sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

As vitórias e as derrotas de 2.016.

É a última postagem do ano! Portanto, relembrando que o Criciúma, nosso principal produto esportivo, não teve uma temporada em que causou tantas alegrias assim a seus simpatizantes e torcedores. Afinal, foi eliminado na fase inicial da Primeira Liga; participação discreta na Copa do  Brasil; acabou o Catarinense em 3º lugar e em 8º na Série B do Campeonato Brasileiro. Vale destacar, de outro modo, que o presidente Jaime Dal Farra com sua “G. A.”, conseguiu manter uma boa estrutura administrativa e financeira viabilizando assim o Clube! Nessas competições em que o Tigre jogou, deu Fluminense como campeão da Primeira Liga; Grêmio, com Douglas comandando o time e sendo aquele camisa dez que todos os treinadores sonham em ter, ganhando a Copa do Brasil; o Atlético de Goiás cresceu bastante no returno e foi o 1º colocado na Série B; e...a Chapecoense que, com toda justiça, “papou” o título Estadual. Cá entre nós...quase que o Vasco não sobe, hein?? Que coisa!! O time liderou boa parte da competição e, na reta final, encontrou problemas pra confirmar seu retorno à Série A!

Pois, na Série A, o Palmeiras mostrou futebol mais vistoso do torneio! O técnico Cuca, com o plantel na mão, levou o alviverde a uma conquista que não acontecia desde 1.994...há 22 anos! Não dá pra contestar!! Gabriel Jesus, o veteranissimo Zé Roberto, mais Tchê Tchê e também Roger Guedes, que foi do Criciúma pra lá, foram alguns dos nomes mais importantes na conquista palmeirense! Ainda sobre a chamada elite do futebol nacional, quem decepcionou mesmo foi o Internacional. Sempre ostentou sua condição de nunca ter caído pra 2ª Divisão do Brasileiro...masssss, desta feita, com um time comum e algumas trocas de técnico sem resultado positivo, o colorado gaúcho vai fazer cia. a Criciúma e Figueirense, este que também foi rebaixado, na Série B em 2.017!

Aliás, sobre os catarinenses, vale destacar a tradicional raça avaiana!! Os “manezinhos” do Sul da Ilha tiveram um “sprint final” impressionante e, com jogadores sem grande qualificação técnica, exceção a Marquinhos, claro...o Leão, dentro daquele “sobe/desce”, volta pra Série A. Sobre o Joinville, lembro que há alguns anos “brigava” pra arranjar uma vaga na Série D! Subiu todos os “degraus” necessários, chegou na Série A, ficou um ano, caiu pra B, mais um ano e, na próxima temporada estará na 3ª Divisão! 

Por sua vez, a Chapecoense vinha sendo a grande sensação do futebol catarinense! Não sei como o Clube, sua torcida e a cidade de Chapecó irão reagir depois de tudo o que aconteceu! A distância, fico na torcida para que consiga ser forte e continuar sendo grande em âmbito estadual e nacional! Assim como, também, vou desejar muito para que Rubens Angelotti consiga sucesso como novo comandante da Federação Catarinense de Futebol, substituindo a Delfim Peixoto, infelizmente falecido na tragédia de Medellin!

Ah...não dá pra deixar passar “em branco” a mudança radical na forma de jogar da Seleção Brasileira fazendo com que o time, agora dirigido por Tite, viesse a reconquistar prestígio e carinho de uma torcida que andava pra lá de revoltada!! E...méritos pra quem defendeu o País nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Bem do jeito brasileiro, com algumas situações adversas e outras até surpreendentes no aspecto positivo, conseguimos sediar uma edição de Jogos Olímpicos. Foram 19 medalhas e a 13ª colocação final, o melhor resultado do Brasil na história das Olimpíadas!! Inclusive, finalmente, o futebol ganhou o ouro!! Muito bom!!

Então...valeu galera!! Bom 2.017 pra todos nós que somos do bem e queremos que Deus nos abençoe...sempre!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Clube de futebol que não se adequar à Lei Pelé estará fadado à falência!

Certa vez o ex-presidente do Criciúma, Moacir Fernandes, ao receber a Lei Pelé me passou uma cópia e disse: “Lê com atenção, estuda bem e tira tuas conclusões. Depois me diz algo!”. Isso era 1.999 e as tais normas haviam sido promulgadas em março do ano anterior. Pois...tanto ele quanto eu chegamos à mesma conclusão! Primeiro de que os clubes de futebol deveriam ter trabalhado bastante a questão política para que tal estatuto não fosse aprovado! Não o fizeram e, já que deixaram a coisa acontecer...a única saída seria adaptar-se à ela! Lembro que Moacir me disse o seguinte: “Clube de futebol que não se profissionalizar, na verdadeira acepção do termo, vai falir e até sucumbir!”. Pois não é que o “Saddam” tinha razão??!!
A grande maioria das instituições de futebol no País está “quebrada”! Nem sei o que já teria acontecido com clubes de marcas fortes e importantes no cenário do futebol brasileiro se não fosse o dinheiro da TV e de alguns patrocinadores interessados única e exclusivamente no retorno que um bom contrato de mídia pode dar! Por mais leigo que este ou aquele seja quando o assunto é gerir um clube de futebol...massss, como administrar um grupo de funcionários sem dinheiro?? Popularizando, como se faz pra manter comissão técnica e jogadores trabalhando sem salários razoáveis e em dia?? Precisa de uma quantia pelo menos que satisfaça o tamanho das pretensões do clube em determinada competição ou temporada!! E...como faz? Cai do céu?? Só com o que é arrecadado em jogos? Ou apenas “passando o pires” pra recolher de mais fanáticos e até de alguns abastados torcedores afim de garantir a sustentação de uma estrutura mínima??
A resposta pra todas as perguntas anteriores é “não”!! Qualquer clube cujos seus dirigentes pensam em crescer necessita investir, ousar, pensar “grande”!! No caso do Criciúma, aqui do nosso chão, o presidente Jaime Dal Farra não tem o mesmo poderio financeiro de Antenor Angeloni. Além disso, os tempos são outros!! A crise financeira abalou todos os setores e o futebol não ficou de fora! Assim, infelizmente, diminui a força monetária...por conseqüência, reduzem as chances de buscar melhor qualificação do plantel a ser montado pra 2.017. Por isso, é necessário “rebolar” na busca de investidores em patrocínios de camisa, placas de campo, parcerias com clubes de maior porte, bons contratos de publicidade com redes de TV e, claro, vendas de jogadores oriundos da base pra poder arrecadar quantias mais significativas!!  O torcedor precisa, obrigatoriamente, entender que É ASSIM!! Não há outra opção!! O futebol está caríssimo e quem não souber driblar também fora de campo pode perecer...sucumbir!!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O Criciúma não pode viver só do passado!! Vamos acordar...!!!

Na postagem anterior relembrei uma pesquisa que fiz em maio deste ano querendo saber de amigos, leitores e internautas sobre o melhor Criciúma de todos os tempos. Ei...gente!! Vamos acordar!! Chega de ficar só relembrando coisas da Copa do Brasil, da Libertadores de 92, do Brasileiro de 2.002...enfim, das grandes conquistas que o Tigre teve em épocas que muitos já nem lembram mais e outros sequer haviam nascido!! Foi inédito? Sensacional? Contagiou a todos? Nos encheu de orgulho e alegria? Tivemos reconhecimento em todo o País e fora dele? Sim pra todas as perguntas!! Masss... passou!! Fica na lembrança e nos arquivos dos maiores feitos do futebol catarinense e...deu! Bola pra frente!!
Observe o leitor que, no “Criciúma de todos os tempos” só tem gente bem das antigas!! O presidente mais votado foi Moacir Fernandes, o técnico...Levir Culpi. Gente...o Levir passou aqui em 1.992, há 24 anos!! Quanto a Moacir, a última vez que ele foi dirigente do Clube em 2.007...nove anos atrás!! Sobre os jogadores mais “badalados”...os melhores da história: Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto Cavalo, Mabília e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Destes jogadores, só o Luciano, zagueiro, que tem 38 anos e encerrou 2.016 atuando pelo Goianésia, do interior de Goiás, ainda está na ativa! O restante já se aposentou!! Exceção feita ao goleiro Alexandre que, infelizmente, já faleceu!!
Assim, de 2.007 pra cá fica constatado que ninguém mais “encantou” a ponto de fazer história com a camisa do Criciúma!! Claro que podemos lembrar a última passagem de Paulo Baier, em 2.014, mas considerando que seu destaque mesmo se deu em 2.002! Vale também destacar o goleiro Agenor, o atacante Zé Carlos? Talvez! Mas, com certeza longe de qualquer comparação com os citados anteriormente!! Faça-se uma ressalva ao trabalho social, patrimonial e estrutural que proporcionou o ex-presidente Antenor Angeloni ao Criciúma!! Massss...bola rolando, alegrias pra torcida, títulos, conquistas?? Ah...faz muito tempo que não sentimos aquele “gostinho” tão prazeroso! Por isso, insisto na tese de buscar vitórias...ganhar, sob qualquer pretexto!! E, pra isso, há necessidade de se olhar pra frente objetivando sempre glórias e triunfos!!
Reitero minhas idéias em relação à necessidade que o Criciúma tem de voltar a crescer!! Está claro que há alguns anos perdemos espaços no cenário estadual e nacional para clubes como Figueirense, Avaí e, principalmente, Chapecoense! Faz tempo que o Tigre não ruge alto... dentro e fora de sua casa!! Sou “cinqüentão” e do tempo em que os caras vinham jogar no Heriberto Hülse e muitos chegavam “tremendo”!! Da mesma forma, longe de seu chão, o Criciúma era MUITO respeitado!! Hoje...ou melhor, há anos já que a camisa preta, amarela e branca não é temida como antes!! Tudo mudou e há incondicional imposição de uma união entre clube, torcida e mídia para que o Criciúma volte a ser grande!! Caso contrário, temo pela mesmice!! Ou seja...série B, as vezes com risco de cair pra C; jogar Copa do Brasil querendo ganhar um “dinheirinho” por passar uma ou duas fases; Catarinense...se der pra chegar, tudo bem, caso contrário...fica em 3º, 4º ou 5º lugar que ta bom assim!! Não!! Decididamente não!! O Criciúma que eu vi nascer e chegar onde chegou, com certeza, não é esse...!!!

BOM NATAL A TODOS!!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A pedidos, postagem retrô: Finalizado o “Criciúma de todos os tempos”...nos 69 anos do Clube!!

Algumas pessoas me pediram pra postar novamente o que foi publicado em maio deste ano, mais precisamente dia 13, justamente na data de aniversário dos 69 anos do Criciúma E. C. Tinha resolvido fazer uma pesquisa junto a leitores, blogueiros e internautas sobre a opinião de cada um em relação ao que seria o "Criciúma de todos os tempos!". Ou seja, uma forma de opinar e saber dos amigos colaboradores e de quem acompanha o Blog do Gilberto Custódio, opiniões sobre quais personagens teriam marcado mais na história do Clube. Pois bem...na íntegra, aqui está a referida postagem.

A idéia do Passarinho Arrepiado acabou se transformando numa escolha e votação daqueles que melhor “escreveram” a história do Criciúma...este com 69 anos de vida!! Tudo começou em 13 de maio de 1.947 quando alguns amigos do centro da cidade resolveram criar um time de futebol. Bem...de lá pra cá, somados os anos do Comerciário e do Criciúma o ex “Bacharel”, hoje Tigre, é quase “setentão”!! Muitas glórias, vitórias, conquistas, derrotas, decepções... enfim, tudo o que “tem direito” o Criciúma já fez!! Como se fosse alguém que chega a essa idade com bastante experiência depois de vivenciar várias situações durante anos passados. Tive o prazer de acompanhar bem de perto praticamente tudo que envolveu o Comerciário e o Criciúma, de 1.968 até hoje. O empate com o Caxias, em Florianópolis...proporcionando o primeiro título estadual; os anos de recessão...com a licença solicitada depois de 1.969 até 76. A volta ao profissionalismo, os inesquecíveis 9 a 0 pra cima do Operário, de Mafra, em 77. Lembro que “pulei a cerca”, perto do Colegião, pra ver os 6 gols de Ademir Patrício, 2 do Laerte e outro do Dirceu...numa quarta-feira a tarde.

A mudança de nome...de cores e dois objetivos bem claros. Um deles, agregar as forças da cidade e região em torno de um clube pra tentar conquistar “vôos” mais altos. E...após se solidificar como destaque do Sul, empenhar-se com todas as garras afim de “brigar olho no olho” contra o Joinville que, na época, era o “bicho-papão” do Estado. Tais metas demoraram um pouco, mas acabaram sendo alcançadas! Depois de algumas “sofrências”...o título de 86, o bom Torneio Paralelo, competição nacional da época; o “début” na 1ª Divisão, hoje Série A do Campeonato Brasileiro; o “tri” catarinense; a Copa do Brasil; a Taça Libertadores; o jogo que não acabou, em Florianópolis; os triunfos seguintes em nível regional; os acessos e descensos nos torneios nacionais; os mandos e os desmandos administrativos; e...uma torcida apaixonadíssima!! A recepção pros campeões de 2.013...inesquecível!! PARABÉNS CRICIÚMA!!  Sem “usar” meu reconhecido bairrismo, podem ter certeza de que NINGUÉM em Santa Catarina fez mais pelo futebol do Estado do que o Criciúma Esporte Clube!!

Masss...e o Criciúma de todos os tempos?? Tema anunciado no início da postagem. Pois bem... como já destacamos, a formação escolhida por quem se propôs a participar com suas opiniões é de Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto Cavalo, Mabília e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. E...quem seria o técnico desse imaginário time?? Deu, com folga....Levir Culpi. Escolha justíssima, é bom que se frise!! Luiz Felipe Scolari também foi lembrado até porque, com ele, o Tigre ganhou a Copa do Brasil, feito que nenhum outro barriga-verde conseguiu, até hoje! Quanto ao presidente...uma boa “disputa” entre Moacir Fernandes e Antenor Angeloni. Não se trata de monopolizar a preferência dos torcedores entre eles. Só que, em hipótese alguma, os outros comandantes também fizeram história no Comerciário e no Criciúma, cada um a seu modo!! Moacir Fernandes realmente foi o melhor dentre todos! Com ele, o Criciúma obteve resultados que jamais se imaginou um dia...fossem alcançados!! Sendo assim, o “Arrepiado” e eu, agradecemos a participação de todos que se envolveram de uma forma absolutamente descontraída. Tudo com o intuito de saber o que cada um dos amigos e internautas pensam a respeito do Criciúma!! Muito bom!! Obrigado, mesmo!!
Levir-Culpi-280x173
soares 2alexandre 2paulo baier 2vilmar xluciano 2itá 2roberto cavalo 2mabíliafgrizzovanderlei 2 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A pressa no futebol.

Justificativas não faltam pra tentar explicar motivos! Lááááá atrás o futebol era uma diversão de fins de semana e os bons jogadores recebiam pequenas e, alguns, apenas razoáveis quantias pra poder defender seu clube. Me refiro à uma fase, já, do profissional de “carteira assinada”! Além disso, havia vínculo total do atleta para com a instituição desportiva. Assim, conforme o “tamanho da bola” do jogador, este era negociado ou não por quantias um pouco mais significativas. Quem definia tudo eram os dirigentes, às vezes em combinação com o próprio atleta. Claro que havia um controle absoluto do clube dono do “passe” do atleta e não era raro observar que este ou aquele jogador acabava indo jogar meio que “forçado” em determinado time por instransigência de seu “superior”!! As coisas foram mudando...evoluindo e surgiu a Lei Zico, mais tarde transformada em Lei Pelé, promulgada em março de 1.998.
Pois, a partir de então, tudo mudou!! Conforme nova legislação não há mais como estipular preço de qualquer jogador de futebol se não for dentro de parâmetros jurídicos! Pra pedir um preço lá em cima é necessário já estar pagando um muito bom salário para o referido “produto”!! E, a grande maioria dos clubes brasileiros vive na penúria financeira! Uns mais...outros menos, é verdade! Por outro lado, empresários e procuradores descobriram um mercado que, se bem explorado, é altamente rentável! Eles são os “corretores” e podem levantar valores que “resolvem a vida”! Enquanto isso, os clubes que formam o atleta já têm que proporcionar toda uma condição estrutural para que o garoto, ainda pré-adolescente, possa se desenvolver, quem sabe ser um craque para que láááá na frente haja recompensa financeira que justifique tal investimento!!
Na prática tudo dentro dos “conformes”!! Afinal, se o menino ou até a menina souber jogar bola precisa ser bem remunerado(a) e, mais cedo ou mais tarde, o ressarcimento virá! Ocorre, amigos leitores, que são raríssimos os clubes que trabalham o futebol profissional no Brasil com estrutura adequada para seguir, ao pé da letra, a Lei Pelé! E, conforme seus artigos, parágrafos e itens atingir o ponto ideal para tornar o futebol um produto rentável e com retorno adequado afim de que uma instituição se auto-sustente!! Além disso, o imediatismo prejudica bastante até quem trabalha nas categorias de base. Há exigências para que este ou aquele ainda “projeto de jogador” seja lapidado para, o mais breve possível, ser usado na equipe principal!! Sim! Porque é preciso colocar os garotos na “vitrine” e, quem sabe, fazer um bom negócio o quanto antes!!
Masssss...a realidade é absolutamente outra! Os professores de escolinhas e formadores de atletas não têm tempo para aprimorar o domínio de bola dos meninos(as), o passe, o cruzamento, a finalização...enfim, as necessidades básicas para que se deixe pronto um atleta de futebol e este se tornar um profissional de “mãos ou pés cheios”!! Assim, cada vez mais é cena rara ver jogadas como as de Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Griezmann e cia. Ah...sobre lances geniais que tive o prazer de ver...de Pelé, dos Ronaldinho’s, Platini, Maradona, Romário e outros..então, tenho dúvidas se testemunharemos novamente...!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Futebol se despedindo em 2.016.

Sem nenhum brasileiro em campo está acabando o Mundial de Clubes, no Japão. Na competição, o time mais próximo de nós brasileiros é o Atlético Nacional, da Colômbia, campeão da última Libertadores, que vai disputar o 3º lugar contra o América, do México. O título fica entre o espanhol Real Madrid e o Kashima Antlers, do futebol japonês. Neste ano, o torneio teve a participação, ainda, do Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul; do tal de Mamelodi Sundowns, sul-africano; e do Auckland City, clube da Nova Zelândia. O futebol brasileiro anda tão em baixa que fechamos três anos consecutivos sem nenhum representante no torneio!! A última vez foi o Atlético Mineiro que conquistou o 3º lugar em 2.014. Que fase, hein??!!
Ainda sobre este campeonato que está sendo jogado no Japão, não tenho gostado e não aprovo a forma como as dúvidas das arbitragens estão sendo tiradas através de vídeos. Caramba...não dá pra ficar esperando  aquele tempo todo pra decidir se houve lance penal ou se um jogador estava impedido! As coisas precisam ser BEM mais rápidas!! Além disso, entendo que houve grave equívoco da FIFA ao testar tal recurso da tecnologia num Mundial Interclubes!!

A revista francesa France Football já concedeu, conforme seus critérios, o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo, na temporada 2.016, para Cristiano Ronaldo. Por sua vez, a Fifa fará sua escolha em festa no próximo dia 9 de janeiro/2.017.  Desta feita, o brasileiro Neymar não está entre os três finalistas. O troféu Bola de Ouro ficará com o português que joga no Real Madrid; com Lionel Messi, o argentino do Barcelona; ou então com Antoine Griezmann, atleta revelação nos últimos anos atuando pelo Atlético, de Madrid, e que é natural da França. Particularmente, não tenho nenhuma dúvida de que a predileção dos votantes da FIFA confirmará Cristiano Ronaldo, de novo, como o melhor deles!! Suspeito, até, que Griezmann possa surpreender e ficar em segundo lugar... desbancando Messi, craque do Barça!!

Quanto a Neymar ter ficado fora da final, considero justos os critérios...afinal, o brasileiro não fez uma temporada tão boa assim como nos últimos anos. Pelo que pude perceber, apesar de alguns bons jogos, assistências e gols importantes pelo Barcelona...Neymar se destacou mais pela Seleção Brasileira onde teve papel importantíssimo na “ajuda” aos técnicos Rogério Micale e Tite. Com o primeiro, a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e; com o segundo, a valorosa contribuição para que o time principal do Brasil pudesse melhorar a tal ponto de terminar o ano na liderança das eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da Rússia, em 2.018. 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

70 anos do melhor presidente na história do Criciúma E. C.!!

Dia desses, confraternizando com amigos. Na foto acima estão D. Terezinha Fernandes, Dudú Ávila, Moacir Fernandes, Antônio Roncôni, Lauvir J. Albino, "este que vos escreve" e Vilmar Casagrande. Faz algum tempo...mas, noite de boas histórias e muita descontração!
.................................................................................
Ninguém fez melhor do que o Sr. Moacir Fernandes em todos os 69 anos de vida do então Comerciário, hoje Criciúma E. C.! Não há como negar que todos os ex-mandatários e o atual precisam ser respeitados! Afinal, cada um deu um pouquinho de si para que o Clube chegasse a ser o que é nos dias de hoje. E olha que desde Sinval Rosário Bohrer até Jaime Dal Farra são 24 nomes que presidiram o ex-Bacharel da Pelota mais tarde transformado em Tigre! O aniversariante recente, completando 70 anos de vida, chegou ao Criciúma levado por David e José Ijair Conti...isso nos anos de 1.984/85. Numa época em que tudo era diferente, a eleição de Moacir se deu no ginásio Colombo Sales. Mesa improvisada no canto da quadra...alguns conselheiros presentes e o profissional da antiga Coenco, engenheiro civil formado pela UFSC, Moacir Fernandes lascou: “Se vocês querem alguém pra administrar, podem contar comigo! Mas, de futebol não entendo nada!!”.

Na verdade, não foi uma eleição...propriamente dita! E, sim, uma aclamação! Moacir estava assumindo o Criciúma desclassificado das finais do Campeonato Catarinense e disputando o Torneio da Morte que rebaixaria o último colocado pra 2ª Divisão do Estadual. Inclusive, o Criciúma foi campeão desta etapa da competição já em novembro de 1.985. Vieram as férias, Moacir botou a “mão na massa” e, depois do período de folga, juntamente com Cláudio Wágner e Milioli Neto houve a montagem da equipe de trabalho visando nova temporada. Duas pessoas foram de extrema importância para o sucesso de Moacir Fernandes como dirigente no futebol: Aderlei Porto e Nério Spíllere. Ambos ensinaram muito os “meandros da bola”, fora de campo, para o novo presidente. O técnico Zé Carlos foi contratado e, com um plantel enxuto e extremamente comprometido, o Criciúma ganhou todas as etapas do Estadual de 1.986!

Depois?? Ora bolas...quem conhece a história do Criciúma E. C. sabe na ponta da língua!! O tri-campeonato no Catarinense...89/90 e 91; a inesquecível Copa do Brasil e a marcante campanha na Taça Libertadores da América de 1.992. O hoje “setentão” Moacir Fernandes sairia do Clube para retornar anos mais tarde e conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2.002; além da Série C, em 2.006!! Ah...importante frisar, também, participações na elite do futebol nacional, a Série A; e...como nem tudo são “flores”, alguns rebaixamentos!! Entretanto, observem bem que os maiores feitos do Criciúma em termos de vitórias dentro de campo foram com Moacir Fernandes no comando. O Criciúma deveria erguer uma estátua na pátio que fica em frente ao estádio Heriberto Hülse como forma de agradecimento ao ex-presidente!

Ainda em tempo... do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br e do seu mascote, o Passarinho Arrepiado, um grande e forte abraço em Moacir Fernandes, extensivo à D. Terezinha Fernandes, sua esposa(ambos na foto acima), e aos filhos, Fábio, Anelize e Rafael!! De coração...!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Força Tigre!!

O Criciúma vai precisar ser mais forte em 2.017!! O torcedor anda ávido por conquistas, bons jogadores que possam proporcionar melhores jogos...futebol mais competitivo de um time que, obrigatoriamente, tem obrigação de ser Tigre, verdadeiro, na próxima temporada!! Torneio Sul/Minas/Rio, Regional Catarinense, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro...as disputas que se apresentam no calendário do ano que vem para o Criciúma. Quando falo em “Força Tigre”...me refiro a ações que, mais uma vez, deverão ter a participação bastante ativa de todos...incluindo dirigentes, comissão técnica, atletas e torcida!! Diferente da “#força chape” que, obviamente, tem outro enfoque!! Falando por nós aqui da “terrinha”...o nosso melhor produto, mesmo com todos os problemas que conhecemos, ainda é o Criciúma Esporte Clube!! Com tantas situações adversas na área social...questões de saúde, estruturais e também administrativas, a cidade de Criciúma continua tendo no Tigre sua melhor “mercadoria”!!

Outro dia me pediram para que, aqui neste espaço, passasse informações de quantos e quais jogadores o Criciúma já dispõe pra 2.017. São atletas que possuem contrato em vigor, outros de compromisso renovado ou em conversação para tal. Pois bem...cfe. apuração do Passarinho Arrepiado, o técnico Deivid de Souza poderá contar com os goleiros Luiz, Ronaldo e Edson;os zagueiros Diego Giaretta, Ferron, Raphael Silva, Nino e Iânson; os laterais Marlon, Rômulo e Ricardinho...este que também joga de volante; os volantes...da posição mesmo, Ruan, Douglas Moreira, Barreto e Lucas(promovido da base); os meias João Henrique, Eduardo, Carlos Eduardo...também recém-formados em casa, e Alex Maranhão; Jheimy, Hélio Paraíba, Pitbul, Andrew e Maurinho. No total, 25 jogadores cuja maioria não empolga ninguém!! E quando reitero o “Força Tigre”, entendo que as energia devem vir, principalmente, de dentro pra fora! Os dirigentes, vide Jaime Dal Farra(foto) e Émerson Almeida e pares de direção, necessitam passar mais confiança ao torcedor, ao associado e aos integrantes do Conselho Deliberativo!! É preciso qualificação do plantel sob pena de novos insucessos e frsutrações!!

Na foto, Renato Bastos, atual pres. do Conselho do Criciúma. Aproveitando a oportunidade, lembro que os conselheiros em hipótese alguma podem ficar omissos!! Mesmo que o futebol do Clube esteja entregue a uma empresa, há quadro associativo e Conselho Deliberativo onde alguns de seus membros fizeram parte, também, da história do Criciúma!! A “velha e nova guarda” tem que estar unida na busca de uma fiscalização intensa em relação ao que é feito na instituição! O Criciúma é grande, gente!! Os resultados em campo nos últimos anos deixaram a desejar?? Com certeza!! Entretanto, ficar de fora só “cornetando”, sem dúvida, não é a melhor solução! O caminho mais correto é cobrar e participar!! Unindo, opinando...sem crítica destrutiva, é uma saída pra ajudar o Criciúma voltar a ser um Tigre...temido pelos adversários!!! 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Fluminense x Internacional...o principal jogo da última rodada na Série A!!

Só cinco “sortudos”, entre os principais e maiores clubes do País, ainda não tiveram o desprazer de ser rebaixado...estes fazendo parte da elite do futebol nacional. São eles, pra refrescar a memória do leitor ...São Paulo, Cruzeiro, Santos, Flamengo e Internacional. Pois, em toda sua rica história, o Colorado dos Pampas nunca esteve tão próximo de se juntar a “segunda linha” do Campeonato Brasileiro!! Sempre defendi a idéia de que não é o fato de ser “grande” que torna qualquer camisa intocável!! Ora bolas...o que determina é a campanha, o rendimento e o resultado dentro de campo!! Pode ser o Inter, o Flamengo, o Vila Nova, a Ponte Preta ou qualquer outro time que, não jogando o suficiente pra alcançar objetivos mínimos, vai, sim senhor...ser rebaixado!!
Na rodada deste domingo(11), o jogo mais aguardado é entre o Fluminense e o Internacional. Claro que me refiro às questões envolvendo o descenso! Os gaúchos precisarão ganhar dos cariocas e ainda torcer para que o Figueirense não perca seu jogo em Recife, diante do Sport; ou, que o Vitória seja derrotado pelo Palmeiras...de preferência com uma goleada!! Vale ressaltar que, entre os times envolvidos na disputa pela fuga da “degola” nesta última rodada, só o Inter joga fora de casa. Contudo, nenhum dos adversários do trio ameaçado aspira “algo mais” na competição! No Rio, o Fluminense já deu férias pra boa parte do elenco e, com uma comissão técnica interina, usará alguns garotos da base. Na partida da Ilha do Retiro, o já rebaixado Figueirense entrará em campo, imagino, desmotivado ...a não ser que tenha “mala branca” pra complicar a vida do Sport. E, no Barradão, o Palmeiras já conseguiu o que queria e, com o título de campeão antecipado, claramente estará de “sangue doce!! Assim, diante de tais circunstâncias, minha opinião é de que desta vez o Internacional não escapa!!

Ainda sobre o Brasileirão/2.016, há também uma vaga em jogo para a fase eliminatória da próxima Taça Libertadores da América. Lutam por ela...Botafogo, Atlético Paranaense e Corínthians. Os prognósticos, em princípio, são mais favoráveis aos dois primeiros que só dependem de si!! Importante frisar que perdeu um pouco a graça esta reta final de Campeonato Brasileiro! O sinistro ocorrido com a Chapecoense, claramente, fez com que os ânimos ficassem bem mais arrefecidos!! Além disso, tem a questão do Palmeiras que já o campeão e, das quatro vagas do rebaixamento, três delas já foram preenchidas! Desta forma, restam emoções mais restritas apara acompanharmos!! 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Deivid é uma aposta!!

O Criciúma preferiu dar oportunidade para um treinador que está começando na carreira do que trazer um profissional mais experiente...de maior rodagem no mundo do futebol. É o mais correto?? Não dá pra cravar que trata-se da melhor opção ou se a idéia mais viável seria a vinda de um técnico já bastante vivido!! Com a crise econômica estabelecida e respingando também no futebol... todos os clubes estão diminuindo custos o quanto podem! Claro que Deivid é mais barato do que algum outro mais “cancheiro”! Então, com a proposta do bom e do barato bem escancarada...os dirigentes do Criciúma se preparam para 2.017. Contudo, o mais importante é saber se Deivid terá capacidade pra dar uma boa resposta em sua função! O torcedor anseia por uma temporada bem mais promissora do que a atual!! Então...que assim seja!!

Massss...quem é o novo treinador do Tigre?? Pois bem, pesquisando aqui e ali e puxando um pouco pela memória, Deivid de Souza tem 37 anos, é fluminense de Nova Iguaçú e, neste ano, treinou o Cruzeiro. Antes, porém, foi auxiliar de Vanderley Luxemburgo em passagem pelo Flamengo. Lembro dele jogando...digamos, um bom centroavante, sem ser considerado “craque”! Santos, Corínthians, Cruzeiro, Flamengo, Coritiba e Joinville foram seus principais clubes no Brasil. Fora daqui, andou jogando no Bordeaux, da França; no Sporting, de Portugal; e, no Fenerbahçe, da Turquia. Além de confirmar o substituto de Roberto Cavalo, o Criciúma confirmou a vinda do auxiliar-técnico Hudson Barbosa e do preparador físico, Daniel Guimarães. Boa sorte e bom trabalho a todos!!

Ninguém jamais imaginaria que a Federação Catarinense de Futebol “mudaria de mãos” tão repentinamente como acabou acontecendo! A morte de Delfim Peixoto, na tragédia da Colômbia, fez com que o vice-presidente mais velho assumisse o cargo. Sobrou para Rubinho Angelotti que, da noite pro dia, passou a ser uma das figuras mais importantes dentro do contexto do nosso futebol! O novo comandante da FCF convidou Lédio Daltoé para ser o diretor-executivo da entidade. Rubens Angelotti pretende ficar no “vai e vem”...entre Criciúma e Balneário Camboriú, deixando Lédio em expediente permanente na Federação. Com certeza, a “Federeca” passará por alterações em diversos setores! E, pelo que estou percebendo, tais modificações ocorrerão de forma gradativa.

Passarinho Arrepiado volta a dar seu abraço...desta vez um abraço enoooorme em todo o povo da Colômbia que se sensibilizou bastante e foi extremamente solidário em razão do acidente com o avião da Chapecoense, semana passada. Lembro bem que, quando se lembrava de Medellin, Colômbia...etc...já se pensava em tráfico de drogas, Pablo Escobar e outras situações ligadas ao “ramo”! Pois, caiu a aeronave da La Mia e a população do país vizinho deu um show de generosidade!! Particularmente, nunca tinha visto algo assim!! Os colombianos foram caridosos e extremamente humanitários!! De arrepiar mais ainda o Passarinho já tão arrepiado...!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Semana de volta à normalidade...!!

É o que todos nós esperamos depois dos últimos dias de “clima pesado” em razão da tragédia na Colômbia. De qualquer modo, fica a reflexão e o reconhecimento de que tanto em Medellin quanto em Chapecó houve muita solidariedade da população em geral! A chegada dos corpos ao Brasil, o velório coletivo e a reação de parentes e amigos das vítimas comoveram o mundo inteiro!!

Em agradável cia. do pres. da LARM, Émerson Lodetti; do pres. do Sindicato dos Árbitros de SC, Eberval Lodetti; e D. Nadir Lodetti, viúva do saudoso Valdir Lodetti(ambos em destaque na foto), estive acompanhando as últimas homenagens ao pres. da FCF, Delfim Peixoto, que também estava no vôo da La Mia. Nos funerais, realizado na sede da Federação em B. Camboriú, mais de 1.500 pessoas passaram por lá pra se despedir do dirigente que ficou na entidade por 32 anos!!

O curitibano radicado em Criciúma há muitos anos, Rubens Angelotti, o “Rubinho”(foto logo abaixo), deverá ser conduzido ao cargo de presidente da Federação Catarinense de Futebol para dar sequência ao mandato da atual diretoria. Angelotti tem 63 anos e, conforme regimento estatutário, por ser o mais velho entre os vices...ficará com o “bastão”!
O que vai significar toda essa mudança repentina no comando do futebol catarinense? Bem...a primeira reunião oficial de Rubinho e parceiros de direção na FCF ocorrerá nesta terça-feira(06). Com riqueza de detalhes, ainda não dá pra dimensionar o que vai mudar! Particularmente, acredito que, gradativamente, ocorrerão alterações administrativas. As questões políticas internas também deverão ser tratadas com bastante carinho. Afinal, até o sinistro que matou Delfim, quase nem se falava em processo sucessório na Federação. Agora, Rubinho termina o mandato até abril de 2.019 quando teremos eleições!! Huuummmm...!!

Não sou a favor do cancelamento da última rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo o jogo entre Chapecoense e Atlético Mineiro deveria ser realizado! Se bem que o “Galo” já avisou que não vai a Chapecó, aceitando o WO. Também não vejo com “bons olhos” a sugestão para que a Chapecoense fique imune ao rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro por três anos!! Juridicamente não sei como isso poderia ser oficializado e que prejuízos poderiam causar ao andamento da competição, principalmente sua legalidade! Da mesma forma, fico meio que com um “pé atrás” em relação a Conmebol dar o título de campeão da Copa Sul-Americana pra Chapecoense. Entendo que o clube precisa se remontar...se reestruturar afim de poder voltar a dar alegrias à sua torcida como vinha fazendo. Com certeza, por mais ajudas que receba a Chapecoense ainda não estará “pronta” pra encarar em 2.017 uma Taça Libertadores, por exemplo, além das outras competições previstas como a Copa Suruga Bank, no Japão; a Recopa Sul-Americana e a Supercopa Euroamericana. É bom considerar, de outro modo, que há uma premiação de 2 milhões de dólares para o campeão da Sul-Americana, valores que, com certeza, iriam contribuir bastante para a reconstrução da “Chape”...!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Expressando opiniões.

Fico cada vez mais espantado com o que leio e vez por outra ouço e observo em relação ao que pensam alguns, sejam torcedores ou internautas, sobre o Criciúma Esporte Clube! Parece que, conforme o tempo vai passando, o “pau pega” cada vez mais de forma agressiva!! Já cheguei a pensar e até duvidar se o Criciúma tem mesmo uma torcida numerosa como parece!! Digo isso porque quem deveria se colocar a frente e defender o Clube a qualquer preço... prefere ironizar e alguns, mais exaltados, “descem o cacete” mesmo, não respeitando ninguém!! Aliás, em relação a isso, sempre defendi a tese de que atrás de uma tela de computador ou de celular muita gente vira “galo”...”machão”!! Assim, embora não seja a maioria, lamento que haja em parte da dita “torcida” do Criciúma, número considerável de pessoas que procuram mais “jogar pra baixo”, só criticar, dizer que está tudo errado e que o presidente não presta, que o Roberto Cavalo é “burro”...etc, etc...! Pois bem, por isso que opinião é que nem... cabeça, cada um tem a sua!! Contudo, entendo que, principalmente nas redes sociais, falta mais respeito pelas pessoas e até pela instituição Criciúma E. C.!

Caso envolvendo a tragédia com o avião da Chapecoense vai continuar rendendo assuntos por muito tempo ainda! Dentro do que penso a rodada final do Campeonato Brasileiro deve, sim, ser realizada conforme estabelecida pela CBF para dia 11/12. Entendo que precisa haver distinção entre as situações. Sei que o momento é diferente e de profunda consternação por parte de toda uma região e até de um País inteiro! Entretanto, mesmo que seja difícil pra todos, a vida continua e o futebol é um produto e se trata de segmento profissional que envolve milhares de pessoas! Além disso, a não realização dos jogos poderia gerar um monte de questionamentos culminando até com processos judiciais e abrindo um leque enorme de dúvidas em relação principalmente à validade da competição!! Tem, ainda, as questões técnicas! Por exemplo...Atlético Paranaense, Botafogo e Corínthians brigam pela última vaga à Libertadores. Lá em baixo, na tabela, Vitória, Sport e Internacional tentam escapar do rebaixamento. E...como seria resolvido tudo isso?? Então...mesmo que seja “duro” numa hora dessas, mas o mais correto é jogar, sim!!

Digamos que a “ficha” ainda não caiu, totalmente, no que diz respeito ao sinistro de Medellin! São 71 famílias que perderam entes queridos!! Perdi alguns colegas e amigos. Entre eles...o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto. Desde que o conheci, ainda como dirigente do Marcílio Dias, seu clube do coração, sempre mantive relação amistosa com o “da barba”! Sei que era bastante contestado por torcedores e parte da imprensa no Estado. Mesmo assim, de minha parte, sempre teve meu respeito e admiração...e havia reciprocidade por parte dele! Na foto, em encontro recente na sede da FCF, com J. B. Telles, Polidoro Júnior, José Mira e o colunista. Lamento profundamente, também, a morte de colegas de imprensa e fiquei sabendo que o capitão da Chapecoense, Cléber Santana, foi retirado do avião com vida e morreu a caminho do hospital!!! Masssss...  “segue o barco”... assim deve ser!!!

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Passarinho Arrepiado e as últimas do Criciúma.

Vinícius Eutrópio e Gílson Kleina(fotos em destaque) são dois dos técnicos que estariam “namorando” com o Criciúma. Vinícius já trabalhou no Clube, isso no ano de 1.997 como atleta. Kleina esteve no Tigre em 2.003 trazido que foi por seu amigo da época, hoje já falecido, Lori Sandri. O Arrepiado também ficou sabendo que depois de uns 30 nomes oferecidos por empresários, procuradores e uma “turma” que fica só “especulando”, no momento, são 10...12 nomes que estariam recebendo maior atenção por parte dos dirigentes tricolores. Aliás, sobre pessoas que comandam o Criciúma, importante frisar que, depois da saída de Paulo Pelaipe e Roberto Cavalo, o assunto “futebol” está sendo conduzido por Jaime Dal Farra, presidente; Mikael Carradore Dal Farra, como assessor direto da presidência; e, Émerson Almeida, diretor de futebol. Outra situação também “apurada” pelo meu grande mascote...a de que Grizzo, demitido por Cavalo, na verdade ganhou férias e retorna normalmente na próxima temporada. O mesmo ocorre com o massagista Marcelinho e com o auxiliar de prep. física, Gaetano Lupatini. Já, o auxiliar José Leão, trazido por Pelaipe e que “dividia” funções com Grizzo, este, sim, acabou dispensado! Ainda sobre a questão treinador e outras possíveis contratações...tudo ainda no campo das hipóteses e absolutamente nada confirmado de forma oficial por qualquer dirigente do Criciúma!!