugar na 4ª rodada. Desde a 6ª rodada, a Raposa “pegou o bastão” e não largou mais!! A classificação para a final da Copa do Brasil contra o rival Atlético só fortaleceu ainda mais um time que tem jogadores de qualidade técnica superior a grande maioria dos demais 19 participantes. Quem pode bater o Cruzeiro? Sob o ponto de vista teórico, aqueles que estão numa posição de luta por vaga na Libertadores: São Paulo, Internacional, Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio e Corínthians. Mesmo assim, considero que, faltando seis rodadas, dificilmente alguém alcançará o líder que, inclusive, deve confirmar o título com uma ou até duas rodadas de antecedência!

E o jogo deste domingo(09) entre o 1º colocado e o último? Nem dá pra gente comparar as campanhas de Cruzeiro e de Criciúma. Fico até sem graça olhando os números do que fez um e o que não fez o outro! Entretanto, existe chance de surpresa no resultado? O futebol proporciona tal possibilidade. São pouquíssimos os esportes em que o melhor não vence. Pois o futebol é um deles! E não há o que esconder! Afinal, se o Criciúma ganhar do Cruzeiro em pleno Mineirão, nas atuais circunstâncias, será a maior zebra desse Campeonato Brasileiro!!

Mas, Gilberto Custódio...como então se armar pra um jogo como esse? Entendo que o Criciúma deve tomar todos os cuidados para não dar vexame, não ser goleado ou até mesmo humilhado no Mineirão. O técnico Toninho Cecilio está projetando formatação tática bem parecida com um 4-5-1: Bruno; Luiz Felipe, Joílson, Fábio Ferreira e Giovânni; Rafael Pereira, Serginho, Martinêz, Cléber Santana e Cortêz; e, Lucca. Diante do que foi visto nos poucos treinamentos realizados, Rafael Pereira fará função de primeiro homem de marcação no meio e as vezes auxiliando a zaga, configurando uma disposição com três zagueiros. Serginho...o costumeiro trabalho de volante. Martinêz e Cléber Santana responsáveis por tentar ajudar na armação do que o Criciúma conseguir construir em termos de jogadas. E...Cortêz com Lucca para explorar possíveis contra-ataques. Aliás, a velocidade pode ser uma arma a ser usada pelo Criciúma neste complicadíssimo jogo contra o Cruzeiro. Outra jogada que pode ser bastante usada pelo Criciúma é a tal bola parada. Ela decide jogos e pode fazer com que o Tigre encontre um caminho para pelo menos “assustar” a Raposa!!

Passarinho Arrepiado, aqui do lado enquanto faço a coluna, me cutuca: “Não te esquece de escrever sobre o jogo de Floripa!”. Então ta...é Figueirense e Chapecoense que se enfrentam no estádio Orlando Scarpélli, neste domingo(09), as cinco da tarde. Quem perder pode se complicar no restante da competição. Ambos têm 36 pontos e só dois a mais de quem abre a zona do rebaixamento. O empate não é bom pra nenhum dos dois e, portanto, deveremos ter um jogo bastante aberto com as duas equipes procurando a vitória! Emoções não vão faltar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário