sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O ano de 2.017 “se foi”! E...2.018??

Pra nós, que acompanhamos mais de perto o Criciúma E. C., ficamos decepcionados com mais um Campeonato Catarinense sendo mero coadjuvante! No ano que está acabando, o Tigre, principal tema do Blog do Gilberto Custódio, terminou em 3º lugar na classificação geral da competição. Bom?? Claro que não!! Pra quem ostenta tal importância no contexto do futebol estadual era pro Tigre ter sido mais convincente! Novamente, assistimos a festa dos “outros”!! Na Copa do Brasil, o Criciúma ficou na terceira fase da competição ao ser eliminado pelo Fluminense e, no Campeonato Brasileiro, uma singela 13ª colocação!

A verdade é que o torcedor sempre fica esperando mais...!! Contudo, conhecendo um pouco da realidade interna e financeira do Criciúma, além das questões relacionadas à G. A. de Jaime Dal Farra(foto)...dá pra entender os motivos que levaram a mais um ano de “manutenção” do Clube dentro das competições que disputou! Ah...importante lembrar, ainda, que o Criciúma jogou a Copa da Primeira Liga e “caiu” já na etapa inicial do torneio! De qualquer modo, mesmo que a torcida tivesse almejado algo bem mais promissor para seu clube do coração, o passar do tempo foi mostrando que seria mais uma temporada sem “vôos mais altos”!!

No ano que está por começar, novamente as esperanças se renovam! O Regional, de novo a Copa do Brasil e o Brasileiro ocuparão o calendário para o Criciúma que, mais uma vez, trouxe outro técnico e contratou novo diretor-executivo para o Depto. de Futebol. As contratações que vem sendo anunciadas não causam nenhuma empolgação junto à torcida e imprensa! Mas, isso não garante resultado algum!! Por outro lad0, entendo que todo e qualquer assunto que envolva o futebol, obrigatoriamente, necessita ser tratado com muito carinho e cuidado por quem é de direito e principalmente dever entre os dirigentes do Criciúma!! Não dá pra exigir resultado prático imediato...títulos e grandes conquistas!! Masssss...não abro mão de que o Criciúma tenha o produto futebol organizado, dentro e fora de campo!! Deu pra entender bem???

Esta é a última postagem de 2.017 e o Passarinho Arrepiado e este colunista aproveitam para agradecer mais um ano de parcerias com muita interação! Toda a escrita do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br também está nas duas páginas que tenho no Facebook! Assim, muito obrigado a todos os apoiadores comerciais e aos leitores que nos acompanharam e esperamos poder contar com todos vocês em 2.018!! Valeu muito e que Deus abençoe a todos nós pra mais uma temporada de muito trabalho!! 

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Campeonato Catarinense de 2.018 não terá transmissões da tv fechada!!

Atenção para a primeira rodada do Campeonato Catarinense de 2.018: Concórdia x Chapecoense; Hercílio Luz x Atlético Tubarão; Joinville x Brusque, Internacional x Avaí; e, Figueirense x Criciúma. Destes jogos somente um terá veiculação através da TV aberta no próximo dia 17 de janeiro quando do início da competição. Qual jogo será escolhido? O mais correto seria Figueirense versus Criciúma que reúne dois dos considerados grandes clubes do futebol catarinense. Masssss...em se tratando de outros interesses, não será surpresa se aparecer na telinha Inter e Avaí ou até mesmo Concórdia e Chapecoense! Não esqueçam que a tv quer elevados índices de audiência e na região da Grande Florianópolis é que há uma “briga” acirrada pela preferência popular!! Também tem a questão envolvendo a Chapecoense, hoje o time de maior evidência no Estado e fora dele! Então...aguardemos...!!!

Quanto à tv fechada, dirigentes do sistema Globo/Premiere alegaram que o Campeonato Catarinense não produz lucros suficientes! Então, aquela “moleza” de ver todos os jogos do Criciúma, dentro ou fora do Heriberto Hülse, bem sentado na poltrona de sua casa ou até mesmo em reunião com amigos num barzinho...acabou!! De outro modo, fico imaginando algumas emissoras de rádio espalhadas pelo Estado que terão de deslocar suas respectivas equipes esportivas pra acompanhar de perto os jogos dos clubes da cidade. Já imaginaram o tamanho do “prejuízo” causado?? E, uma coisa é certa: de forma geral, as opiniões sobre o rendimento do Criciúma ficarão mais restritas, menos críticas! Afinal, só quem for ao estádio acompanhar as partidas in loco é que poderá emitir parecer mais abalizado a respeito do time!! Ou seja, a “corneta” será menor, com certeza!!


Passarinho Arrepiado e eu aproveitamos oportunidade pra desejar a todos que nos “visitam” via www.gilbertocustodio.blogspot.com.br um Natal cheio de saúde, paz, alegria e muita felicidade!! Sempre com Deus no comando e nos protegendo!! Afinal, o Pai não quer, nunca, o mal de seus filhos!! Forte abraço!!

sábado, 16 de dezembro de 2017

Criciúma deve anunciar 4, 5 ou até 6 jogadores nos próximos dias!

Torcida e imprensa continuam aguardando com bastante ansiedade os primeiros nomes para a temporada do ano que vem! E, convenhamos, os dirigentes do Criciúma precisam se apressar!! Afinal, os concorrentes já estão se “armando” e, se não houver maior agilidade por parte do Tigre, talvez não sobre muita coisa boa pra trazer, não!! Se bem que, todos sabemos, os recursos financeiros estão escassos e a qualidade de quem vier pode ser tratada como duvidosa! De qualquer modo, o site oficial do Clube é o porta-voz oficial das contratações a serem anunciadas!! Jogadores pra quais posições?? Não se sabe...nem nome, nem funções!! Contudo, não se trata de chute! Mas, ouvi de pessoas ligadas à diretoria do Criciúma sobre um possível interesse em relação ao meia Élvis(foto acima), que já andou por aqui há pouco mais de um ano!

E se há falta de dinheiro pra “trazer” qualidade afim de que o novo técnico Lisca(foto) possa ter boas opções...por outro lado, existe uma idéia bastante direcionada para a montagem de um grupo que seja comprometido com as pretensões do Criciúma em 2.018! Por sua vez, não vai resolver nada o torcedor “chiar” contra o presidente Jaime Dal Farra! Reiteradas vezes destaquei aqui neste espaço que o futebol do Criciúma foi “entregue” pra G. A. e que, até 2.021, as responsabilidades são dele, Jaime!! Não consta no contrato assinado que o Criciúma, obrigatoriamente, tenha que ganhar títulos ou acumular vitórias! Apenas que, ao fim da parceria, o Clube precisará estar totalmente saneado financeiramente e o patrimônio intocável!! Então...só nos resta encarar a realidade e esperar que no ano que vem os ventos soprem mais favoravelmente...!! Entenderam bem???

Deu a lógica no Mundial de Clubes da FIFA!! O Grêmio jogou muito pouco na decisão contra o Real Madrid e não mereceu melhor sorte! Aliás, além da maior qualificação técnica que possui, o time espanhol contou, sim, com muita sorte no chute desferido por Cristiano Ronaldo em cobrança de falta pra marcar o único gol do confronto! O disparo não foi com toda aquela potência...mas a barreira “abriu”(reprodução acima)!! A bola passou no meio dela e impossibilitou qualquer chance de defesa do goleiro Marcelo Grohe!! Importante frisar, ainda, que a partida em si não foi de grande movimentação e o lance isolado de bola parada decidiu a sorte do Real!! Modric  “comeu” a bola e, no Grêmio, Luan foi muito discreto!! Pelo que vi no jogo e acompanho do futebol brasileiro e mundial, preciso reconhecer que o time gaúcho chegou até onde podia chegar!!


Passarinho Arrepiado anuncia, com grande satisfação, que o www.gilbertocustodio.blogspot.com.br recebe o Restaurante Il Camino, o Restaurante do Fefê, em Nova Veneza, como seu mais novo colaborador!! O Arrepiado pesquisou tudo e trouxe os nomes de Valfredo Damiani(Fefê); Frederico Damiani(Fred)(ambos em destaque na foto); e, Valderli Margarete Damiani(D. Lili)! Sim...os proprietários da melhor opção gastronômica do Sul do Estado!! Não tenho a menor dúvida disso!! Aliado a um ambiente agradabilíssimo, Fefê e sua equipe de trabalho proporcionam atendimento incomparável!! Comida típica italiana, além de SÓ carnes nobres e um bufê extremamente tentador de sobremesas...as especialidades do Restaurante Il Camino!! Seja bem vindo para uma parceria duradoura!!

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Os desafios de Lisca pra tentar provar que não é doido!!

Quais??? Vááááários!!! O primeiro deles é conseguir fazer com que seus jogadores tenham comprometimento e comportamento profissional, dentro e fora de campo! Entendo ser o primeiro passo para que o trabalho a ser desenvolvido em 2.018 comece dando certo. Isso não garante vitórias e conquistas! Contudo, para que um time de futebol consiga atingir tais objetivos há necessidade de muita dedicação e empenho! E, puxando pela memória...lembrando das competições que o Criciúma jogou nos últimos anos, convenhamos, além da falta de qualidade, temos notado jogadores sem aquela entrega e espírito lutador como deveria ser!! Outras situações precisam ser muito bem observadas por Newton Drummond, o novo diretor-executivo do Depto. de Futebol e pelo próprio técnico Lisca. As “peças” a serem adquiridas ou contratadas, obrigatoriamente, necessitam se enquadrar nesta direção de pensamentos! Há também as questões relacionadas à parte física! No futebol de hoje onde o contato e a velocidade estão mais constantes, atletas bem preparados levam vantagem nas disputas!

De outro modo, não vamos esperar que a G. A. disponibilize “caixa” para proporcionar montagem de uma equipe com grande qualificação técnica!! Insisto que o Tigre/2.018 tentará impor a política do “bom e barato”!! Já se sabe que alguns jogadores recém promovidos da “base” serão testados no Campeonato Catarinense. Obviamente que, mesclados com os que permanecerem da atual temporada mais outros prováveis contratados. Sobre os objetivos... prioridades?? Entendo que o Criciúma deve dar preferência ao Campeonato Brasileiro da Série B e tentar buscar sua volta pra Série A. Contudo, tal torneio só inicia na metade de abril! Portanto, há tempo e, antes tem o Catarinense e as primeiras rodadas da Copa do Brasil. Ganhar o Estadual penso ser um objetivo que os “entendedores” do futebol no Clube precisam encarar com extrema seriedade!! Das 3 competições previstas para o ano que vem é a que o Criciúma tem reais chances de título!! Portanto, não há dúvida de que todo o produto “futebol” no Criciúma requer tratamento com muito cuidado e carinho por quem é dever no Clube!!!

Passarinho Arrepiado está de olho no Mundial Inter-Clubes e a esperada final entre Grêmio x Real Madrid. Por mais que a torcida do tricolor gaúcho esteja empolgada, precisamos reconhecer o favoritismo da equipe espanhola, hoje o melhor time do mundo!! Aliás, mesmo que, por ventura o Grêmio conquiste o título do torneio que está sendo jogado nos Emirados Árabes Unidos, o Real continuará sendo o melhor do planeta!! Pelo que vi das duas partidas nas semifinais, entendo que Renato Gaúcho e comandados precisarão de muita superação para ganhar o tão sonhado troféu!! O Grêmio teve sorte, menos volume de jogo que o Pachuca e, em razão de uma jogada individual de Éverton, chegou ao placar mínimo e suficiente pra garantir vaga na final. Já, o Real cumpriu seu papel e, com um susto, classificou-se após vitória de virada por 2 a 1 em cima do Al-Jazira. Sábado(16), o Grêmio de Marcelo Grohe; do bom Pedro Geromel; de Cortêz e Jael, ambos ex- Criciúma; Luan e cia. enfrentarão Marcelo, Casemiro e o melhor de todos no momento, o fora de série Cristiano Ronaldo, com o fortíssimo time do Real Madrid!! Jogaço de bola, hein??!!



sábado, 9 de dezembro de 2017

Novo diretor executivo do Criciúma terá total autonomia pra comandar o futebol??

Talvez esta seja a grande questão envolvendo a vinda de Newton Drummon, o “Chumbinho”, pra dirigir o futebol no Criciúma! Até porque, em sua primeira fala destacou o poderio financeiro de times grandes que, nem sempre, pesam favoravelmente! Uma desculpa? Bem provável...!! Afinal, é sabido por todos que o presidente Jaime Dal Farra tem anunciado “aos quatro cantos” que a G. A. não tem dinheiro, que o quadro de sócios diminuiu, que continua a procura de ajuda...e, o “blá-blá-blá” que toda a torcida já sabe de cor e salteado! O tal discurso do comandante tricolor, às vezes, deixa o torcedor bem desanimado! Mas, por outro lado, ele não está escondendo a realidade! O Criciúma de hoje é “pobre”, se compararmos com os outros clubes do mesmo porte em Santa Catarina!
Ou você que nos acompanha imagina que a dupla da Capital, por exemplo, não tem mais poder de investimento que o Criciúma?? Claro que tem, sim!! Nem vou falar da Chapecoense que possui o maior orçamento do Estado!! Quanto ao Joinville, à distância, imagino que sua capacidade tenha certa equivalência com a do Criciúma, atualmente. Massss...de outro modo, isso não quer dizer que, por ser mais “rica” a Chapecoense será campeã estadual e o Tigre ocupará posição intermediária! São apenas detalhes informativos que sempre saciam a curiosidade do leitor e blogueiro! E, importante frisar que os torneios são de futebol, não pra ver quem tem mais dinheiro!!
Outro dia, conversando com Émerson Almeida, gerente de futebol, ele revelou seu desejo de, em 2.018, montar um grupo de jogadores que possa resgatar os bons times do Criciúma de outrora! Por isso, insisto que o comando precisa ser exigente e disciplinador, além de gostar de trabalhar bastante!! Analisem comigo...se não há dinheiro pra efetuar contratações de maior qualidade, só com muito treino e dedicação de todos os envolvidos para que as limitações sejam superadas!! Por isso, entendo que o técnico precisa seguir nessa mesma linha de pensamento!! Assim...aguardemos!!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Jaime Dal Farra e a política do bom e do barato.

Tais critérios deverão ser adotados, novamente, pelo dono da G. A., a empresa que administra o Criciúma E. C. Seu proprietário, Jaime Dal Farra, continua sem dispor dos mesmos recursos financeiros dos tempos de Antenor e Arnaldo Angeloni. Assim, na próxima temporada a torcida do Tigre, outra vez, verá um time em campo com jogadores sem graaaande qualificação técnica! A não ser que Émerson Almeida, gerente de futebol, consiga formar um grupo descobrindo atletas de nível, pelo menos razoável, afim de que melhores resultados apareçam em comparação com 2.017. E, não adianta ficar lamentando ou “tocando corneta” nas redes sociais!! O Criciúma dos tempos atuais é mais pobre, sob todos os aspectos, em relação ao que possuía há 3/4 anos atrás!

Ocorre que Jaime Dal Farra, sozinho, não tem “bala na agulha” a ponto de oferecer ao sócio e ao torcedor em geral uma estrutura que permita montar time de “chegada”. Então, nos resta torcer para que, ao menos, seja disposta no Campeonato Catarinense, na Copa do Brasil e principalmente na Série B do Brasileiro, uma equipe de jogadores comprometidos, lutadores, guerreiros...!! Dá até pra entender que não tem dinheiro que possibilite trazer jogadores de boa qualidade técnica. Massss...o mínimo que se exige? Atletas profissionais de futebol, na verdadeira acepção do termo!! Ninguém suporta mais ir pro estádio e ver jogadores “tanto faz”!! Do tipo que não se entrega verdadeiramente nas partidas e se comporta do mesmo jeito, ganhando ou perdendo!! Tarefa pro gerente de futebol(foto) cumprir!!

Com o “recesso” no Criciúma, reta final de temporada e as atenções, minhas e do Passarinho Arrepiado, se voltam pra duas situações que envolvem o mundo do futebol: o Flamengo, na Copa Sul-Americana; e, o Grêmio, que pode chegar à decisão do Mundial Inter-Clubes. Um “Brasil x Argentina” com o Flamengo enfrentando o Independiente; e, os mais otimistas, apostam num “Brasil x Espanha” imaginando que Grêmio e Real Madrid devam chegar à final pra brigar pelo título de campeão do mundo!! Isso quer dizer que o futebol brasileiro está em “alta”?? Entendo que, de certa forma, sim! Até porque a Seleção Brasileira é segunda colocada no ranking da FIFA, recentemente o Grêmio ganhou a Taça Libertadores, e, agora, Flamengo e o próprio Grêmio podem conquistar mais dois títulos internacionais!! Muito bom e que assim continue...pelo menos até depois da Copa da Rússia...!!!


sábado, 2 de dezembro de 2017

Algumas das últimas do Criciúma...

Frases que o Passarinho Arrepiado ouviu hoje(sábado-02):
"O presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra parece que não pensa em montar um time vencedor como faziam Moacir Fernandes e Antenor Angeloni! Ele dá a entender que só quer fazer negócios pra tentar ganhar dinheiro!!"

"O Criciúma tentou acertar a volta de Luiz Carlos Winck!! E ele não está totalmente descartado!!"

"Émerson Almeida tentou também um treinador do Norte/Nordeste e que já trabalhou no Paysandu."

"Luiz Gonzaga Milioli vai trabalhar no futebol. Mas não será o técnico do time profissional."

"Jaime Dal Farra parece estar perdido! Não sei o que será do Clube até 2.021!! Largar...ele não larga! Investiu dinheiro e não tem como tirar de volta!"

"O Conselho Deliberativo poderia "pegar de volta". Mas, por 10 anos tem um contrato. E, quem vai pagar pela rescisão??"

O Arrepiado ouviu o seguinte de um amigo em conversa com Arnaldo Angeloni:
Amigo: "Por que vocês não voltam?"
Arnaldo: "Nãããoo!! Sofremos bastante! A imprensa bateu muito em nós! Se estivéssemos lá...com certeza o time estaria na Série A! Agora é tarde...!!"

Esse Passarinho Arrepiado, hein??!!

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Perfil, sim! Nomes? Alguns...!!

Não vou me ater a nomes para dirigir o Criciúma! Caramba...lembro que Levir Culpi, o melhor de todos que passaram pelo Heriberto Hülse na recente história do Clube, havia feito uma boa campanha em 1.988 no Campeonato Estadual dirigindo o Marcílio Dias. No ano seguinte aceitou convite pra trabalhar no Tigre e, demonstrando muito trabalho e competência, conquistou títulos pelo Criciúma! Depois disso, ganhou notoriedade em nível nacional e até internacional! Tanto que, hoje, é um dos melhores do País!! Sobre o atual momento do Criciúma...entendo que o jeito, o perfil, a forma de trabalhar do nome a ser confirmado é o que mais importa!! Dentro do que penso sobre futebol e o contexto do Criciúma, gostaria de ver técnico para a temporada que se aproxima, alguém que seja ousado nas questões táticas e muito disciplinador...ou profissional ao extremo!!

Jogador de futebol, hoje em dia, tem muito “mi-mi-mi”! Pelo menos nas principais divisões nacionais, os caras são bem remunerados e pouco se cobra deles!! Ora bolas...qualquer jogador na Série B, por exemplo, ganha 30 mil reais, daí pra mais...às vezes bem mais! Estes são contratados, estão protegidos pela lei que não exige produtividade e, não raramente, jogam...por jogar!! Ou seja, não demonstram aquele comprometimento e elevado grau de espírito de luta inerentes à atividade!! Inclusive, aproveito que puxei este assunto, pra falar sobre o caso envolvendo as declarações dadas recentemente pelo capitão do Criciúma, o goleiro Luiz. Todos sabem que Édson Gaúcho é estilo “durão”...cobra mesmo e “bota o dedo na ferida” de quem não é profissional! O ex-diretor executivo do Criciúma “bateu de frente” com alguns e se deu mal! O motivo?? Porque jogador de futebol, na sua grande maioria, se acha “intocável”!! No meu entendimento, a situação poderia ter sido contornada caso o presidente Jaime Dal Farra tivesse maior experiência!! Insisto que o produto futebol no Criciúma necessita ser tratado com muita dedicação e maior profissionalismo por quem é de fato e de direito, o comandante do Clube...!! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado esteve em Porto Alegre e acompanhou a primeira partida na decisão da Taça Libertadores e permaneceu por lá até o Grêmio se sagrar tri-campeão da competição!! Não dá pra tirar o mérito de Renato Gaúcho e comandados!! O “Tricolor dos Pampas” esbanjou autoridade e futebol competitivo nas duas partidas da final contra o Lanús, da Argentina. Muito bom pro futebol brasileiro que, agora, tem 3 tri-campeões: além do Grêmio, São Paulo e Santos já haviam chegado à tal conquista!! Parabéns pros envolvidos, lembrando que, no plantel gremista há 3 que já passaram pelo Criciúma: o meia Douglas, “prata da casa”; o lateral Cortês; e, o atacante Jael. Valeu mesmo...!!

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Lá se vão 15 anos sem Mahicon Librelato!!

Há 15 anos, o atacante Mahicon Librelato, então com 21 anos de idade, jogador do Internacional de Porto Alegre, falecia por volta das 23h30min de 28 de novembro de 2002, em um acidente de trânsito em Florianópolis. O veículo do jogador saiu de controle na Avenida Beira-Mar, numa curva pouco abaixo da ponte Hercílio Luz, e acabou sendo jogado para dentro do mar. No dia seguinte, o corpo do jogador foi velado em uma empresa da família, com cerca de mil pessoas passando pelo local. Depois, houve uma missa de corpo presente na igreja de Orleans e em seguida o cortejo seguiu debaixo de muita chuva para o cemitério (Foto). Em cima do caixão havia uma bandeira do Internacional e outra do Criciúma, clubes em que atuou.
(O texto acima, a foto também, é do amigo Antônio Colossi, um apaixonado pela escrita!)
.................
Pois...complemento com o seguinte:
Neste início de semana estamos relembrando seu desaparecimento ...ocorrido há 15 anos. Tive o prazer de acompanhar muito de perto a carreira de Mahicon Librelato. Numa noite já de fim de ano de 1.998 fui convidado pelo então diretor de esporte amador no Criciúma E. C., Mário Ribeiro, de saudosa memória, para irmos até o ginásio de esportes do Caravaggio acompanhar a final do Campeonato da L. A. C., futebol de salão. Mário me mostrou aquele menino, de 16 pra 17 anos, que havia recebido premiação por ter sido artilheiro da competição mesmo jogando entre os adultos. Desci até a quadra e conversei com Mahicon pra que fosse passar por um período de testes no Heriberto Hülse. Ele argumentou que já havia ido um ano antes fazer avaliações e fora dispensado! Insisti...perante certa irreverência e até desinteresse do garoto. Então, Mahicon prometeu que na semana seguinte iria até o estádio. Um dia antes do combinado, me certifiquei de que Mahicon realmente iria e liguei pra sua casa, em Orleans.
Pra quem não sabe, de 1.998 até início de 2.002 exerci função na área burocrática do Criciúma. Pois bem...Mahicon Librelato chegou para ser observado pelo “olheiro” Fumanchu, mais Hériton Sandrini, o “Babú”, e...Ademir Patrício, estes treinadores nas categorias de base. Bastaram dois períodos de treinos para que Ademir viesse correndo e dissesse o seguinte: “Gilberto...assina já com esse rapaz antes que apareça algum empresário ou outro clube e tire ele daqui!!”. Tal pedido meio que foi uma “ordem”!! Não tive nenhuma dúvida e mais do que depressa providenciei seu registro no Criciúma e na Federação Catarinense de Futebol. Dias depois, Mahicon me veio com uma “história” de que precisava ficar uma semana em Florianópolis, pois já havia feito inscrição no vestibular da U. F. S. C. tentando ingressar no curso de medicina. Mahicon foi até a Capital, passou no “vestiba” e dias depois fiquei sabendo que ele aproveitou tal período em Floripa pra fazer testes também no Figueirense!! O próprio Mahicon Librelato me contou isso e ressaltou que dormiu uma noite nos corredores do Orlando Scarpelli...passando muito frio!! Acrescentou que, se soubesse, nem teria ido lá!!
Do time juvenil para a equipe júnior e daí pros profissionais do Criciúma foi “um tapa”!! Mahicon era jogador de rara habilidade e oportunismo! Além disso, finalizava muito bem e, com toda certeza, se não tivesse acontecido a fatalidade que envolveu sua morte, teria vestido a camisa da Seleção Brasileira!! Depois de uma temporada memorável em 2.001, surgiu a negociação com o Internacional. O presidente do Criciúma, na época Moacir Fernandes, me disse: “Vai com o Lussa e leva o Mahicon no Beira-Rio. O Fernando Miranda, pres. do Inter, vai estar esperando vocês! Não “larga” ele enquanto não estiver tudo assinado!!”. Acima, a foto em destaque é de Lussa Librelato(tio e procurador de Mahicon). Determinação cumprida!! Mahicon foi pro Internacional e continuou, lá, jogando MUITO!! Até que o destino...um acidente de carro em Florianópolis lhe tirou a vida!! Sempre que passo pela Avenida Beira-Mar Norte, bem em frente à uma guarnição do Corpo de Bombeiros, observo bem o local e o “guard rail” que foi construído após o ocorrido com o ex-jogador do Tigre!! Ficou muita saudade...do filho da Dona Maurina...!!!

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Crônica especial de Brasil 3 x 2 Criciúma

[21h52 24/11/2017] AdrianoOzelame: O jogo  - O Criciúma começou a partida levando sufoco do  Brasil, mas com 15 minutos equilibrou e foi se soltando abrindo 2 gols no primeiro tempo. Com 1 minuto no segundo tempo em uma falha do goleiro Luiz o Brasil descontou. Com isso foi para cima e na bola parada fez a virada primeiro em uma falta lateral e nos acréscimos  em um escanteio quando a defesa não marcou no primeiro pau. Resultado justo pela disposição da equipe gaúcha.
[21h52 24/11/2017] AdrianoOzelame: Luiz-  falhou no primeiro gol . 4 Carlos Eduardo - Discreto foi o responsável pelas bolas paradas. 5 Raphael Silva  - Muita vontade disposição 5. Nino Ficou devendo nas bolas aéreas 4 Giaretta - Ficou restrito a marcação mas está de parabéns pelos 100 jogos pelo Criciúma. 5 Barreto - Bem no primeiro tempo saindo para o jogo, ficou devendo nos últimos 45 minutos. 6 Jean Mangabeira -  Estreia nos  profissionais discreta 5. Dodi -  O mais regular nos 90 minutos voltando a ser importante para o time. 7
[21h52 24/11/2017] AdrianoOzelame: João Henrique - Artilheiro da noite dois belos gols carimbou presença no tigre em 2018. 7
[21h52 24/11/2017] AdrianoOzelame: Kalil - Já fez melhores partidas, ficou devendo.
[21h52 24/11/2017] AdrianoOzelame: GRIZZO - Colocou bem o time em campo, agora ser expulso aos 15 do primeiro tempo não tem explicação.
[21h52 24/11/2017] AdrianoOzelame: Andrew - Belas jogadas no primeiro tempo, sumindo no segundo. 6
[21h52 24/11/2017] AdrianoOzelame: Entraram - Moisses, Ricardinho e Ianson que não merecem ser avaliados.
[21h53 24/11/2017] AdrianoOzelame: Nota do Kalil 5

terça-feira, 21 de novembro de 2017

As revoltas e indignações da torcida do Criciúma!!

O que ouço por aí...sobre o atual momento do Criciúma E. C. Afinal, grande parte da torcida do Criciúma está irada em razão de sucessivas decepções ocorridas nos últimos anos. E, tem absoluta razão o torcedor quando reivindica vitórias, conquistas ou títulos!! Aliás, ganhar alguma coisa na verdadeira acepção do termo...faz tempo!! Campeonato Catarinense? Láááá em 2.013. Acesso de divisão em nível nacional? Um ano antes e dois depois já nova queda!! Os maiores responsáveis?? Os dirigentes!! Sem a menor sombra de dúvida!! Aliás, o maior culpado é quem paga e manda! Ou seja, o dono da empresa que administra o Clube! Todos sabem que no fim da administração Antenor/Arnaldo Angeloni o Criciúma “caiu” da Série A pra B e, de lá pra cá, o Tigre é “mero participante” de todas as competições que tem disputado!!

É assim ou o leitor e blogueiro pensa ou constata diferente?? Com certeza, não!! Afinal, o Criciúma “apenas” compartilha do certame Estadual, da Copa do Brasil e do Brasileiro da Série B! Objetivos mesmo...de atingir sucesso máximo?? Não há planejamento nessa direção!! Tipo...“se der a gente belisca”! Caso contrário, “o Catarinense é pouco interessante e serve pra observações, a Copa do Brasil nós não vamos chegar mesmo e, se manter na Série B tá bom”!! Ora bolas...as reações negativas da torcida do Criciúma são absolutamente compreensíveis!! Mas, de outro modo, faço alguns questionamentos! Se querem a saída de Jaime Dal Farra, quem “pega”?? E, como já citamos em postagem anterior, quem tira 14 milhões de reais do bolso pra pagar o preço da G. A.? Ah...tem mais 7 milhões referentes ao déficit previsto para o fim do ano, já anunciado pelo mandatário do Clube!

Até 2.021 este é o modelo de gestão do Criciúma a não ser que haja “quebra” de contrato e ressarcimento obrigatório! Não adianta ficar reclamando que o presidente põe seu filho na direção do futebol ou do marketing! Também não resolve ficar “metralhando” os atuais dirigentes por redes sociais! Há erros?? Com certeza!! Mas, tanto os irmãos Antenor e Arnaldo como Jaime Dal Farra “deram a cara pra bater”!! Assumiram o Clube e não cometeram falhas porque quiseram!! Ninguém é tão maluco de montar uma empresa, bancá-la e contratar pessoas que não dão resultado! Caramba!! Falhas e insucessos em clubes de futebol no Brasil acontecem dos pequenos até as maiores grifes!! O que precisa acontecer é a torcida continuar cobrando e exigindo um time mais competitivo e comprometido dentro de campo!! Contudo, rasgar carteirinhas, abandono e agressões por redes sociais não ajudam em NADA!! Mas, protestar em treinos, em jogos, ir pro pátio do Estádio ou do CT, “intimar”
jogadores...entendo como formas mais inteligentes de demonstrar descontentamento!! É o que penso...!!!

domingo, 19 de novembro de 2017

Criciúma 1 Ceará 1, jogo comum...resultado normal!!

Desta feita, sem notas!! Pra quem curte as postagens do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br, as duas partidas que fecham a temporada para o Criciúma em 2.017 entendo sem necessidade de avaliação individual! No jogo deste sábado, 1 a 1 para pouco mais de 1.500 apaixonados torcedores do Tigre no estádio Heriberto Hülse, novamente imperou a pobreza técnica! O adversário conseguiu seu intento e confirmou acesso pra Série A do ano que vem! Aliás, a última rodada da Série B, na semana que vem, será quase toda ela meramente “amistosa”! Afinal, os 4 que vão jogar a elite já estão definidos: América Mineiro, Internacional, Ceará e Paraná; e, os rebaixados...Luverdense, ABC, Santa Cruz e Náutico. Na realidade, somente América e Inter ainda lutam pelo título que ficará decidido na derradeira volta da competição!

A despedida em casa do Criciúma foi, digamos, dentro da expectativa! Do adversário, até que se esperava um pouco mais! Contudo, da equipe da casa já imaginava doses de melancolia e certa frustração do torcedor em razão de, novamente, “alguém” fazer festa no Heriberto Hülse!! A “meninada” da base que recebeu oportunidade do técnico interino, Grizzo, não pode ser analisada por apenas um jogo!! Claro...há tendência de que quase todos sejam aproveitados no início de 2.018! Entendo que uma competição regional é o momento mais ideal para observar atletas que buscam espaço e crescimento na carreira.

Sobre os que já vinham sendo utilizados com freqüência, o goleiro Luiz, os zagueiros Raphael Silva, Édson Borges, Diego Giaretta e Nino, os meio-campistas Barreto e Douglas Moreira, mais os atacantes Silvinho e Lucão...possuem futebol pra continuarem no Criciúma. No entanto, a frase frequentemente usada de que o “futebol é bastante cíclico” pode desfazer tudo isso!! Aliás, não somente estes citados, mas como todo aquele que tiver proposta para negociação e houver ressarcimento ou vantagem para o Clube, que siga sua carreira em “novos ares”!! Quanto às cobranças em cima de alguns jogadores, principalmente em relação ao capitão Luiz, considero tudo dentro da normalidade!! Caramba...no Criciúma de hoje se exige muito mais dos dirigentes do que dos atletas em campo!! Dentro do que vi durante toda a temporada, o Criciúma não se deu melhor nas competições que participou porque faltou maior sabedoria de quem conduziu o produto futebol e mais ainda de quem “executou” nos jogos!!

Pro ano que vem, será necessário maior conhecimento de todos os envolvidos para que as coisas já comecem melhor desde o Campeonato Catarinense!! A torcida e todos que gostam do Criciúma têm visto constantes insucessos!! Uma comissão técnica que não seja “mandada” por empresários e agentes muito mais interessados nos seus respectivos bolsos do que no futebol, em sua essência; jogadores mais comprometidos e identificados com as propostas e anseios do Clube...quem sabe, um pouco mais qualificados tecnicamente; além de habilidade dos mandatários...são alguns dos pré-requisitos principais afim de que o Criciúma volte a justificar maior apoio externo!! Compreenderam bem??

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Por que maltratar tanto a bola...???

Ao empatarem em zero a zero, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, Criciúma e Náutico protagonizaram mais um “filme de horror” no estádio Heriberto Hülse. Foi um grande público presente! Afinal, pouco mais de 1.460 “heróis” testemunharam uma verdadeira judiação com a bola!! Baixíssima qualidade técnica de ambos os times resultando em pouquíssimas chances de gol! Depois de uma apresentação digna das piores na recente história do Criciúma E. C., o técnico Beto Campos pediu demissão! Convenhamos, uma vez que não ficaria mesmo em razão do compromisso já assumido anteriormente com o Novo Hamburgo, o profissional apenas antecipou seu retorno pro futebol gaúcho. Entendo que sai com sensação de dever cumprido! O próprio Beto Campos tem suas limitações e, possuindo em mãos um plantel extremamente fraco em termos qualitativos, todos chegaram até onde poderiam chegar!! E, a partir de agora, o Criciúma vai pra mais dois jogos afim de cumprir tabela e passando a projetar a próxima temporada!!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ...duas boas defesas e, no mais, pouco trabalho! O Náutico não causou maiores perigos! Nota 6.

DIOGO MATHEUS voltou a ser um lateral que não procura a linha de fundo!! Sua deficiência técnica é mais do que escancarada!! Nota 4.

RAPHAEL SILVA andou se atrapalhando em algumas bolas fáceis! Não sabe sair jogando...sendo zagueiro firme pra cumprir, sim, função de “rebatedor” na defesa! Nota 5.

EDSON BORGES permanece sendo zagueiro inseguro! Insisto que a temporada no Criciúma não foi das melhores em sua carreira! Nota 4.

DIEGO GIARETTA...temos que dar um “desconto”!! Até porque é zagueiro e tem quebrado galho na lateral, oscilando razoáveis atuações com outras abaixo da média! Contra o Náutico, abdicou de apoiar! Nota 4.

No meio, BARRETO parece estar desgastado com a sequência de jogos! Continua fazendo faltas desnecessárias e, temos de reconhecer, seu futebol caiu bastante em relação ao começo da competição!! Nota 4.

Já, DOUGLAS MOREIRA, foi um dos poucos que procurou ajudar no rendimento do meio-campo! Correu mais...se movimentou, merecendo nota 6.

JOÃO HENRIQUE também se “salvou” em comparação com o rendimento da grande maioria! Novamente, alguns dribles e lances de objetividade...tentando ingressar na área! Nota 6.

ALEX MARANHÃO...o “cara” dos lances de bola parada! Só! O que é muito pouco pra um camisa 10 e meia de “chegada” que nunca chega!! Nota 3.

CAIO RANGEL, talvez por orientação do treinador, voltava a todo momento pra marcar e suas jogadas de velocidade não apareceram!! Nota 4.

LUCÃO é outro que merece nota 6...um dos melhores em campo pelo Criciúma! Tipo do jogador que “procura” o jogo...não desiste de lutar!

Quanto ao trabalho de BETO CAMPOS...insisto que tirou o que pode de um time sofrível tecnicamente!! Diante do Náutico, poderia ter colocado mais garotos...uma vez que é sabido por todos que boa parte do atual time considerado titular não ficará pra 2.018! Nota 5... no jogo e 6 pelo que apresentou enquanto técnico do Criciúma!

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Quem se habilita a pagar 21 milhões pra ficar com a G. A.?

Há uma parte da torcida do Criciúma que tem se manifestado, principalmente através de redes sociais, favorável à saída de Jaime Dal Farra da presidência do Clube! Caramba!! Isso na acontece com “duas conversas”!! Lembro a quem não têm boa memória que, em 2.015, o atual mandatário tricolor “comprou” a empresa que administra o Criciúma e tem contrato assinado com o Conselho Deliberativo até 2.021!! Da mesma forma, refresco a lembrança dos mais “desavisados” que, segundo informações, Antenor Angeloni teria acertado com Dal Farra o preço da G. A. em 14 milhões de reais! Por sua vez, presidente do Criciúma tem dito que deverá fechar o ano com déficit de 7 milhões. Logo, 14 + 7= 21!!! Me fiz entender?? Jaime realizou um investimento ao negociar a compra da G. A.! Então, como empresário que é, pode vender a referida empresa desde que paguem o preço por ele desejado. Ou, no mínimo, os custos das despesas que Dal Farra teve e também os irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni, anteriormente!! Então, gente...não adianta ficar “cantando aos 4 ventos” nas redes sociais e pelos botecos e rodas de bate-papo pra “derrubar” o atual presidente do Criciúma!! Ele “larga”, claro!! Massss...precisará, obrigatoriamente, ser ressarcido!! Insisto na pergunta lá de cima, na manchete: Quem se habilita??????
O que Jaime Dal Farra necessita fazer é se cercar de pessoas com maior experiência, sabedoria e habilidade no futebol! A história de que alguns nomes conhecidos citados na mídia estariam dispostos a ajudá-lo não é bem como foi divulgado!! Moacir Fernandes, Anselmo Freitas, Antônio Roncôni e Cide Damiani “pegariam” o Criciúma caso Jaime deixasse o Clube!! Só que, insisto, pra sair, o atual dono da G. A. tem que receber o dinheiro investido!! De novo: Quem paga? Por outro lado, o empresário Jaime Dal Farra é dono da G. A. e responsável pelo futebol do Criciúma E. C. Ninguém vai querer ajudá-lo financeiramente se não tiver retorno!! Então, o mais correto é ser humilde e pedir...sim, solicitar para que pessoas que já obtiveram sucesso no Criciúma o ajudarem na condução do futebol o mais breve possível!! Caso contrário, se continuar teimoso, o ano que vem poderá ter uma repetição do que estamos vendo neste! Entenderam bem???

sábado, 11 de novembro de 2017

Time sem-vergonha!! Que envergonha a história do Criciúma E. C.!!

O que os jogadores do Criciúma fizeram no 2º tempo do jogo de Natal é digno de profunda reflexão!! Impressionante como falta comando no futebol do Criciúma!! Com certeza alguém com pulso firme e forte não aceitaria tal desleixo!! Que o grupo é limitado tecnicamente...todos nós sabemos!! Massss...deixar um adversário que é lanterna na Série B do Campeonato Brasileiro “deitar e rolar” como vimos na etapa final de partida, é deprimente!! Na 1ª parte do jogo até que o Criciúma foi superior! Fez um a zero num raríssimo momento em que Diogo Matheus chegou a linha de fundo pra cruzar e João Henrique “cumprimentar” o goleiro do ABC. Por sua vez, a equipe da casa dava mostras de que seria batido até sem muita dificuldade pelo Criciúma. Ledo engano!! Veio o período derradeiro e o time de Beto Campos foi totalmente envolvido pela equipe potiguar! Os gols foram saindo naturalmente e o ABC fechou em 3 a 1 com autoridade e superioridade!! Em nenhum momento, o Criciúma esboçou qualquer reação!! Lembro que o ABC está com salários em atraso, os jogadores já fizeram até greve nesta temporada e o artilheiro do jogo, Dalberto, chegou a ser afastado há dois meses porque não queria mais treinar!! Eita time fraco esse do Criciúma!! Que coisa!!

Atuação individual do Criciúma:
O goleiro ÉDSON teve o mérito de defender um pênalte e fez outras duas boas defesas! Contudo, levou 3 gols!! Sempre que é chamado pra atuar, o time perde...!! Nota 5.

DIOGO MATHEUS realizou uma boa jogada que resultou no gol do Tigre!! Só!! Nos demais momentos, rendimento dentro do que já se conhece em relação a seus limites!! Nota 4.

RAPHAEL SILVA não repetiu outras boas atuações! Se atrapalhou até em bolas fáceis na frente da área e cometeu penalidade desnecessária! Nota 3.

NINO não comprometeu individualmente! Mas, faz parte de um setor que, num todo, cometeu erros e levou 3 gols!! Nota 4.

Outro que jogou bem abaixo do que pode...DIEGO GIARETTA. Pouco foi à frente e, na marcação, também esteve mal, sendo driblado e envolvido pelos atacantes que “caíam” pela direita no ataque do ABC! Nota 3.

No meio, RICARDINHO errou passes e marcou mal!! O mesmo pode ser dito sobre o jogo apresentado por DOUGLAS MOREIRA. Nenhum dos dois “funcionou”...nem marcando, tão pouco criando!! Nota 4 pra ambos!!.

O melhor do Criciúma em campo foi o garoto JOÃO HENRIQUE! Boa movimentação e algumas investidas a dribles. O mais lúcido do time, enquanto teve fôlego! Nota 6.

ALEX MARANHÃO voltou a ser muito discreto! Os jogos vão passando e todos ficam esperando as jogadas de “bola parada”, uma característica forte sua! Pouco tem funcionado! Nota 3.

CAIO RANGEL pouco rendeu, ofensivamente! Voltou demais pra marcar...talvez um “pedido” do treinador. Nota 4.

LUCÃO “brigou” pela bola, tentando buscar o jogo! Embora quase nada tivesse conseguido, sob o ponto de vista prático! Nota 4.

O técnico BETO CAMPOS está afundando cada vez mais junto com o próprio time! A exemplo do plantel, ele também tem suas limitações e pouquíssimo consegue “arrancar” mais dos atletas!! Enfim...o treinador “acompanha” o nível dos jogadores!! Nota 3.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Vitória com gols bonitos e...pro gasto!!

Com um gol em cada tempo e, registre-se a “colaboração” da zaga adversária, o Criciúma bateu o Boa Esporte por 2 a 0, nesta terça-feira(07), no estádio Heriberto Hülse. Agora, com os 46 pontos que alcança o Tigre na tabela de classificação, entendo que não há mais risco de rebaixamento. Então...se não deu pra subir, pelo menos 50% do objetivo traçado inicialmente foi conseguido! Sobre o jogo...fraco tecnicamente!! E, convenhamos, nem poderia ter sido diferente uma vez que nem Criciúma, nem Boa Esporte jogaram bola durante o torneio pra almejar algo mais do que o já obtido até o momento!! Resultado normal onde prevaleceu o oportunismo do Criciúma em aproveitar-se das duas falhas do Boa e conquistar uma vitória que, diante das atuais circunstâncias, “tranqüiliza” todos na Casa Tricolor!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ fez 3 boas defesas e, nos demais lances, demonstrou a habitual segurança! Nota 7.

DIOGO MATHEUS realizou jogo razoável, indo com certa freqüência ao apoio! Convenhamos...pras suas limitações, rendimento acima do esperado! Nota 6.

RAPHAEL SILVA e sua costumeira regularidade. Não deu chances aos atacantes do Boa Esporte! Nota 7.

EDSON BORGES também não comprometeu e ainda encontrou “saída” pro jogo com bola dominada! Nota 6.

DIEGO GIARETTA, desta feita, com atuação bastante discreta! Pouco foi à frente, se preocupando mais em ajudar no setor defensivo. Nota 5.

BARRETO...forte marcação e alguns erros de passes! Irregular no jogo, nota 5.

DOUGLAS MOREIRA...“sumido” no 1º tempo e mais “aceso” e participativo no 2º! Nota 6.

JOÃO HENRIQUE com boa movimentação, muitos dribles e um gol. Um dos melhores do Criciúma em campo...enquanto teve fôlego! Nota 7.

ALEX MARANHÃO, apesar da vontade, não obteve bom rendimento. Como meia que é precisa chutar mais a gol!! Nota 4.

SILVINHO e sua “correria” pelos lados do ataque. Algumas boas jogadas, alguns bons momentos no jogo. Mas, as vezes, o camisa 11 do Criciúma exagera no individualismo!! Nota 6.

LUCÃO voltou a jogar bem! Continua sendo o tipo do centroavante que não desiste nunca!! Autor de belo gol merece nota 8!!

Entraram RICARDINHO, pra dar “uma segurada” no meio, nota 6; CAIO RANGEL, que pouco conseguiu ao tentar jogadas individuais, nota 4; e, JOCINEI, já no finalzinho, deixemos sem nota.

Sobre o técnico BETO CAMPOS está tendo o mérito de cumprir o que lhe foi proposto. Ou seja, de “deixar” o Criciúma na Série B sem correr grandes riscos! Tem lá suas limitações ainda como treinador e possui “em mãos” um grupo de atletas de reconhecidas deficiências técnicas! Enfim, dentro do que pode fazer, está fazendo! Pela vitória, nota 7. 

(Obs.: Crédito para as fotos do dnsul.com)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Campeonato Catarinense de 2.018...quase tudo definido!!

Com a mão no queixo, à esquerda na foto abaixo, o presidente do Criciúma E. C., Jaime Dal Farra, participou aqui na sede da Federação Catarinense de Futebol, do arbitral que “decidiu” a fórmula de disputa do Campeonato Catarinense de 2.018.
Dez dirigentes dos clubes da Série A estiveram presentes e o Estadual do ano que vem vai começar em 17 de janeiro e acabar em 8 de abril. Jogos em turno e returno, todos contra todos e quem chegar em primeiro lugar, somando a pontuação das duas etapas, será campeão! A CBF autoriza 18 datas para os regionais. O presidente da FCF, Rubens Angelotti, ainda tentará buscar mais duas datas para que haja uma semifinal única e um jogo final!! Também não está definido nada em relação ao televisionamento! A Rede Globo não deu “sinal verde” quanto ao interesse em transmitir o torneio, isso em tv aberta ou fechada!! Sobre o rebaixamento, os dois últimos após turno e returno, “cairão” pra “segundona” de 2.019!

domingo, 5 de novembro de 2017

Pelo menos o juvenil...!!

Ultimamente, gritar “É CAMPEÃO!” trata-se de uma frase rara pra quem joga ou torce pelo Criciúma E. C. Pois não é que em 2.017 as equipes de base conquistaram dois títulos??!! Sim!! Em julho, o Tigre ganhou a Copa SC Sub-20 e, no último fim de semana, foi a vez do time su-17 vencer o Estadual da categoria!! O técnico da equipe sub-20 é Cléber Gaúcho e o treinador do sub-17...Luciano Almeida, ambos indicados e trazidos por Édson Gaúcho, ex-diretor executivo do Depto. de Futebol. Vale frisar, contudo, que Harison Feltrin, Cléber Orleans, Filipe Monteiro e Amauri Barasuol já vinham anteriormente realizando bom trabalho. Contudo, faltava o “sprint final” pra obter maior sucesso!! Parabéns a todos os envolvidos em tais funções...tudo com a coordenação do competente Sérgio Lopes!!
E é importante frisar que o principal objetivo das categorias de base é formar atletas! Massss...se conseguir “fazer” jogador vencedor desde pequeno, melhor ainda!! Aliás, no meu entendimento, clube grande na verdadeira acepção do termo, tem que “criar” atletas com intuito ganhador a partir do momento em que eles chegam...iniciam suas carreiras!! Tive a satisfação de trabalhar no Criciúma por um período de quase 4 anos. Acompanhei de perto o começo de uma geração que tinha os goleiros Fabiano, Roberto e Zé Carlos; o lateral Maicon Sisenando; os meio-campistas Cléber Orleans e Douglas; além do atacante Mahicon Librelato...dentre outros. Todos triunfaram em suas respectivas carreiras!! Saudades desse tempo...!

Tópicos sobre o Tigre:
Se não pintar nenhuma zebra, o Criciúma deve assegurar, de forma definitiva, sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro pensando já na temporada 2,018. Nesta terça-feira(07) joga em casa contra um adversário que também faz campanha irregular, o Boa Esporte. Da mesma forma, o time mineiro luta pra ficar na “B”!! Aposto numa vitória do Tigre!!

O presidente Jaime Dal Farra está “aberto” à uma possível negociação que envolva ampliação da G. A. O comandante tricolor quer alguém pra dividir despesas e lucros na entidade que administra o Criciúma! Quem se habilita??? E tem gente disposta à tal situação???

Independemente de qualquer coisa, o Criciúma tende a ter um time mais barato no ano que vem, comparando com este! Má notícia? Não entendo assim!! O mais importante é ter competência pra buscar a formação de um plantel com profissionais que queiram buscar algo na carreira...comprometidos! Qualificação técnica?? Talvez com menos dinheiro, menor investimento, seja algo mais difícil de ser conseguido!! Mas, se houver bom entrosamento no Depto. de Futebol com união e entrega à profissão, as coisas podem ficar mais fáceis...!! Entenderam bem???