segunda-feira, 2 de março de 2015

Tigre ganhou, mas não convenceu!

Popularmente se diz...”ganhou com as calças na mão”!! Criciúma 1 Marcílio Dias 0 foi um jogo de baixo nível técnico no estádio Heriberto Hülse, durante a tarde deste domingo(01), em partida da penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual. Na verdade, nenhum dos dois times jogou futebol pra merecer resultado de vitória. Na 1ª etapa, o Criciúma “aceitou” o Marcílio jogar e este não se aproveitou, em razão das suas próprias limitações. No 2º tempo, houve discreta melhora em termos de movimentação, tanto do Tigre quanto do adversário. Entretanto, nada que empolgasse o torcedor. Formado por jogadores experientes e até com “cara” de time veterano, o Marcílio motivou-se pela estréia do técnico Leandro Campos. Mas, convenhamos, a equipe de Itajaí esteve longe de mostrar algo que realmente provocasse perigo ao gol de Luiz. Por sua vez, o Criciúma obteve sua conquista depois de uma tabela no meio campo entre Cléber Santana e Rafael Pereira. O volante acertou de perna direita arremate no canto direito do goleiro marcilista. Bola bem chutada e bem aceita por Thiago Rodrigues! Um a zero e só!!

Luiz voltou a atuar depois de seis meses. Bom retorno...com segurança e sentido de liderança. Nota 7. Maicon Silva não repetiu a atuação anterior. Embora não tivesse comprometido defensivamente, desta feita faltou apoiar mais e aproveitar espaços cedidos pelo Marcílio Dias. Nota 5. Iago Maidana recebeu nova oportunidade. Individualmente não cometeu falhas...mas me pareceu um pouco inseguro. Em bolas fáceis de sair jogando, preferia atrasar para o goleiro...como “bola de segurança”. Nota 5. De outro modo, Fábio Ferreira voltou a mostrar mais tranqüilidade e confiança. Foi o melhor entre os quatro da linha defensiva. Nota 7. Danilo Tarracha retornou depois de lesão e não jogou bem. Sua atuação foi atrapalhada com erros de passes e limitações técnicas. Nota 4. Rafael Pereira(foto abaixo), por sua vez, realizou boa partida. Inclusive, acabou premiado com o gol da vitória! E, cresceu em voluntariedade no 2º tempo. Nota 7. Barreto, outro garoto promovido da base este ano, não está aproveitando tais chances. Há de se considerar que entrega à função não lhe falta! Mas, sob o ponto de vista técnico... inteligência e qualidade pra ser um volante de boa marcação e saída de bola, são virtudes não observadas... ainda! Nota 6. Cléber Santana, de novo, foi o melhor do Criciúma! Seus atributos continuam confirmando que é jogador diferenciado...funcionando como verdadeiro maestro do time! Nota 8. No setor de frente, Róger Guedes voltou a não jogar bem. Ficou preso na marcação e acabou como um dos mais modestos em campo. Nota 4. Bruno Lopes continua jogando de costas pra zaga adversária e, como sempre, leva desvantagens. Fico pensando que Luizinho Vieira o mantém no time titular por seu alto grau de comprometimento e pelo fato de sempre ajudar na marcação. Ah...e também pela pobreza dos outros concorrentes à posição!! Nota 5. E, Maurinho, pela primeira vez apareceu no time titular. Correu muito...foi participativo, mas pouco rendimento ofensivo!! Sua melhor jogada que é sempre aguda, pela esquerda, só conseguiu ser concluída em duas oportunidades, no 1º tempo. Pelo que vimos até agora, Maurinho não tem “bola” pra ser titular no Tigre! Nota 5. Observamos ainda que Natan, recentemente contratado, estreou e deu mostras que poderá ser útil como meia atacante, posição bastante carente no atual plantel do Criciúma. Nota 6. Os outros dois usados...Rafael Rodrigues e Vítor Míchels, pouco tempo para receberem avaliações.

O técnico do Criciúma, Luizinho Vieira, viu evoluções no time que ganhou do Marcílio Dias. Ele viu...eu não!! A disposição tática...o tal 4-2-3-1 que o treinador do Criciúma tanto gosta de colocar em prática, não funciona da forma mais efetiva, conforme o que estamos observando. Luizinho insiste nisso! E, mesmo que os recursos técnicos não sejam lá grande coisa, o “comando” precisa, obrigatoriamente, fazer o time jogar mais!! Não é possível tanta lentidão!! Além disso, jogando em casa, o Criciúma também tem que ser mais incisivo e agressivo!! Pela vitória...nota 6.

Números do jogo Criciúma 1 x 0 Marcílio Dias, conforme a planilha do Passarinho Arrepiado. Faltas cometidas por cada um dos times: 20. A gol, o Criciúma chutou 6 vezes; o Marcílio 4. Pra fora, 6 finalizações de cada. Escanteios...9 a 5 pró Tigre. E 2 impedimentos no ataque do Criciúma, um do rubro-anil praiano. Pouca gente no estádio: 4.120 torcedores; arrecadação de R$46.195,00. 

Um comentário:

  1. Giba
    O Tarraxa e o Maurinho não são da base e são fracos. Digo isso pq não são apenas os jogadores da base recém promovidos que não têm futebol pra jogar no tigre. O Rafael Rodrigues é outro que não tem futebol. Qto ao Bruno Lopes, tens razão, só joga pq os outros jogadores da posição são piores que ele. E o Bruno Lopes já teve todas as oportunidades que precisava, com três diferentes técnicos. Deu né?
    Pra mim, de todos ficaria apenas com o Ruan. E tb pra mim a maior decepção é Roger. Ptome tua ser bom jogador, mas não sei o que houve, perdeu o futebol que tinha.
    Giba, acaso sabes por onde anda o Mateus, um volante do tigre de 2007 ou 2008, revelado pela base, que salvo engano foi para o Goiás?
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir