domingo, 27 de dezembro de 2020

Tudo elaborado pro Catarinense/2.021.

A Federação Catarinense de Futebol, através do seu Departamento de Competições Principais, publicou, durante a última semana, a tabela do Campeonato Catarinense Série A 2021. As publicações são em cumprimento ao art. 9º da Lei n. 10.671/2003 do Estatuto de Defesa do Torcedor.

Confira a as informações do campeonato:

INÍCIO: 24/02

FINAL: 23/05

 

EQUIPES PARTICIPANTES

Avaí

Brusque

Chapecoense

Concórdia

Criciúma

Figueirense

Hercílio Luz

Joinville

Juventus

Marcílio Dias

Metropolitano

Próspera

 

FÓRMULA DE DISPUTA

Primeira fase: turno único em pontos corridos, com todas as equipes jogando entre si por 11 rodadas. Os seis primeiros colocados da Série A 2020 na classificação geral farão seis jogos como mandante, e os demais farão cinco. Os oito primeiros se classificam para a segunda fase, enquanto os dois últimos são rebaixados para a Série B;

Segunda fase: quartas de final, com jogos de ida e volta. O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto enfrenta o quinto. O melhor classificado (na primeira fase) decide em seu estádio e quem fizer mais pontos conquista a vaga.

O primeiro critério de desempate é o saldo de gols e, persistindo a igualdade, a equipe com melhor classificação na primeira fase é considerada vencedora.

Terceira fase: semifinal, com jogos de ida e volta. Valem os mesmos critérios da fase anterior.

Quarta fase: final, com jogos de ida e volta. Valem os mesmos critérios da fase anterior. As partidas serão disputadas nos dias 16/05 e 23/05.

*Atletas e membros da comissão técnica obrigatoriamente farão os testes da Covid-19 – PCR ou antígeno -, com prazo de 72 horas antes de cada partida. Só aqueles que tiverem o resultado negativo poderão participar.

 

TABELA – Primeira rodada

 

24/02 – Quarta-feira

Joinville x Próspera – Arena Joinville

Marcílio Dias x Brusque – Dr. Hercílio Luz

Avaí x Juventus – Dr. Aderbal Ramos da Silva

Criciúma x Metropolitano – Heriberto Hülse

Hercílio Luz x Figueirense – Aníbal Torres Costa

Concórdia x Chapecoense – Domingos Machado de Lima

 

(Fonte: Site oficial da FCF-Federação Catarinense de Futebol)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Próspera “salvou” o futebol de Criciúma em 2.020!!

Com as constantes decepções provocadas pelo Criciúma, nos últimos anos, restou a todos nós que gostamos de futebol, ficarmos felizes com a conquista do Próspera em relação ao Campeonato Estadual da 2ª Divisão! Aliás, muito bom o que vem acontecendo pelos lados do Estádio Mário Balsini! Israel, o presidente; Bayer, o treinador; e, um time recheado de gente querendo vencer na vida profissional e outros já mais “sossegados” e experientes, como o goleiro Roberto e o meia Athos, conseguiram um feito importantíssimo para a história do Clube!! 

A vitória obtida perante o Hercílio Luz, fora de casa, por 2 a 0, acabou coroando um trabalho humilde, sem muito alarde, massss... com muita eficácia! Não há como negar que Paulo Bayer e o Próspera formam um “par” quase que perfeito! Com o ex-lateral e meia multicampeão no comando técnico, o Próspera joga bem, demonstra qualidade, considerando-se que estamos nos referindo a um time de segunda divisão em nível regional! E, o mais importante: atinge objetivos, cumpre metas!!

No ano que vem, o Campeonato Catarinense terá Chapecoense, Brusque, Criciúma, Avaí, Joinville, Figueirense, Marcílio Dias, Concórdia, Juventus...mais os três que conquistaram acesso nesta temporada: Próspera, Hercílio Luz e Metropolitano. Assim, a competição terá mais estas três vagas, ressaltando que o Atlético Tubarão acabou sendo rebaixado. Pra nós, aqui da “terrinha”, interessará muito ver o clássico Criciúma x Próspera! Lembro bem que, na década de 80, as disputas entre os dois eram bem acirradas! Inclusive, pra quem não sabe, o primeiro título da “era Criciúma” foi num jogo perante o Próspera, em jogo no Heriberto Hülse, no ano de 1.986.


Segundo o Passarinho Arrepiado, ao torcedor de Tubarão resta torcer pro Leão na próxima temporada. O Atlético Tubarão não repetiu campanhas anteriores e acabou, em 2.020, sucumbindo a um descenso meio que “anunciado”! As parcerias mal feitas com investidores sem lastro no futebol levaram o Peixe ao fracasso! Já, o Hercílio Luz, com certeza, vai tentar cumprir campanha de manutenção na Série A e, paralelo a isso, construir seu novo estádio. Com estas movimentações observadas por aqui, fica, agora, uma certa torcida para que o pessoal de Araranguá se organize e, quem sabe, passo a passo, volte ao cenário do futebol profissional em Santa Catarina.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Poder de investimento/experiência x vontade/paixão.

Anselmo Freitas e Pedro Paulo Canela vão se “defrontar” nesta quinta-feira(17), quando ocorrerá o pleito pra eleger o novo vice-presidente administrativo do Criciúma. Se não fosse pela anunciada saída de Jaime Dal Farra, a tal eleição passaria despercebida pela maioria dos conselheiros, sócios e torcedores. Massss...ocorre que, considerando-se a “desistência” do atual mandatário, o próximo vice administrativo será, automaticamente, conduzido à presidência e, cfe. rege o estatuto, comandará o Clube até, pelo menos, fim do ano que vem!

Cá entre nós...se não houver nenhuma surpresa, Anselmo Freitas deverá ser eleito e ele, posteriormente então, será o novo presidente do Criciúma E. C. Assim, estará desfeito o acordo contratual com a G. A. e o Clube voltará a ser comandado pelo “sistema antigo”, regime presidencialista, só que com um ou mais investidores pra ajudar a viabilizar o futebol. Se realmente as expectativas se confirmarem, dá Anselmo e já com o anúncio de que Waldeci Rampinelli será o diretor de futebol. Sobre Canela, pelo que se sabe, poderá ser convidado a fazer parte do processo de transição e talvez esteja na nova diretoria exercendo algum cargo. Canela é um apaixonado pelo Criciúma e, pela sua atitude em dar “cara a tapa” num momento tão complicado, merece ser aproveitado, talvez, como uma espécie de elo entre dirigentes e torcedores.

Quem me conhece e acompanha minhas opiniões sabe que nunca fui favorável a qualquer disputa eleitoral dentro do Criciúma! Entendo que o caminho do diálogo sempre deve ser aplicado em qualquer circunstância! Não é necessário “bater chapa”! Mas, em nome da dita democracia, há de se respeitar a vontade de cada um dos conselheiros em participar do processo e tentar contribuir de algum modo! O mais importante é que, tanto um quanto outro, tanto Anselmo como Canela, são da terrinha e, com absoluta certeza, possuem as melhores intenções!! E...que o Conselho Deliberativo participe, vote, opine...e, de preferência, que alguns conselheiros não fiquem “desfilando corneta” pelos cantos e redes sociais!!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Sul do estado reforçado na Série A do Catarinense!

Pra 2.021 o futebol da região acaba de ganhar mais uma “vaga” na 1ª Divisão do Campeonato Estadual. É verdade, contudo, que na atual temporada o Atlético Tubarão foi rebaixado. Mas, no final da semana que passou, Hercílio Luz e Próspera se garantiram na “elite” do futebol barriga-verde para o ano que vem. Assim, o Sul do estado terá três representantes no Catarinense: o Leão, o Time da Raça e o Tigre!! Desta forma, teremos clássicos regionais e algumas velhas rivalidades ficando mais acirradas!!

Muito bom o trabalho desenvolvido pelo presidente Israel Rocha Alves no Mário Balsini! Sem grandes alardes, folha “enxuta” e apoio de alguns empresários o Próspera conseguiu trazer profissionais como o técnico Paulo Baier, o goleiro Roberto(destaque na foto) e, na reta final, o velho e bom Athos, meia que tem, ainda, qualidades e condições físicas pra ajudar os companheiros mais novos! No Hercílio Luz, o “quadro” não é muito diferente! Equipe aguerrida e sucesso alcançado, inclusive, com a primeiro lugar conquistado na etapa de classificação!



Passarinho Arrepiado “deitando e rolando” pelos lados do Heriberto Hülse! Ficou e continua de olho no que acontece quanto às questões políticas! Primeiro foi a vez do fanático Pedro Paulo Milanez Canela se manifestar com o intuito de colocar seu nome à disposição pra ser vice-presidente administrativo, no pleito programado para o próximo dia 17(quinta-feira). Depois, a confirmação de que Anselmo Freitas fez o mesmo e já anunciando que pretende “levar” Waldeci Rampinelli pra comandar o futebol no Criciúma. Tudo isso, considerando-se que Jaime Dal Farra vai deixar o Clube dia 31/12. Se não ocorrer nenhuma surpresa, Anselmo Freitas deverá ser eleito e, à partir de então, um NOVO CRICIÚMA!! É o mínimo que se espera...!!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Alô conselheiros do Criciúma: cuidado com os abutres!!!

O que ouço, leio e vejo sobre os bastidores deste novo processo de transição política, envolvendo o Criciúma E. C., me deixa com umas MIL PULGAS atrás da orelha!! Poucos, até agora, apresentaram um projeto consistente e sólido pra, realmente, comandar o Criciúma! Primeiro Moacir Fernandes e Alexandre Farias se manifestaram junto ao Conselho Deliberativo. Também teve o interesse de Gilmar Cechet. Contudo, as ideias dos três não foi levada adiante e as coisas ficaram pelo meio do caminho!

Insisto que é preciso ter MUITO CUIDADO ao escolher o novo vice-presidente administrativo, em eleição que ocorrerá no próximo dia 17(quinta-feira da semana que vem)! Comandar um clube do tamanho do Criciúma não pode ser somente com a “cara e a coragem”! Todos nós que falamos, escrevemos ou discutimos a instituição, queremos o bem dela e estamos cheios de boas intenções! Mas, há quem pensa em estar dentro do Criciúma pra arranjar uma “BOQUINHA”, se promover e fazer do Clube um meio de GANHAR DINHEIRO!!

Já escrevi no espaço do Blog em outras postagens. Inclusive, tem NEGUINHO E BRANQUINHO, da IMPRENSA,  que pensa desta forma! Não preciso e nem vou citar nomes! Quem acompanha noticiários e posturas adotadas por alguns poucos colegas, infelizmente observa e constata tal situação!! Acho isso profundamente lamentável!! Mais uma vez, ressalto que o CRICIÚMA E. C., obrigatoriamente, precisa receber a devida atenção que merece!! E isto deve acontecer, SEM INTERESSES pessoais ou por vaidade!! Portanto, novamente, o futuro do Clube está nas mãos do Conselho Deliberativo!! Elejam quem tem experiência, recursos e CREDIBILIDADE pra que depois, lá na frente, não venham a se arrepender!! É isso!! Dado o recado!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Postagem retrô e, pra muitos, uma situação "dos sonhos": Antenor e Moacir juntos? Não! Lobo não come lobo!

A postagem à seguir é de 5 de dezembro de 2.014. Lembro que o torcedor do Criciúma já sonhava com um "casamento" assim!! Impossível de acontecer? Não! Mas, MUITO POUCO provável de se tornar realidade!! Vamos à referida postagem....de SEIS anos atrás!!

O ditado popular é bastante antigo. E serve, de certa forma, pra justificar a razão do porque Antenor Angeloni e Moacir Fernandes não trabalhariam juntos no Criciúma Esporte Clube. Mas chegou-se a comentar isso? Na verdade, tal lembrança ocorre quando fica comprovado que a ausência de um homem de vestiário prejudica o bom andamento do dia a dia em um time de futebol. Cada um a seu tempo e estilo, Antenor e Moacir são dois nomes de extremo respeito, admiração e reconhecimento dos torcedores do Tigre. Entretanto, Moacir foi mais vencedor do que Antenor. Por sua vez, ao longo de suas passagens pelo Heriberto Hülse, Angeloni realizou obras, ampliou e construiu arquibancadas, além de ter “salvado” o Clube, financeiramente, quando retornou em 2.010.

Não há dúvida, entretanto, que ambos também não são unanimidades! Há contestações em relação a um e a outro...sem dúvida! Moacir Fernandes surgiu no Criciúma levado por José Ijair Conti, seu amigo e patrão na antiga Coenco, lembram? Me recordo bem que, quando da eleição ocorrida em 1.985 no ginásio Colombo Sales, eu estava na arquibancada, assisti a tudo e Guido Búrigo, que havia sido presidente anos antes, disse: “Que tal o engenheiro “dos Conti”...o Moacir pra pegar a presidência?”. O Criciúma vivia um momento ruím dentro de campo. Naqueles anos não era ambição dos catarinenses disputar campeonato brasileiro. O que todos queriam era tirar o título estadual do Joinville! Todo mundo tentava e ninguém conseguia! O Criciúma, então, era um dos mais revoltados com a seca de conquistas!
Depois de quase duas horas com alguns conselheiros e ex-presidentes discutindo o que fariam com o Criciúma, “sêo” Moacir falou o seguinte: “Se vocês querem alguém pra administrar eu pego! Mas de futebol não entendo nada!!”. Proposta aceita por todos e Pedro Izaú Conti, mais Aderlei Porto, Nério Spíllere, mais tarde Milioli Neto e Cláudio Wágner dariam uma sustentação para que Moacir formasse sua diretoria e, então, “tocasse” o futebol. Quando assumiu, Moacir viu o Criciúma jogar o hexagonal “da morte” no Catarinense de 1.985, uma vez que o time havia sido desclassificado da fase decisiva da competição. O Criciúma ganhou aquela etapa do campeonato com folga. Veio então 1.986 e, finalmente o ano da desforra!! Com a participação decisiva de seus parceiros citados acima, Moacir Fernandes e o Criciúma ganharam todas as fases do Estadual e, no fim da temporada, a premiação maior: o Criciúma, depois de “nadar..nadar e morrer na praia” em tempos passados, seria coroado com o título de Campeão Catarinense! A sequência de tudo com a série de títulos e vitórias inesquecíveis a torcida sabe “de cor e salteado”!!

Sobre o atual presidente, dono da G. A., o empresário Antenor Angeloni, lutou muito no futebol , mas não teve o mesmo êxito que Moacir Fernandes. Entretanto, foi com ele que o Criciúma, de 2.010 pra cá, conseguiu dois acessos, embora esteja bem vivo na memória de todos a recente queda pra série B do Campeonato Brasileiro de 2.015. Mesmo assim, como instituição e clube de futebol, nos dias de hoje, o torcedor do Tigre tem completo reconhecimento em relação ao que fez, faz e ainda fará “sêo” Antenor na estrutura do Criciúma e de seu estádio! Isso jamais pode ser esquecido!! Voltando ao título da postagem... ver os dois, um comandando e proporcionando o suporte financeiro necessário e outro no futebol, no caso Antenor e Moacir, o Criciúma ficaria quase perfeito!! Masss...como disse: lobo não come lobo!!

domingo, 6 de dezembro de 2020

Ah se não fosse o Ituano...!!


Mais do que MELANCÓLICO o final desta temporada para o Criciúma!! O mais pessimista torcedor, láááá no começo do ano, talvez não tenha imaginado que a campanha no Campeonato Brasileiro da Série C seria tão ruim! Mas, foi!! Aliás, performance horrível, seja com Roberto Cavalo e, por último, com Itamar Schülle! Importante frisar, contudo, que os dois treinadores usados pelo Criciúma desde o início de 2.020, foram os MENOS CULPADOS! A responsabilidade maior, TODOS SABEMOS, é do comando da G. A., empresa que administra de forma CALAMITOSA o futebol do Clube!!

Na última rodada do torneio, é preciso reconhecer, no entanto, que o Criciúma não jogou mal! Comparando com suas atuações anteriores e mais recentes, até que houve superação, maior entrega dos jogadores e muita dedicação pra garantir o objetivo de, PELO MENOS, permanecer na 3ª Divisão do futebol nacional! Só que o Tigre(já nem tão Tiiiigre assim!) acabou sendo favorecido pela vitória do Ituano diante do São Bento, por 3 a 0. Caso o resultado desse jogo tivesse sido o inverso, ou seja, se a equipe de Sorocaba houvesse vencido a partida, o Criciúma teria sido rebaixado pra Série D!! O que, na verdade, seria a tragédia das tragédias envolvendo a ainda rica história do Clube!!

A bem da verdade, o placar de 2 a 2 observado no Estádio Heriberto Hülse, acabou sendo justo pelo que fizeram Criciúma e Brusque. Depois de um pênalti duvidoso marcado, os visitantes fizeram 1 a 0. O Criciúma lutou muito e, ainda na 1ª etapa, buscou a virada com Felipe Menezes e Foguinho. Só que, no 2º tempo, alguns jogadores cansaram, tiveram que ser substituídos e, após a saída de Jean Dias, o Criciúma perdeu velocidade...o time foi ficando mais atrás tentando garantir o placar e, nos minutos finais, sofreu o gol de empate!! Não havia muito o que fazer!! O Brusque, mesmo com reconhecida queda de rendimento em relação ao que produziu no 1º turno, continua sendo um time melhor do que o Criciúma, com jogadores mais qualificados e melhores opções de banco!!

DE NOVO, fica a lição para dirigentes e responsáveis pelo Clube! Jogar Série B e, de vez em quando, DAR UMA VOLTINHA de uns quatro ou cinco anos na A, deve ser a principal meta para aqueles que AINDA são considerados “grandes” no futebol de Santa Catarina! Casos de Chapecoense, da dupla de Florianópolis, de Criciúma e de Joinville. O JEC anda muito mal das pernas!! E, o Criciúma, por toda sua história e marca conquistada ao longo dos anos, merece AO MENOS, jogar uma Série B com intuitos de buscar acesso! Mas, cair pra C, continuar nela e ainda PASSAR SUFOCO por causa do risco de queda pra D...é cair depois do fundo do poço!! Fico cá me perguntando: o que espera o Criciúma “ali” na frente??? Que coisa, hein???

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Se “deixarem”, Waldeci Rampinelli será o próximo presidente do Criciúma E. C.!

Importante frisar, contudo, que isso só ocorrerá se não houver mais nenhuma surpresa jurídica! O estatuto do Criciúma E. C. é VELHO e ULTRAPASSADO! Tem um monte de brechas que, cfe. INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL, podem impedir conduções, ideias e manobras de A ou de B! Entenderam?? A legalidade de todo o processo deve ser preservada! Massss...não abro mão de que o Clube, a instituição, devem estar acima de OUTROS INTERESSES! O Criciúma é muito maior do que qualquer nome que venha a ser presidente ou dirigente e que consiga marcar, POSITIVAMENTE, sua passagem pelo Heriberto Hülse!!

Infelizmente, tenho notado que há MUITOS OBJETIVOS PESSOAIS em jogo! Tipo...“eu quero ser presidente e aquele(outro) não pode ser”! E...parece que as coisas estão sendo tratadas de uma forma muito radical, sem entendimento entre os envolvidos no processo! Até nas questões pertinentes ao Criciúma há muito EXTREMISMO!! Sempre defendi e continuo acreditando que o melhor caminho é o ENTENDIMENTO entre as partes interessadas!! Mais uma vez, reitero pensamento de que o CLUBE DEVE ESTAR ACIMA DE QUALQUER VAIDADE!! A marca do Criciúma precisa ser explorada em prol do bem do CLUBE!! E não pra este ou aquele TIRAR VANTAGEM PESSOAL!! Inclusive, com a permissão da ética, tem até COLEGA DE IMPRENSA de olho em algum cargo, caso apoie este ou aquele candidato, esta ou aquela chapa!!! Se não me fiz entender, vou tentar desenhar na próxima vez!!


Quanto ao Sr. Waldeci Rampinelli, ele está colocando seu nome à disposição dos conselheiros pra ser o novo vice-presidente administrativo, substituindo Alexandre Farias que, recentemente, pediu renúncia. O Conselho Deliberativo do Criciúma tem reunião extraordinária, no próximo dia 17, para analisar o tema. Pelo que pude apurar, após a renúncia de Jaime Dal Farra, Rampinelli assumiria e “tocaria” o Criciúma até dezembro do ano que vem, numa espécie de MANDATO TAMPÃO. Juntamente com ele, estariam Valcir Mantovani e Vilmar Casagrande. Quanto ao futebol, ele deverá ser comandado por um investidor que pode ser João Neto, nome que anda circulando nos bastidores do Clube já há algum tempo!! É uma questão de objetividade, praticidade na condução do processo...antes que as coisas “degringolem” e se evite, lá na frente, de o Heriberto Hülse virar um SHOPPING...!! Também é outro assunto que, se precisar EU DESENHO”!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Noite pra nunca esquecer!! Mas, polícias agiram corretamente!!!

Com a estrutura disponível que há para o nosso sistema de Segurança Pública não havia o que fazer!! Os bandidos iniciaram a ação perto das 23:30, na última segunda-feira(30), que se estendeu até umas duas e meia da manhã da madrugada seguinte! COISA DE CINEMA!! Particularmente, nunca havia visto algo igual, na chamada “vida real”! Muitos comentários sobre números de bandidos envolvidos, talvez 30 ou 40; dez carros(só bólidos) usados na ação; e, talvez 40 milhões de reais “tirados” dos cofres da agência central do Banco do Brasil, em Criciúma!!

A polícia não tinha o que fazer! Tudo, MAS TUDO MESMO, foi muito bem pensado por quem articulou o mega assalto!! Aliás, acho que várias “cabeças pensantes” usaram seus cérebros para a trama criminosa! As polícias civil e militar ficaram só observando e, do mesmo modo que a população em geral, atônitos diante de tanta astúcia e ousadia dos meliantes! Importante destacar, contudo, que houve, sim, reação de policiais militares quando o quartel do 9º Batalhão foi alvejado por rajadas de metralhadoras e por outras armas de extrema potência!!

Tanto PM como PC, infelizmente, não possuem armamento de eficácia e calibre adequados pra enfrentar tamanha operação montada pelos assaltantes! Além disso, não há gente suficiente, efetivo ideal pra tentar garantir com maior eficiência nossa segurança pública! Ah...nos Estados Unidos seria diferente! Claro! Só que, não dá pra comparar cá com lá, nem lá com cá! E, também, se a polícia tivesse reagido, provavelmente teríamos um DERRAMAMENTO DE SANGUE, inclusive, atingindo gente inocente!! Assim, as providências que estão sendo tomadas agora, podem parecer tardias! Mas, não são!! Dinheiro, mais cedo ou mais tarde se repõe!! Vidas não!! É o que penso...!!

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Adiós Dieguito...!!

Foi o segundo melhor que vi jogar! Só ficou atrás de Pelé! Dizem que Garrincha jogou muito...os argentinos sempre falaram muito de Di Stéfano, os europeus decantam, até hoje, jogadores como Franz Beckembauer, Platini, Cruyff, Bobby Moore, Ferenc Puskás, Eusébio ...! Enfim, uma série de gênios que passaram pelo mundo do futebol! Mas, tenho orgulho de ser sul-americano, bater no peito e dizer que os dois maiores e melhores jogadores da história do futebol são “nossos”! Dos que assisti jogar, dos que tive o prazer de analisar como atletas de futebol, sem qualquer dúvida: 1º Pelé, 2º Maradona! Pois não é que Diego Armando Maradona Franco nos deixou??!!

Jogou muito!! Fez gol de mão dizendo que era a “mão de Deus”, isso no Mundial de 1.986, quando comandou a seleção argentina na conquista daquela Copa, realizada no México. Segundo dados estatísticos, marcou 346 gols em 680 jogos disputados por Argentinos Junior, Boca Junior, Barcelona, Napoli, Sevilla, Newell’s Old Boys e, é claro, pelo selecionado de seu país. Raros jogadores no mundo do futebol mostraram a habilidade com a perna esquerda que tinha Maradona! Foi-se cedo!! Sessenta anos e, recentemente, havia sido submetido a uma cirurgia no cérebro. Vá em paz!! Independentemente das questões extracampo, o mundo do futebol só tem a agradecer a Maradona!!!

Quem também nos deixou esta semana, só que este com repercussão regional, foi Nivaldo Martins. Estava com 84 anos e, infelizmente, não resistiu à Covid-19! Quem é das antigas lembra de Nivaldo como atacante do Próspera e do Comerciário. Depois que parou de jogar, Nivaldo Martins exerceu funções burocráticas nesses dois clubes e também no Hercílio Luz. Seu clube do coração? O Próspera, time do bairro onde morou por muitos anos! Aliás, Próspera que faz campanha de acesso à Série A do Campeonato Catarinense! De onde estiver, o “Sêo” Nivaldo ficará satisfeito em ver o “Prospinha”, após várias temporadas, figurar entre os considerados grandes do futebol de Santa Catarina!


Passarinho Arrepiado, do mesmo modo, também ficou comovido com a morte do jornalista Fernando Vannucci, aos 69 anos. Ele havia sofrido um infarto em abril do ano passado e que o deixou debilitado. Colocou um marcapasso, cerca de um ano atrás. Vannucci trabalhou na TV Globo, Bandeirantes, TV Record e RedeTV!. Na Globo, apresentou programas de destaque como Globo Esporte, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico. O jornalista esteve na cobertura de seis Copas do Mundo e cinco Olimpíadas, e ficou conhecido por seu bordão "Alô, você"!!!

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Reunião na ACIC pra, de novo, discutir o futuro do Criciúma.

Ela aconteceu na última segunda-feira(23), à tarde, e contou com a participação, entre outros, de Waldeci Rampinelli, Anselmo Freitas, Celso Menezes, Vilmar Casagrande, Moacir Fernandes, Valério Mendes, Clésio Pavei, Flávio Spíllere, Valcir Mantovani e Jaime Dal Farra. Rampinelli, lááááá no fundo, não quer ser presidente! Sua preferência é pelo cargo de Diretor de Futebol. Contudo, nas atuais circunstâncias, pelo menos até o momento, “ninguém quer pegar o bolim” e assumir as responsabilidades!

Quando alguns se “assanharam” pra dirigir o Clube havia uma clara esperança de acesso pra Série B. O passar do tempo e o andamento do campeonato foram mostrando uma dura realidade e, quem chegou a se empolgar, meio que deu uma desestimulada! Moacir Fernandes foi um deles! Inclusive, seus próprios “parceiros financeiros”, com quem ele já havia conversado, também se sentiram desanimados!

De qualquer modo, Rampinelli “puxou o barco” novamente e chamou as pessoas citadas acima pra uma conversa mais objetiva. A resposta foi positiva! Pelo que o Passarinho Arrepiado pode apurar, se não aparecer “um presidente”, ele mesmo, o “Sêo” Waldeci, vai ser o novo presidente pelo menos até fim do ano que vem. Ou seja, tipo...“pega, dá uma arrumada na casa e depois tenta montar algo mais concreto e seguro para que o Criciúma siga sua vida”!

Quanto ao empresário João Neto, que tem procurado o comando do Conselho Deliberativo do Criciúma pra uma possível parceria, a informação procede! Ou seja, ele quer porque quer fazer tal acordo e proporcionar um substancial aporte financeiro para o início da nova gestão! Importante destacar, contudo, que ele será um investidor e o comando do Clube ficará a cargo da direção executiva! Ou seja, com modelo de gerir o futebol e a instituição diferente do atual!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Além de ruim, time do Criciúma também é burro!!



Foram nove minutos da mais pura ilusão! Afinal, neste período, logo no início do jogo contra o Ypiranga, o Tigre já havia feito TRÊS GOLS, não sofrido nenhum e o mais “empolgante”: jogado o que ainda não havia feito em TODOS OS OUTROS JOGOS, até então, dentro do Campeonato Brasileiro da Série C!! O mais pessimista torcedor jamais imaginaria que, com tal vantagem, o Criciúma deixaria escapar uma vitória de extrema importância em razão da sua própria situação na tabela de classificação!

Ledo engano! Depois de abrir TRÊS A ZERO, o Criciúma levou um gol, ainda na primeira etapa, tomou outro no começo da segunda, sofreu pressão e, mesmo assim, conseguiu fazer QUATRO A DOIS, aos 29 minutos do segundo tempo. Massss...quando as coisas vão de mal a pior, o inesperado acontece! Nos minutos seguintes e finais, o Ypiranga conseguiu empatar e saiu do Heriberto Hülse comemorando como se tivesse conquistado uma vitória!! Ao Criciúma restou, DE NOVO, o “choro” e as lamentações em razão do insucesso! O resultado deixa o time de Itamar Schülle em situação, no mínimo preocupante quanto ao seu futuro na competição, pois corre risco de rebaixamento!!

Importante frisar alguns detalhes constatados nos QUATRO A QUATRO entre Criciúma e Ypiranga. Por exemplo, a clara e evidente FALTA DE INTELIGÊNCIA dos jogadores do Criciúma que, quando conseguiram os três primeiros gols, continuaram a pressionar o adversário SEM A MÍNIMA NECESSIDADE!! Comumente, a grande maioria das equipes, quando faz três a zero, dá uma segurada...deixa que o outro time se desespere, às vezes começa a “parar” o jogo, se utiliza de alguma “catimba” e o desenrolar do confronto tende a ser mais favorável!! Boa parte dos jogadores do Criciúma já têm certa vivência no futebol pra saber que, uma “cerinha” aqui e ali, irrita o oponente que, no caso do Ypiranga, este havia sido surpreendido com três gols em nove minutos!!

Só que o Criciúma foi “infantil”, se utilizou de estratégia ERRADA, partiu pra cima achando que poderia aplicar goleada histórica e acabou perdendo oportunidade de conquistar importante vitória afim de aliviar o clima ruim que se estabeleceu no Heriberto Hülse em razão da campanha pífia no torneio! E olha que o Criciúma teve DOIS MOMENTOS no jogo pra “MORCEGAR” a situação! Uma quando estava 3 a 0 e outra quando fez 4 a 2! Enfim, se alguns atletas renderam um pouquinho melhor, como um todo SOBROU BURRICE pra todos por não saberem tirar proveito de vantagens conseguidas durante o jogo!! Ah...e olha que, desta vez, a arbitragem ERROU A FAVOR DO CRICIÚMA ao não marcar uma penalidade clara cometida pelo goleiro Agenor!! Enfim, segue a sina...!!

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Algumas rapidinhas do Tigre.

Criciúma tem uma verdadeira decisão nesta quinta-feira(19). Se ganhar do Ypiranga deixará bem encaminhada sua HUMILDE PERMANÊNCIA na Série C do Campeonato Brasileiro pro ano que vem. Contudo, se empatar ou perder, entrará numa fase de desespero que poderá ser fatal quando se cai na piscina e não se sabe nadar! Como o Criciúma é um time PRA LÁ DE RUIM, se a vitória não acontecer, digamos que a Série D passará a ser VIZINHA!

Sobre o goleiro Agenor, entendo que ele não é nenhum Rogério Ceni ou um René Higuita!! Essa de bater pênaltis não concordo!! Será que não há ninguém, entre os 10 de linha, que possam assumir tal responsabilidade?? Ou o próprio Agenor “se escala” porque há insegurança, falta de confiança e “PIPOCA” demais entre os demais? Ainda sobre Agenor, é porque o torneio já está no fim e está tudo meio que “LADEIRA ABAIXO” na campanha do Criciúma. Mas, algumas falhas cometidas vêm comprometendo seu trabalho e o treinador poderia, pelo menos, OLHAR pro Paulo Gianezini que também tem bola pra jogar!!

Já foram experimentados alguns jogadores na zaga do Criciúma durante o Campeonato Brasileiro e o único que, digamos, poderia ter sido aproveitado mesmo, o atleta VITÃO, curiosamente, não renovou contrato! Queria ficar até metade do ano que vem, os dirigentes não concordaram, pois preferiam um período mais curto, e o jogador acabou indo embora! Outro MISTÉRIO é que, aqui, com Roberto Cavalo de técnico, Vitão foi deixado de lado! Cavalo saiu, foi pro Oeste, Vitão acabou indo pra lá e é TITULAR!! Socorro!! Eu tô maluco...!!!

Num todo, os jogadores do Criciúma não se empenham em campo como os atletas das equipes adversárias que têm visitado o Heriberto Hülse. Os “caras” vêm aqui e “DÃO A ALMA”! E o mais intrigante é que o Criciúma não reage ou, talvez,  nem saiba como fazer isso!! Sinceramente...coitado do técnico Itamar Schülle!! Eu, se fosse ele, iria embora!! Não tem culpa e pode vir a constar em seu currículo um rebaixamento pro “ÚLTIMO DEGRAU” do futebol nacional!! A administração Jaime Dal Farra tem sido um verdadeiro HORROR!! Lamento muito porque Jaime, quanto mais tenta acertar, mais erra!! Enfim...outro ano pra “riscar” da história do Criciúma!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

NASA precisa vir a Criciúma!!

Sim! Pra estudar algumas poucas cabeças que, infelizmente, acabam por interferir na opinião pública e também fazer uma análise de quem se permite influenciar!! Ora bolas...HOJE o que mais me interessa é saber se o Criciúma vai, ainda, reunir forças pra conquistar classificação à próxima fase do Campeonato Brasileiro! O mais importante é, mesmo que seja de forma DESESPERADA, o time passar de fase e permanecer sonhando com o acesso pra Série B do ano que vem!

Mas, infelizmente, o que mais se lê em grupos de whatsapp, se ouve de alguns ditos “entendidos” da bola...de que Jaime Dal Farra precisa sair o quanto antes da presidência, que o Edson Gaúcho tem dado declarações gerando polêmicas e o goleiro Luiz se defendendo em redes sociais de ataques de gente da imprensa local!! Alguém com um pouco mais de racionalidade pode perguntar: “Ô Gilberto... mas o que mais importa não é o time em campo ganhar??”. Respondo: “Sim, é!! Mas tem uma galera com um ranço danado que, talvez, só a NASA decifre!”.

Pois bem...se o Criciúma é um clube cujo principal produto é o FUTEBOL, vamos a ele! Jogo sábado(14) perante o Ituano, concorrente direto na briga por classificação. A situação do Criciúma é tão complicada que, mesmo ganhando, o Tigre continuará em sexto lugar!! Irá aos mesmos 20 pontos que o Ituano já tem, empatará em número de vitórias, cinco, só que ficará atrás no quesito saldo de gols. A não ser que, a tão sonhada vitória, seja por diferença de dois ou mais gols de diferença!! Como o Criciúma é “diet” demais em criar oportunidades e “furar” bloqueio dos adversários, dá pra crer que ganhe, mas, com placar “magrinho”!!

Depois do Ituano, o Criciúma terá pela frente Ypiranga, de novo no Heriberto Hülse; São José, em Porto Alegre: e, fecha sua participação na etapa de grupos contra o Brusque, em casa. Claro que dá pra classificar! Aliás, em condições normais...noutros tempos, todos nós estaríamos “botando fé” que, com quatro partidas por fazer, sendo três em seu campo, o Criciúma iria se garantir na segunda fase do torneio! Contudo, o tempo passou, os jogadores são de baixa qualidade técnica e não há aquela superação e garra nos jogos! De qualquer modo, pra simplificar: enquanto há vida, há esperança!

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Ainda sonhando com classificação, Criciúma tentará primeira vitória fora do H. Hülse.

O Criciúma busca sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro da Série C neste sábado (07/11), no Rio de Janeiro. O Tigre enfrenta o Volta Redonda pela 14ª rodada da competição nacional. As equipes se enfrentam às 15 horas, no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador.

Para o confronto, o técnico Itamar Schülle terá a volta dos zagueiros Helder e Maurício, do meia Jean Lucas e poderá contar com a estreia do lateral-direito Alex Reinaldo. O atleta foi apresentado nesta sexta-feira (06/11) e já teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Tigre realizou o último trabalho antes do confronto na manhã desta sexta-feira (06/11) no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, no bairro Cristo Redentor. No início da tarde, o elenco carvoeiro inicia a vagem para o Rio de Janeiro.

O Criciúma apresentou na manhã desta sexta-feira, dia 6, o lateral-direito Alex Reinaldo, de 29 anos. O atleta é natural de Ubatuba (SP) e esteve nas últimas três temporadas no São Caetano, mas tem passagens por União Barbarense, Bragantino e Mirassol. Em Santa Catarina, ele já atuou no Avaí em 2013.

O atleta já teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está à disposição do técnico Itamar Schülle para a partida do Tigre contra o Volta Redonda pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. O jogo acontece neste sábado, dia 7, às 15 horas, no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

O Criciúma tem apenas cinco jogos para tentar a classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. O presidente Jaime Dal Farra anunciou recentemente que a Gestão de Ativos (GA) deixará o clube ao fim da atual temporada. E este curto espaço de tempo será o período que Edson Gaúcho terá para tentar levar o Tigre para a Série B nacional. O novo diretor executivo de futebol da equipe carvoeira foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira, dia 5. Ele retorna depois de três anos desde a sua última passagem pelo clube, quando exerceu a mesma função, e com a missão de, ao lado do técnico Itamar Schüle, conquistar o acesso.

Devido ao pouco tempo que resta de Série C e com o Tigre já tendo dois profissinais envolvidos no departamento de futebol - o superintendente de futebol Serginho Lopes e o asssessor da presidência Ocimar Bolicenho - o anúncio de Edson Gaúcho causou surpresa não só aos torcedores do Criciúma, mas também ao próprio diretor executivo de futebol.

(Fontes: site oficial do Criciúma e Engeplus)

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Jaime sai e Alexandre fica!

Passarinho Arrepiado espiou a reunião do Conselho Deliberativo, realizada na última terça-feira(03), à noite, no auditório da ACIC, em Criciúma. Teve protesto de torcedores com faixas e “palavras de ordem” pedindo a saída do presidente Dal Farra. Jaime falou aos presentes e garantiu que deixa o comando do Clube quando acabar a participação do Criciúma na Série C do Campeonato Brasileiro. Por sua vez, o vice Alexandre Farias afirmou ao “Arrepiado” que não irá acompanhar o presidente nos atos de renúncia. Isso quer dizer que, Jaime saindo, Farias assume e irá conduzir o processo de transição. Ou seja, talvez até o fim do ano que vem ou, se houver uma união de forças, já encaminhar antecipação para a escolha da nova diretoria!! Conversando boas ideias, com certeza, se chegará a um encaminhamento ideal para o Criciúma! Mas, por favor! Sem vaidades!!

Mudando a “prosa”, falo sobre aproveitamento de garotos DA REGIÃO no Criciúma E. C. E olha que aqui na região tem guri bom pra ser aproveitado no Criciúma! Não sei, ao certo, se um trabalho mais maciço visando captação de garotos junto à escolinhas e núcleos de futebol espalhados pela região, é realizado pelo Criciúma E. C. Aliás, nas categorias de base há bons profissionais por lá trabalhando e tentando “caçar” novos valores! Contudo, tenho dúvidas quanto a alguns critérios usados. Faz tempo que não surge, pro time profissional, um garoto criado em Criciúma ou nos municípios vizinhos. Mais uma vez relembramos o passado, puxamos pela memória e nos vem a imagem de jogadores como Sílvio Laguna e Jairo Santos, ambos ali da Ponta da Barra, em Laguna; Douglas, Maciel, Colonetti e Claudiomir, os quatro de Forquilhinha; Omar, de Armazém; Sílvio Criciúma, nascido em Tubarão; Wílsão, Roberto, M. Librelato e Cléber...todos de Orleans; Everaldo, de Içara; Émerson Almeida, de cidadão de Araranguá. E olha...se for exercitar a mente, vou lembrar de MUITO MAIS jogadores que se transformaram em atletas, produziram técnica e financeiramente pro Clube e seguiram suas carreiras!!

Hoje, contudo, as coisas estão bem diferentes! Não temos mais um cara, que nem tínhamos há alguns anos, como o saudoso Fumanchu! Me refiro a ele pelo seu tino ou dom mesmo de descobrir bons valores. Pra quem não sabe, o goleiro Fabiano, campeão da Série B em 2.002, quando menino atuando em times de Araranguá, levou 10 gols em uma tarde de jogos com a garotada da base e Fumanchu disse que o queria recrutá-lo pro Criciúma! Não sei se o Prof. “Dão” ainda realiza trabalho idêntico ali na região de Orleans, Lauro Müller e Braço do Norte. De qualquer modo, ainda há pessoas que se esforçam muito pra “achar” garotos que possam, pelo menos, virar promessas! Casos de Jean Reis, com o projeto Anjos do Futsal, e a escolinha do Edevílson, apenas como alguns exemplos! Resta saber se, no Criciúma, há toda uma logística e direcionamento com intuito de prestigiar e fazer parcerias com a turma que é vizinha! Deu pra entender, não é mesmo??